Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vamos evitar o Bullying
Advertisements

Adolescência e Afectos
Mudanças Físicas.
Rebeldia/Rivalidades
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Violência.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Isolamento Social.
Violência contra idosos
Metodologia Científica
O que é ser rapaz no séc. XXI?
ESPHC MASC ESPHC FEM ESVN FEM ESVN MASC.
Programação e Sistemas da Informação
MACS Análise, representação e redução de dados..
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
Os tipos de comportamento no meio social
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
Alcoolismo.
A TELEVISÃO.
GOSTO MUITO DE TI!!!.
Turma: 3º A Prof. :Márcia E. S. Antunes Elinor A .Veit Somensi
GOSTO MUITO DE VOCÊ!!!.
Metodologia Científica
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
“A minha escola contra a descriminação”
A Mudança faz parte da vida. VIVER – CRESCER- MUDAR
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
RESPOSTA ARGUMENTATIVA
Escola Básica Secundária da Calheta Autores: André Amaro Hugo Santos Márcia Dutra.
Violência? Diga não!.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Há momentos na vida em que sentes tanto a falta de alguém que gostarias que saísse dos teus sonhos e abraçá-lo. MOMENTOS.
Perigos relacionados com a internet
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Fundamentos do comportamento em grupo.
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
Desenvolvimento Humano UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) CURSO PSICOLOGIA ORGANIZAÇÃO: Chirley Reis Fernanda.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Autores: Marcos Vinícius Cunha Leal Yukari Mise
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
A Vida.
Pedro Rocha e Diogo Filipe TIC | 10G | 2015
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Porque fumam os jovens?.
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
Gaguez Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7 Márcio Furtado nº8.
A Vida.
MOMENTOS Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que gostaríamos de sair dos sonhos só para poder abraçar.
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Miguel Rocha nº 22 Fábio Silva nº 11José Fernandes nº 17 Escola Secundária Caldas das Taipas.
INDISCIPLINA ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
Conversa com a 236 Ocorrida no dia 21 de maio; Alunos levaram “comes e bebes”
Depressão.
GOSTO MUITO DE TI!!!.
Violência no Namoro Mito ou Realidade?.
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16.
Conceitos: Mapeando as formas alternativas de não-participação Elaine Toldo Pazello INEP/MEC e FEA-RP/USP.
Agora lanço-te o desafio de tu mesmo responderes a esta pergunta.Se a tua resposta foi “não sei” ou hesitaste em responder, acrescento:
No seu dia a dia na escola, o que você considera imprescindível para uma boa convivência? Respeito entre todos Não zombar, não xingar, não julgar, não.
Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.
Coleta de dados questionário.
Transcrição da apresentação:

Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”

Esta análise de dados foi resultante de um inquérito que pretendia identificar fenómenos de violência entre os alunos da nossa escola, de forma a permitir identificar causas e efeitos dos mesmos. Para facilitar o tratamento dos dados, foram seleccionados quatro alunos de cada uma das turmas desta escola sendo a amostragem total de 122.

Análise estatística dos resultados obtidos

I – Amigos

Fazes amigos com facilidade? Com este gráfico, concluímos que a maioria dos rapazes e raparigas de todas as idades fazem amigos com alguma facilidade, no entanto as raparigas entre os 13 e 15 anos são mais sociáveis.

Quando te batem ou magoam vingas-te de imediato? Neste gráfico concluímos que os rapazes, no geral, são mais violentos que as raparigas, apesar destas, a partir dos 13 anos também se vingarem algumas vezes. Os rapazes dos 13 aos 15 anos são os mais violentos.

Gostas de assustar e bater em pessoas mais novas? Aqui concluímos que a maioria das raparigas e rapazes de todas as idades não são violentos com pessoas mais novas.

II – Família

Achas que os teus pais são um exemplo para ti? Analisando este gráfico pode concluir-se que para a maioria dos alunos de ambos os sexos, da nossa escola, os pais são um exemplo.

Já alguma vez os teus pais fizeram alguma coisa que te desapontasse? A resposta que predomina neste gráfico é o não, no entanto o grupo etário feminino com mais de 15 anos assinalou o sim.

Consideras fácil ou difícil conversar com os teus pais? Analisando este gráfico, podemos concluir que a maioria dos alunos de ambos os sexos considera fácil conversar com os pais.

Como consideras o teu relacionamento com os teus pais? Pode-se concluir que a maioria dos alunos tem muito bom relacionamento com os pais.

III – Influência dos Média

Neste gráfico podemos concluir que tanto no sexo masculino como no feminino não se sentem mais populares quando contam actos violentos. És mais popular e atrais mais a atenção quando contas actos violentos?

Quando vês séries violentas sentes que o mundo é um lugar perigoso? A resposta predominante neste gráfico é o sim em ambos os sexos, embora o não também esteja presente.

Nos filmes e séries procuras ideias para seres mais poderoso? Neste gráfico o Sim e o Não apresentam valores idênticos distribuídos por ambos os sexos.

Quando te sentes triste e zangado agrada-te ver filmes com violência? A resposta predominante neste gráfico é o não embora ainda haja quem diga que sim.

IV – Vícios e dependências

Consomes alguma substância que conduz ao vício ou à dependência? A maioria das respostas foram negativas em todas as faixas etárias e nos dois sexos. As respostas são idênticas nos dois sexos, sobretudo nas respostas afirmativas. Entre os 13 e os 15 anos existe um número superior de respostas afirmativas relativamente às outras faixas etárias, tanto no sexo feminino como no masculino.

Qual ou quais? No sexo masculino, verifica-se um número elevado de consumo de álcool. Apenas no sexo masculino se verifica o consumo de droga. Nas faixas etárias mais baixas, verifica-se o mesmo número de respostas em ambos os sexos. No sexo feminino, verifica-se um elevado consumo de álcool e de outras substâncias na faixa etária dos 13 aos 15.

Qual é o vício que, na sua opinião, mais leva à violência? A faixa etária mais baixa do sexo masculino, considera que apenas o vício da droga conduz à violência. No sexo feminino, há uma variação pouco significativa entre as respostas. Na faixa etária dos 13 aos 15 anos, verifica-se uma grande diferença entre a droga e os outros dois vícios.

V – Comportamentos mais violentos

Já alguma vez foste ameaçado ou atacado por um grupo? Concluímos que existem poucos casos de alunos atacados por um grupo, podemos assim, afirmar que a escola é um lugar seguro.

Na escola ou fora da escola? Em meio escolar o perigo de envolvimento dos alunos em conflitos é menor, pelo que se deve estar atento, já que os conflitos podem ser transportados para fora do recinto escolar.

Que tipo de agressão sofreste? Verificamos que a violência psicológica é comum às raparigas dos 13 aos 15 anos. No sector masculino a agressividade é maior, sendo mais valorizada a parte física dos conflitos, seguida da intimidação verbal e psicológica. No geral o nosso meio escolar é seguro, sendo estes acontecimentos pouco comuns.

VI – Relação com a escola

Há colegas mais velhos que te obrigam a fazer coisas que não queres? Nesta questão podemos concluir que a resposta predominante entre os dois sexos nas diferentes faixas etárias é a resposta “Nunca”.

Gostas de provar que és fisicamente duro e mais forte que os teus colegas? Nesta questão podemos concluir que a resposta predominante em ambos os sexos e nas diferentes faixas etárias é “Nunca”.

Foste insultado, maltratado e intimidado repetidamente pelo mesmo colega? Nesta questão, a resposta predominante entre todas as faixas etárias dos diferentes sexos é mais uma vez “Nunca”.

Na tua turma sentes-te rejeitado, maltratado ou ignorado? Ao analisar o gráfico concluímos que a resposta predominante nos dois sexos é “Nunca” com um número muito superior ao das outras respostas.

Os professores encorajam-te a ultrapassar as dificuldades? Ao analisar o gráfico podemos concluir que as respostas predominantes entre os dois sexos e nas diferentes faixas etárias são “Algumas vezes” e “Muitas vezes”.

Os professores ajudam-te quando é preciso? Nesta questão, tanto os rapazes como as raparigas das diferentes faixas etárias, responderam com maior incidência “Sempre” e “Algumas vezes”.

Os professores interessam-se por ti enquanto pessoa? Ao analisar o gráfico concluímos que nos dois sexos, a resposta predominante à questão é “Algumas vezes”.

És feliz e sentes-te bem na escola porque te respeitam como és? Nesta questão, podemos concluir que em ambos os sexos a resposta “nunca” é a menos frequente sendo o sexo feminino o que melhor se sente na escola.

Conclusão Final 1.Em relação aos amigos, concluímos que é fácil fazer amizades em todas as faixas etárias, no entanto as raparigas estabelecem amizades com mais facilidade. 2.Na nossa escola existem boas relações familiares. 3.Os alunos ao verem séries violentas, sentem que o mundo é um lugar violento. 4.Em ambos os sexos verificou-se consumo de álcool, drogas e outras substâncias, nas faixas etárias acima dos 13 anos. 5.A violência com maior incidência é a física e verifica-se mais no sexo masculino. 6.A nossa escola não é um lugar violento embora se verifiquem algumas situações pontuais. 7.Existe um bom relacionamento entre professor/ aluno. 8.Maioritariamente, os alunos sentem-se bem nas suas turmas e na escola.