Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

ESC. SEC. DE SÃO JOÃO DA TALHA
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Apresentação da proposta do
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Actividades do Formador
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
X Colóquios da Cereja Fundão, Maio de 2004 As TIC e Escola Um caso para estudo Carlos Gouveia –
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Sítio dos miúdos
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
SITE – ESPAÇO + P R O J E C T O F I N A L.
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Conhecimento e Inovação com as TIC.
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Desenvolvimento de Websites
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
A nossa e-escola Encontro de Professores do 1º CEB Viseu, 30 de Junho de 2006 José Carlos Duarte Marques.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE RESENDE CRECHE INFANTÁRIO ATL Reunião de Encarregados de Educação 13 de Maio de 2008.
Gabinete de dinamização da Gestão do Conhecimento Centro de Recursos do Conhecimento 5. Pesquisa avançada Apurar a pesquisa A pesquisa avançada oferece.
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Projecto de Publicação de Informação Educativa Vitor Manuel Barrigão Gonçalves Bragança, 2003 Desenvolvimento de Conteúdos Educativos Portal dos Catraios.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Vitor Barrigão Gonçalves, 2001 “Espicaçar as Consciências Adormecidas” Educação Multimédia Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança.
Projecto | Ana Paula | André Gonçalves | Bruno Paiva | Carla Pereira O projecto consiste na construção de uma aplicação didáctica.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Apresentação Dois alunos universitários, David Gomes e Fernando Gamboa, com 20 anos, a estudar nas instituições universitárias, Escola Náutica Infante.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Escola Secundária de Monserrate
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Maio, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto de Informação sobre.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança

Apresentação Vivemos numa sociedade que recorre crescentemente a Redes Digitais de Informação. Internet - instrumento indispensável ao desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento; Pais ou encarregados de educação cada vez mais investem em materiais ou instrumentos educativos. Mas, Será que as Escolas disponibilizam informação em formato digital? Muito poucas...  Portal para Jardins e Escolas do 1º Ciclo Ensino Básico

Finalidade Integrar a Escolas num portal com vista a favorecer a comunicação entre Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação de Infância e, destas, com a comunidade em geral e com as crianças e seus pais ou encarregados de educação em particular. “O todo é mais do que a soma das partes”

Finalidade O Portal dos Catraios pretende ser um sítio na Internet de referência, não só para as crianças, mas também para os seus professores ou educadores, pais ou encarregados de educação... Pretende dinamizar uma comunidade que crescerá e desenvolverá sinergias naturalmente, disponibilizando informação de todos para todos.

Objectivos Gerais Reforçar o papel das Escolas e Jardins de Infância na formação de crianças aptas para a Sociedade de Informação. Possibilitar a obtenção das qualificações necessárias ao estabelecimento de uma relação natural com as novas tecnologias, mais propriamente com os recursos Internet. Desenvolver competências que permitam às crianças e seus professores/educadores prosseguir autonomamente na utilização da Internet e seus recursos. Contribuir directamente para a info-alfabetização de professores/educadores/pais e indirectamente para a info- alfabetização de crianças idades infantis.

Objectivos Específicos Proporcionar o acesso directo à informação e a novas modalidades de diálogo entre os estabelecimentos de ensino e a comunidade em geral e entre os professores ou educadores e os pais ou encarregados de educação em particular. Combinar o entretenimento com a aprendizagem (passatempos, contos e jogos didácticos) Produzir conteúdos escolares para que os alunos possam aceder a informação disponibilizada pelo próprio professor. Disponibilizar conteúdos lúdico-educativos da autoria dos alunos (artigos, histórias, desenhos ou ilustrações). Assegurar o acesso a informação como o calendário e agenda escolares, legislação e normas internas, projectos, eventos e outras actividades. Mas, o Portal não visa substituir livros ou outros materiais didácticos...

Infraestrutura Tecnológica

Fases do Projecto Fase 1 – Estudo Prévio - Estudo de viabilidade ( inquéritos )( inquéritos - Definir nome do portal, logotipo e/ou mascote, representantes das escolas. Fase 2 – Planeamento do Portal - Definição dos conteúdos pedagógico-didácticos do Portal; - Definição dos conteúdos de divulgação (identidade única dos jardins ou escolas); - Definição dos itens comuns e individuais de cada Estabelecimento; - Design de Navegação e Concepção da Interface (geral e representantes) Fase 3 – Desenvolvimento do Portal - Construção das páginas Web em html; Concepção de conteúdos (Macromedia Flash). - Programação das Bases de Dados; Programação em ASP e Java. Fase 4 – Utilização e Exploração do Portal - Actualização da informação na Base de Dados; - Testes de usabilidade e respectiva correcção de eventuais falhas. Fase 5 – Divulgação e Expansão do Portal Divulgação (Marketing) e Expansão do Portal (registo de outras Escolas/Jardins).

O que há na Web? Sites Educativos:

O que há na Web? Portais Educativos (Ensino Superior) :

O que há na Web? Portais Educativos (Ensino Secundário...) :

O que há na Web? Páginas Educativas (...Ensino Básico 1º Ciclo) :

O que vai aparecer na Web? Portal dos Catraios