Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
Modelo Assistencial Brasileiro
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
RELATORIO ANUAL DE GESTÃO (RAG)
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Planejar é preciso, viver não é preciso.
Níveis de Gestão e Habilitação
Conselho Estadual de Assistência Social
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Ministério da Cultura.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
REQUISITOS PARA HABILITAÇÃO EM GESTÃO BÁSICA
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Termo de Compromisso de Gestão TCG
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
PROCESSO DE REVISÃO DA NOB SUAS 2005 NOB SUAS 2010
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
AP01 – Apresentação do PNE e PME
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Goiânia, junho de 2013 ♦ Relat ó rio Anual de Gestão - RAG ♦
PORTARIA 2344 de 06 de outubro de 2009 ASPLAN /GASEC.
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados” PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados” A Gestão proposta pelo SUAS pauta-se no Pacto Federativo onde devem ser atribuídas e detalhadas as competências e responsabilidades dos três níveis de governo na provisão das ações socioassistenciais. Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados” O PACTO NA NOB/SUAS Os Estados e o DF assumem a gestão da Assistência Social, dentro de seu âmbito de competência, tendo diversas responsabilidades e para isto precisam atender aos requisitos especificados na NOB. Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Requisitos para comprovação da Gestão Estadual atender aos requisitos previstos no art. 30 e seu parágrafo único da LOAS, incluído pela Lei nº 9.720/98; alocar e executar recursos financeiros próprios no Fundo Estadual da Assistência Social para co-financiamento; elaborar Relatório Anual do cumprimento do Plano Estadual de Assistência Social, contemplando os pactos para aprimoramento da Gestão, submetendo-o à aprovação do CEAS; comprovar capacidade de gestão, conforme o item “instrumentos de comprovação”; celebrar pactos de aprimoramento da gestão, com previsão de instrumentos próprios de comprovação de seu cumprimento que, juntamente com os demais requisitos, definirão a continuidade ou não da aplicação dos incentivos previstos para essa esfera nesta Norma. Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados” O QUE É O PACTO NO SUAS? “CONSTITUI A CELEBRAÇÃO DE COMPROMISSOS ENTRE O GESTOR ESTADUAL E DO DF COM O GESTOR FEDERAL, VISANDO A ADEQUAÇÃO DE SEUS ÓRGÃOS EXECUTIVOS AO PLENO EXERCÍCIO DA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SEU ÂMBITO DE COMPETÊNCIA.” Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados” RESOLUÇÃO CIT Nº 05/2006 REGULAMENTOU, NESTE ITEM, A NOB SUAS ESTABELECENDO, INSTRUMENTO, PRAZOS, PERIODICIDADE, FLUXOS E PRIORIDADES NACIONAIS Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Elementos a serem considerados na elaboração do Pacto As metas estabelecidas pela V Conferência Nacional de Assistência Social e pelas Conferências Estaduais e do Distrito Federal, respeitado o princípio da gradualidade que fundamenta o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) Plano 10; O estágio de organização da gestão e da implementação do respectivo Sistema Estadual e do Distrito Federal de Assistência Social; Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Elementos a serem considerados na elaboração do Pacto As prioridades nacionais para aprimoramento da gestão estadual e do Distrito Federal do SUAS pactuadas no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e deliberados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); As prioridades estaduais e do Distrito Federal para aprimoramento da gestão do SUAS pactuadas no âmbito das respectivas Comissões Intergestores Bipartite (CIB); Os incentivos para aprimoramento da gestão estadual e do Distrito Federal previstos na NOB-SUAS. Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

INSTRUMENTO, PRAZOS, PERIODICIDADE, FLUXOS E PRIORIDADES Será celebrado de dois em dois anos, no primeiro e no terceiro ano de mandato do Governo estadual e do DF; A proposta de pacto deverá ser apresentada pelo Estado e DF até 15 de maio do ano de celebração; O primeiro Termo de Compromisso entre entes Públicos que celebra o pacto deverá ser firmado em 2007; Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

INSTRUMENTO, PRAZOS, PERIODICIDADE, FLUXOS E PRIORIDADES O pacto deve ser firmado pelo Estado e DF com o Governo Federal até o último dia do mês de junho do ano de celebração; Os recursos necessários a efetivação do pacto deverão ser previstos no PPA e orçamento estadual e do DF; O Governo Federal, quando solicitado, acompanhará e apoiará tecnicamente o processo de elaboração do pacto. Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Fluxo de elaboração e tramitação do Pacto Pactuação na CIT das prioridades nacionais para o aprimoramento da gestão estadual e do Distrito Federal; Pactuação nas Comissões Intergestores Bipartite (CIB) das prioridades estaduais e na CIT com relação às prioridades do Distrito Federal para o aprimoramento da gestão, considerando as deliberações da Conferência Estadual e do Distrito Federal de Assistência Social; Elaboração da proposta do Pacto pelo Gestor Estadual e do DF; Formulação de estratégias para o alcance das metas estabelecidas; Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Fluxo de elaboração e tramitação do Pacto Definição de responsáveis e cronograma de execução; Apreciação e pactuação nas respectivas CIB da proposta de Pacto elaborada pelo Gestor Estadual e na CIT a do DF; Apreciação e aprovação, pelos Conselhos Estaduais e do DF de Assistência Social, da proposta de Pacto elaborada pelo Gestor Estadual e do Distrito Federal; Encaminhamento da proposta de Pacto ao Gestor Federal para análise e manifestação formal acerca dos termos do referido instrumento; Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Fluxo de elaboração e tramitação do Pacto Encaminhamento, pelo Gestor Federal, da proposta de Pacto a CIT; Apreciação e posicionamento da CIT quanto à proposta de Pacto; Apresentação ao CNAS da proposta de Pacto; Assinatura do Termo de Compromisso que celebra o Pacto de Aprimoramento da Gestão pelos Gestores Estaduais e do DF e pelo Gestor Federal; Publicação, pelo Gestor Federal, do Termo de Compromisso. Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Prioridades Nacionais Início do processo de reordenamento institucional e programático dos órgãos estaduais e do Distrito Federal gestores da assistência social para adequação ao SUAS; Descrição da organização do território estadual e do Distrito Federal em regiões/microrregiões, com identificação da implantação dos serviços de caráter regional nos municípios-sede ou pólo e municípios de abrangência; Prestação de apoio técnico aos Municípios na estruturação e implantação de seus sistemas municipais de assistência social; Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Prioridades Nacionais Coordenação, gerenciamento, execução e co-financiamento de programas de capacitação de gestores, profissionais, conselheiros e prestadores de serviços; Elaboração de proposta para instalação e coordenação do sistema estadual e do Distrito Federal de informação, monitoramento e avaliação das ações de assistência social, de âmbito estadual e regional, por nível de proteção básica e especial em articulação com os sistemas municipais validado pelo sistema federal; Definição de processo de transição para a municipalização da execução direta dos serviços de proteção social básica, contendo metas, responsáveis e prazos Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Padronização da apresentação do Pacto – estrutura do documento Ofício do Secretário de Estado encaminhando proposta à CIT; Apresentação – Neste item deverá ser apresentado o documento e o contexto que se insere;   Diagnóstico situacional da secretaria – O diagnóstico deve identificar a situação atual de organização do SUAS no Estado e o momento institucional e organizacional em que se encontra a SEAS diante seu papel no sistema. Apontar o problema ou as dificuldades, potencialidades e problematizar o que o pacto se propõe a solucionar ou minorar. Fazer a análise situacional, apresentar dados numéricos que a caracterizem e demonstrar a relevância de cada problema com relação ao aprimoramento da gestão estadual; Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Padronização da apresentação do Pacto – estrutura do documento Princípios que norteiam o pacto – Com base na resolução nº 5 da CIT – Pacto de Aprimoramento da Gestão – especificar o que se pretende resolver ou transformar, baseado em que princípios; Objetivos e prioridades nacionais e regionais, com as respectivas metas para o biênio 2007 / 2008 - Cada objetivo deve ter uma ou mais metas. Quanto melhor dimensionada estiver uma meta, mais fácil será evidenciar seu alcance; Objetivo corresponde ao produto final que o projeto quer atingir. Os objetivos e prioridades devem expressar o que se quer alcançar em longo prazo, ultrapassando inclusive o tempo de duração do Pacto. O Pacto não pode ser visto como um fim em si mesmo, mas como um meio para alcançar um objetivo maior; Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Padronização da apresentação do Pacto – estrutura do documento Ações e estratégias correspondentes para implementação das prioridades e alcance da metas estabelecidas - Estratégias são os cursos de ação, algo intencional e planejado, através do qual se buscam objetivos pré-determinados, ou seja, os caminhos que se deve percorrer para atingir os objetivos propostos. É a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos. Ações - Correspondem às atividades que se propõe a executar dentro de um determinado período de tempo. É o processo, ou seja, modo de fazer alguma coisa; método, maneira, procedimento. Para cada estratégia, uma ou várias ações devem ser indicadas. Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Padronização da apresentação do Pacto – estrutura do documento Resultados e impactos esperados - Os resultados constituem o que o pacto, por si mesmo, pode produzir visando a alcançar os seus objetivos específicos. São os produtos das atividades implementadas. Tomados em conjunto, eles refletem o grau e a qualidade do cumprimento do plano de trabalho implementado. A cada resultado está relacionado um conjunto de atividades específicas; as metas do projeto e o seu alcance são também correlacionados aos resultados; Critérios de Inclusão e Exclusão –(quando for o caso com as respectivas justificativas) - Preencher quando for necessário os critérios de elegibilidade das prioridades, explicitando os motivos de exclusão ou inclusão de prioridades nacionais e regionais. Justificar, portanto, a exclusão ou inclusão de prioridades; Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Padronização da apresentação do Pacto – estrutura do documento Recursos materiais, humanos e financeiros necessários Indicar os recursos necessários estimados; Espaço temporal de execução - O cronograma responde a pergunta QUANDO? Os projetos são temporalmente bem definidos quando possuem datas de início e término preestabelecidas. As atividades que serão desenvolvidas devem se inserir neste lapso de tempo. O cronograma é a disposição gráfica das épocas em que as atividades vão se dar e permite uma rápida visualização da seqüência em que devem acontecer; Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Padronização da apresentação do Pacto – estrutura do documento Gestão, monitoramento e avaliação do pacto – No pacto devem ser indicadas as pessoas que se responsabilizarão por sua gestão e estas devem se orientar segundo os critérios de eficiência, eficácia e efetividade. A gestão do Pacto é de responsabilidade do seu gerente, que poderá contar com o apoio de outros colaboradores. Para cada estratégia pode haver um gestor, bem como, a gestão da ação pode ser de responsabilidade do coordenador de ação. Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados” Secretaria de Estado ..... Biênio 2007/2008 Prioridades Nacionais Prioridade: Reordenamento institucional e programático da Secretaria Estadual de... Estratégia: Ações/Atividades Responsáveis Prazo Metas Recursos Necessários Resultados/Impactos esperados 2007 2008   Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”

Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados” OBRIGADO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS (61)3433.1242 / 1378 / 1379 / 1380 / 1381 / 1382 Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”