e gerenciamento da cadeia de abastecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Advertisements

Livro: Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 2
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Subgrupo Y – Grupo 19 J Lucas Seixas Gadelha Ana Carolina
Distribuição GRUPO 14FY.
Características básicas de controle de estoque
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
LOGISTICA EMPRESARIAL
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
GESTÃ DE ESTOQUES.
Estrutura da cadeia logística
LOGÍSTICA Grupo 97..
Turma 14 GRUPO 43 Subgrupo X :Augusto Sardeiro-09/90051(responsável)
Estoques Capítulo 2.
ESTOQUES.
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
U07 Grupo 19V.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
U08 Grupo: 19V.
Logística de distribuição
Os fluxos associados ao tipo de gestão
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
Unidade 2.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Processamento de materiais
Dinâmica intraorganizacional
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Logística Empresarial UNIDADE 6
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Universidade de Brasília Logística Empresarial Grupo 19S SLIDES Júlio e Rafael.
Repensando a Logística
O mecanismo de Pedir Grupo: 19S.
Grupo: 19X. A logística é responsável por toda a movimentação (ambiente externo e interno). Abrange desde da chegada do matéria-prima até a entrega do.
O Mecanismo de pedir.
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
Gestão de Estoque vs Controle de Estoque
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Logistica Integrada.
TI aplicada a Logística
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Logística Empresarial
GRUPO 8J BÁRBARA BARROS – SLIDES PATRÍCIA S FONSECA – SLIDES PEDRO HENRIQUE - PERGUNTAS.
Iniciando na logística empresarial
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
19L Subgrupo 2 Adão Carvalho Bernardo C. Dörr 34SMIIVY.
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Logística Integrada Engenharia de Produção
“ GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS”
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
LOGISTICA EMPRESARIAL
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Logística Integrada Fabricante Fornecedor de Insumos Distribuidor
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Transcrição da apresentação:

e gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento Paulo Roberto Bertaglia 2º Edição | 2009 | 1

Processos da cadeia de abastecimento Capítulo 4 Processos da cadeia de abastecimento 2 2 2

administração de pedidos Figura 4.1 Entendendo os processos da cadeia de abastecimento Entendendo o processo de planejamento suprimentos Entendendo os processos da cadeia de abastecimento distribuição processos de administração de pedidos produção 3

Figura 4.2 Processo da cadeia de abastecimento Subprocesso Subprocesso Medida de desempenho Entrada Saída Subprocesso Subprocesso

Processo de planejamento focar o planejamento para integrar os negócios; visão clara do processo; previsões de venda; plano mestre orienta planos operacionais; Planejamento estratégico: de suprimentos, produção e distribuição Planejamento da cadeia de abastecimento orientado pelo plano de negócios ou plano empresarial; demanda é o ponto de partida; Subprocessos: analisar requerimentos, necessidades de recursos, equilibrar recursos disponíveis e necessidades, elaborar planos.

Práticas de negócios para planejamento da cadeia de abastecimento Reduzir complexidades para melhorar estimativas; Estabelecer alianças com clientes e fornecedores; Classificar requerimentos segundo prioridades; Fazer acordos com clientes e fornecedores; Revisar e atualizar planos; Política de estoque; Tecnologia da informação; Ferramentas de planejamento; Otimizar demanda e recursos; Envolver todas as organizações; Usar sistemas integrados; Colaborar com departamentos e organizações; Sincronizar sistemas.

Planejamento de suprimentos Analisar necessidades de materiais; Analisar restrições de recursos; Equilibrar necessidades de materiais com capacidade de suprimentos; Elaborar plano de suprimentos. Política de negócio para planejamento de suprimentos Ampliar relacionamento com fornecedores e criar alianças; Ter visibilidade dos planos da cadeia; Medir níveis de estoque; Balancear restrições; analisar capacidades e limitações; Tecnologia da informação; Criar acordos de compras e usar conceitos de relacionamento.

Planejamento de produção Analisar necessidades de produção; Analisar recursos de produção; Equilibrar recursos de produção com necessidade de produção; Elaborar plano de produção. Plano de negócio para planejamento de produção Promover integração dos setores; Verificar disponibilidade de materiais; Revisar estoques obsoletos; Estabelecer regras claras para pedidos urgentes.

Planejamento da distribuição Analisar necessidades de distribuição; Analisar recursos de distribuição; Equilibrar necessidades e recursos de distribuição; Elaborar plano de distribuição. Práticas de negócio no planejamento da distribuição Integrar organizações do processo e se relacionar com clientes; Reduzir retorno de produtos; elaborar previsões com os clientes; Estabelecer regras claras para pedidos urgentes; Tecnologia da informação; Otimizar demanda e recursos; estabelecer prioridades de entrega; Alocar produtos de acordo com entrada e saída; Utilizar sistemas integrados; colaborar com departamentos e organizações; Sincronizar sistemas de planejamentos e transacionais ERP.

Reflexões estratégicas Sinergia de processos: padronização e políticas corporativas; Indicadores de desempenho; Unificação de sistemas de planejamento. Processo de suprimento (da organização ao fornecedor) Menor custo, qualidade superior, ciclo de compras; Solicitação, seleção do fornecedor, programar entrega: troca eletrônica de informações, JIT, materiais em consignação, reduzir quantidade de fornecedores; Monitorar, receber, analisar, transferir material e pagamento. Reflexões estratégicas: sincronismo da demanda, decisões de compra e produção, análise do lote, tempo de entrega, etc.

Processo de produção Figura 4.6 O processo de produção Recursos de Transformação pessoas instalações e equipamentos Bens Processo de transformação entradas saídas Recursos Transformados materiais consumidor informação serviços retroalimentação

Processo produtivo (dos materiais ao produto acabado) Programar produção; Transferir material; Produzir e analisar qualidade; Embalar produto; Armazenar em local temporário; Liberar para venda. Prática de negócio do processo de produção Treinamento de funcionários, integridade de dados, otimização de recursos, redução de tempo de trocas, programas de manutenção; Código de barras, consumo de material, estoque de segurança, controle de lote, controle estatístico, projeção de equipamentos, monitoramento da produtividade, etc.

Processo produtivo (dos materiais ao produto acabado) Programar produção; Transferir material; Produzir e analisar qualidade; Embalar produto; Armazenar em local temporário; Liberar para venda. Prática de negócio do processo de produção Treinamento de funcionários, integridade de dados, otimização de recursos, redução de tempo de trocas, programas de manutenção; Código de barras, consumo de material, estoque de segurança, controle de lote, controle estatístico, projeção de equipamentos, monitoramento da produtividade, etc.

Processo de distribuição Varia de produto para produto; Função dinâmica e diversa; Envolve custo e qualidade. Distribuição física Recebimento; Armazenagem; Expedição. Processo distribuição-recebimento Solicitar produtos, receber produtos, analisar, descarregar veículo, armazenar produtos.

Conceito de empurrar está associado ao ponto de pedido. Conceito de puxar está associado à demanda real. Processo de distribuição-armazenagem Definir local interno, unitilizar, transportar, acomodar, controlar estoque. Processo de distribuição-expedição Recebimento de pedidos, consolidação, planejamento e estabelecimento de rotas de transporte, seleção da empresa, separação de produtos; Carregamento do veículo (produto, infra-estrutura, tipo de transporte); Gerar documento de transporte, liberar veículo; Transportar, entregar (conceito ASN, equipamentos de descarga, infra- estrutura do armazém) e instalar o produto para o cliente. Fatura e recebimento de pagamento (via banco, sistema de contas a receber).

Processo de administração de pedidos gerenciamento de produtos como vantagem competitiva; Romper barreiras funcionais e organizacionais; Objetivo de entregar o pedido perfeito; Melhorar processo de gestão de pedidos (tecnologia, mudanças organizacionais, programas como EDI, VMI, ECR e CRM). Recomendação para a efetiva gestão de pedidos: velocidade, flexibilidade, adaptação a mudanças. Gestão de pedidos e de clientes: Planejamento de vendas e desenvolvimento; Gestão e manutenção de clientes.

O processo de administração de pedidos (do cliente à distribuição) Fornecer dados de produtos e serviços; Visitar clientes: programa de visitas; Coletar pedidos: visita do representante de vendas, cliente faz o pedido, abastecimento automático; Receber e validar pedidos: aplicação de tecnologia; Analisar crédito do cliente: administração de crédito, política de crédito, perfil do administrador de crédito, determinação do crédito; Reservar produtos: em tempo real, para clientes especiais.

Fluxo simples de um recebimento de pedido: solicitação de pedido e sistema de processamento de pedidos obter informações do cliente gerar pedido confirmar pedido informar cliente produtos adicionais ou não valor total do pedido encaminhar novo pedido pedido ingressado. Available to promise (APICS): estoque de produto disponível e não comprometido, mantido no plano mestre de produção para atender às necessidades dos clientes.