A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO

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Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO O currículo é o primeiro passo para a conquista do tão sonhado emprego. O currículo é muito mais que um documento informando as experiências profissionais de uma pessoa. É um instrumento, confeccionado em uma ou no máximo três páginas, pela qual você mostra suas competências e habilidades ao selecionador.

Hoje em dia quem procura uma oportunidade tem que se diferenciar em relação aos seus concorrentes. O currículo é uma das principais vias de acesso as empresa. O currículo deve conter apenas o essencial, ou seja, aquilo que possa ajudar direta ou indiretamente no processo seletivo. Um bom currículo deve apresentar um resumo breve, objetivo e conciso sobre a sua experiência passada e atual.

CURRÍCULO Se você está em busca de novas oportunidades profissionais, preste atenção a estas dicas: 1 – Mantenha seu currículo atualizado: ele é o seu “cartão de visita” para as empresas. 2 – Mapeie o mercado: conheça as empresas e as áreas de atuação em que você gostaria de trabalhar. 3 – Ative sua rede de contatos: o networking é fundamental para quem busca novas oportunidades. 4 – Esteja sempre bem informado: os profissionais precisam estar a par das notícias mais importantes. 5 – Não pare de estudar: a capacitação é fundamental para a empregabilidade do profissional.

PORTANTO, O CURRÍCULO DEVE: Significar a otimização do tempo e praticidade, tanto para você quanto para quem faz a seleção. Ser cuidadosamente atualizado, muito bem e corretamente escrito; Fazer você se destacar em uma pilha de outros currículos; Apresentar realizações que possam ser medidas com objetividade;

PORTANTO, O CURRÍCULO DEVE: Enfatizar os pontos fortes; Chamar a atenção de quem o lê, aumentando as suas chances de participar de um processo seletivo; Apresentar uma linguagem bastante clara, com frases curtas e se resume em uma página ou no máximo três páginas para profissionais muito experientes.

MINICURRÍCULO O minicurrículo é um resumo das principais informações sobre o candidato e tem o objetivo de facilitar a primeira triagem dos currículos pelos selecionadores. Geralmente é usado em processos de seleção interna ou quando a empresa contratante faz uma busca de currículos no Site, procura visualizar em primeiro lugar uma lista com os minicurrículos dos profissionais que possuem o perfil desejado pela empresa. Assim, as empresas podem selecionar os currículos que deseja visualizar e, talvez aprofundar o contato. Por isso, é importante que você capriche na elaboração de seu minicurrículo.

Recomendo que inicie sempre com a área de seu interesse para que se torne claro ao selecionador sua pretensão. Após a área de interesse, inclua sua formação acadêmica, pois dessa forma enriquecerá seu perfil, destacando os conhecimentos que possui. Sugiro que escreva mais sobre suas qualificações profissionais, destacando sua experiência e seus conhecimentos. Caso tenha disponibilidade para viagens ou mudança de cidade cite em seu currículo e no minicurrículo, visto que os empregadores apreciam essa disponibilidade.

CARTA DE APRESENTAÇÃO A Carta de Apresentação é o resumo de suas qualificações profissionais, justificando a sua capacitação ao cargo a que concorre, demonstrando também o quanto pode contribuir com a empresa.   Uma carta de apresentação é uma ação de marketing pessoal, quando bem aplicada, tem o efeito de sensibilizar as empresas para a importância de contar com um profissional com suas qualificações. Por isso, sua carta deve ser redigida de forma a despertar o interesse do selecionador e motivá-lo a entrar contato para conhecê-lo. Uma carta de apresentação bem elaborada aumente suas chances de conseguir uma (re)colocação no mercado de trabalho.

CURRÍCULO COMPLETO No Currículo disponha seus dados de forma organizada. Destaque seus pontos fortes no currículo colocando os itens na seguinte ordem: JOSÉ JOAQUIM RODRIGUES (negrito) No caso do nome utilizar letra 16 para destacar o nome. Utilizar, de preferência, tamanho 12 para letras e fonte Arial para o restante do texto. EXEMPLO: JOSÉ JOAQUIM RODRIGUES Rua Senador Fláquer, 459 - CEP: 09010-160 – Centro - Santo André/SP Fones: Residencial (11) 4435-8899 Celular (11) 9666-6666 Brasileiro - Casado - 1 filho - 48 anos ou Nascido em São Paulo/Capital em 25/10/1960 E-mail: josejr@uol.com.br

OBJETIVO (Corresponde a área de interesse ou de atuação): Gerência de Negócios, Secretária, Torneiro, Ferramenteiro etc. Área Comercial, Processo de Produção, Área Administrativa etc. Não coloque vários objetivos ou área de interesse, isso denota que você está na condição “qualquer coisa serve”. EXEMPLOS: OBJETIVO: Analista de Negócios OBJETIVO: Área Financeira – controladoria OBJETIVO: Auxiliar Administrativa / Caixa / Telemarketing / Recepção OBJETIVO: De acordo com a necessidade da empresa

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES OU ATRIBUIÇÕES: Esse é um dos principais tópicos de seu currículo. O empregador precisa conhecer suas realizações para ter uma idéia mais precisa do que você será capaz de fazer pela empresa. Mencione suas principais qualificações, adquiridas ao longo de sua vivência profissional, destacando pontos fortes, que estejam relacionados com a área ou o cargo de seu interesse.

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES OU ATRIBUIÇÕES: Descreva resultados que possam ser medidos com objetividade. Mencione números e porcentagens que comprovem os resultados alcançados, pois desta forma impressiona ainda mais o selecionador. Ao citar resultados que trouxe para a empresa, você destacará que, além das atividades relacionadas a sua função, você contribui para o crescimento da empresa. Recomendo que ao descrever suas experiências ou realizações, evite o uso de texto corrido, substituindo-o sempre que possível por itens destacados por marcadores. Esse formato facilita a leitura e permite a você destacar o que realmente interessa. Inicie as frases da descrição de suas atividades com verbos de ação no presente e na forma Impessoal. Ex: Responsável por..., Coordenação..., Implantação de..., Elaboração de ...

EXEMPLO: ÁREA DE PROJETOS Elaboração e coordenação de projetos como, anuário de indústrias, arranjos produtivos locais, práticas de gestão pública e fomento de novos negócios. Participação no conselho gestor; projeto Brasil Canadá de coleta seletiva de lixo. - Articulação de projetos desenvolvidos pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, CONIP, Petrobrás, Exporta São Paulo, PAC, NIP (Projeto Billings e Sete Cidades). ÁREA COMERCIAL Gestão de carteira de clientes pessoa física, composta por 1449 clientes; abertura de conta corrente e poupança, ações (venda, transferência ou dividendos), acompanhamento de vencidos e desempenho da carteira. - Acompanhamento diário da recuperação de vencidos das agências do ABC e Baixada Santista e posicionamento diário de desempenho geral por porte de agência.

HISTÓRICO PROFISSIONAL: Recomendo que coloque as informações deste item da seguinte forma: mês/ano a mês/ano – Nome da Empresa Ramo Cargo (não precisa escrever a palavra cargo, coloque somente a função ou cargo que efetivamente vem exercendo). Exemplo: 11/1988 – atual BANCO BRADESCO S/A Gerente de Relacionamento (04/2007) Gerente de Contas (11/2002 a 07/2004) Gerente Administrativo (07/1991 a 10/2002) Atuação na Plataforma de Empresas BCN na Agência Paes de Barros – Mooca, administrando 60 contas do segmento Middle, entre outras centenas de contas pessoas físicas e jurídicas. 07/1988 a 11/1988 BANCO BANDEIRANTES S/A Procurador Responsável pelo acompanhamento da arrecadação dos tributos e efetuando os repasses aos órgãos competentes.

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Recomendo que mencione as informações deste item da seguinte forma, colocando apenas: - Nome do curso - Instituição - Ano (de conclusão/ previsto para conclusão) Disponha-os em itens e na ordem cronológica inversa (decrescente), ou seja, da mais atual para a mais antiga. EXEMPLO: Pós-Graduação em Recursos Humanos Faculdade Anchieta Término em jun/2010 Graduação em Administração de Empresas Término em dez/2008 Cursando o 5º semestre (caso não tenha terminado o curso).

CURSOS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Recomendo que coloque as informações deste item da seguinte forma: Nome do curso - Instituição - ano. Disponha-os em itens e na ordem cronológica inversa, ou seja, da data mais atual para a mais antiga. Exemplo: CURSOS Atendimento ao Cliente – Faculdade Anchieta, dezembro de 2008. Mercado de Capitais – IBMEC, outubro de 2003. Gestão Estratégica no Varejo – PROVAR - FIA/USP, julho de 2002.

SEMINÁRIOS, PALESTRAS, CONGRESSOS, PUBLICAÇÕES ETC. As informações contidas em Publicações, Palestras, Encontros, Workshops, Congressos, Seminários etc., devem ser citados nesse item, apenas recomendo que coloque os cursos, palestras etc., os mais importantes nos últimos 3 anos, de preferência aqueles relacionados a vaga ou a função, para que seu currículo não se torne extenso e cansativo para o selecionador. EXEMPLO: Palestra Como Elaborar um Currículo Competitivo – Faculdade Anchieta / Prof. Ms. Valdec Romero Castelo Branco, fevereiro de 2009. Palestra Reciclagem de Impostos: as possibilidades legais da recuperação de tributos – Diadema – Pólo Brasileiro do Cosmético, fevereiro de 2009.

PUBLICAÇÕES: CASTELO BRANCO, Valdec Romero. Rumo ao sucesso: aprenda como transformar sua vida profissional em uma carreira de sucesso. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.   CASTELO BRANCO, Valdec Romero. Comida, sexo e administração (ensaios sobre liderança). Rio de Janeiro: E-Papers, 2007. CASTELO BRANCO, Valdec Romero. Emprego, educação e família no Brasil: os efeitos da globalização na economia brasileira. Santo André: Unia, 2005. CASTELO BRANCO, Valdec Romero. O Brasil do Desemprego: as inter-relações entre a economia, a educação e a demografia. São Paulo: VRCB, 2002.

INFORMÁTICA: Mencionar neste item apenas o grau de conhecimento que você tem em informática, os softwares e equipamentos que tem domínio. Neste item não deve ser colocado cursos que tenha feito na área de informática, essas informações devem constar no item cursos complementares. EXEMPLO: Conhecimento Pacote Office; Excel Avançado; Auto CAD etc.

Neste item mencionar o nível de conhecimento em língua estrangeira. IDIOMAS: Neste item mencionar o nível de conhecimento em língua estrangeira. Seguem abaixo algumas dicas para auxiliá-lo a identificar seu nível de conhecimento em idiomas: AVANÇADO: Neste nível tem-se o conhecimento de regras gramaticais, concordância. Há a capacidade de verter textos do inglês para o português e vice-versa, entretanto, no quesito diálogo a comunicação torna-se um pouco restrita, devido a expressões idiomáticas e linguagem específica de cada local. FLUENTE: Manter um diálogo com nativos, expressar suas opiniões, participar de reuniões de negócios, escrever uma narrativa, comparar idéias, ler textos literários modernos... tudo isso é esperado. Você também é capaz de fazer apresentações, verter um texto do português para referido idioma e ler jornal. EXEMPLO: Inglês Fluente Espanhol Avançado Fonte: Catho On Line Recursos Humanos / Prof. Ms. Valdec Romero Castelo Branco