Índice H (último autor):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Article: Does the association of habitual physical activity with the metabolic syndrome differ by level of cariorespiratory fitness? Fernanda Balero Miyahara.
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Aula 03 – Projeto do produto e processo
APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Camila Terumi Ariki- 6°ANO GRUPO C
Métodos de Análise do Controle Postural
Andréa Menezes Cássio José Renata C. M. Silva
Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária
Apoio: Condição corporal, presença de pescoço cristado e avaliação morfométrica de éguas Pantaneiras paridas e em regime de pasto nativo Deliene de Oliveira.
Avaliação Psicomotora
O QUE SABER - FLEXIBILIDADE
FLEXIBILIDADE AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE E PLANEJAMENTO DE ALONGAMENTO
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Validade das medidas auto-referidas de peso e estatura para o diagnóstico do estado nutricional de adolescentes José Cazuza de Farias Júnior Revista Brasileira.
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Alterações da estabilidade postural e da estabilidade de alcance funcional no processo de envelhecimento Ciências da Saúde Anna Quialheiro A. da Silva,
O que é Postura. O que é Equilíbrio. O que é Controle Postural
Deficiência de Desempenho Muscular
Aula 5. Teste de Hipóteses II.
GUIA ORIENTACIONAL PARA AVALIAÇÃO FÍSICA!
Prevenção da osteoporose
Seminário 4 – Unidade I.
XI Congresso Brasileiro de Biomecânica – 18 a 22/06/2005
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Atividade Física na Terceira Idade
EXCITAÇÃO E ATIVAÇÃO.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE EF na Terceira Idade I Profa. Dra. Suely dos Santos Bruno Assoni 2010 Journal of Aging and.
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Desafios para Implantação dos Requisitos de Ergonomia – NR-36
Ativação Neural e Tipos de Contrações Musculares
Anna Laura Di Carvalho Gedda
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Primeiro Autor1; Segundo Autor1; Terceiro Autor1; Quarto Autor1
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES: AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS.
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Informações para a indústria da construção
CONTROLE POSTURAL EM PACIENTES COM LESÃO TRAUMÁTICA DO PLEXO BRAQUIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Aula 6. Delineamento amostral
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
João Antonio da Silva Júnior Dr. Gustavo Bornholdt
Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio – Adaptações ao trabalho.
Pós-graduação em Educação Física Universidade de Brasília – UnB Biomecânica da Locomoção e Postura Alessandra Vidal Prieto.
Calcule sua Freq. Cardíaca (caminhada e corrida)
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
A UTILIZAÇÃO DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
OBESIDADE.
INSTABILIDADE POSTURAL E QUEDAS
Obstetrics and Gynecology2008 (september);112(3):516-23
ERGONOMIA AULA 6: “O POSTO DE TRABALHO”.
Avaliando a aptidão física
Avaliando a Aptidão Cardiorrespiratória
Aptidão Física Educação Física II.
Desenvolvimento motor
ENVELHECIMENTO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Figuras 2a e 2b mostram a sensibilidade ao contraste em função da freqüência espacial para dois observadores e três condições de teste: 1. Sensibilidade.
Ferramentas ergonômicas MÉTODO RULA
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
IDOSO OMS – Idoso idade acima de 65 anos. EUA – idosos consomem 1/3 de todas as prescrições de medicamentos. Quanto maior a idade maiores custos com internação,
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA CORREÇÃO DE PÉ TORTO NO SERVIÇO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL.
Propriedades físicas da água
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE POSTURAL EM PACIENTES PARKINSONIANOS ANTES E APÓS TRATAMENTO CONVENCIONAL DE TRONCO E FES (ELETROESTIMULAÇÃO FUNCIONAL) EM MÚSCULOS.
Transcrição da apresentação:

Índice H (último autor): Fator de impacto: 3,445 Citações: 15 Índice H (último autor): 12

Introdução Estabilidade postural Fundamental para a execução de AVDs; Caracteriza-se pela capacidade de manter o COP sobre a base de sustentação.

Introdução

Introdução Envelhecimento -  estabilidade postural Obesidade -  estabilidade postural  da sensibilidade plantar devido a hiperativação dos mecanoceptores plantares em decorrência do excesso de pressão plantar exercida pelo peso corporal aumentado; O COP se localiza mais anteriormente em relação a articulação do tornozelo, exigindo um maior torque para estabilizar a postura.

Introdução Objetivo: Examinar se a obesidade está associada a uma estabilidade postural reduzida em mulheres idosas.

Método Amostra Peso normal (IMC < 25 kg/m²) : 15 45 idosas Critérios de exclusão: diabetes, desordens neurológicas, desordens musculoesqueléticas, câncer, procedimento cirúrgico há menos de 6 meses, uso de medicamentos, alteração cognitiva (MEEM<24). Peso normal (IMC < 25 kg/m²) : 15 45 idosas (idade: 65-80) Sobrepeso (IMC: 25-30 kg/m²) : 15 Obesas (IMC: > 30 kg/m²): 15

Método Avaliação do controle postural Plataforma de força (modelo FP4060, Bertec Corporation) Condições experimentais: BAOA, BAOF 7 mensurações por condição, 30 segundos, em ordem aleatória Frequência de aquisição: 500 Hz Filtro de passa-baixa de 7Hz Matlab 7.0

Método Variáveis : Velocidade do COP; Amplitude de deslocamento AP e ML; Densidade de oscilação (pico médio e distância média);

Método Análise estatística Distribuição de normalidade - Kolmogorov-Sminorv; Comparação entre grupos quanto a idade, estatura, peso corporal e IMC - ANOVA; Análise das medidas de controle postural em relação aos grupos (peso normal, sobrepeso e obesidade) e as condições testadas (visão e sem visão) - ANOVA de medidas repetidas; Nível de significância de 5%; Statitica software 7.0.

Resultados

Resultados

Resultados

Discussão As idosas obesas apresentaram maior velocidade do COP, o que pode ser interpretado como estabilidade postural diminuída. Apesar de não haver diferença estatisticamente significante entre as idosas sobrepesadas e as obesas na condição com visão, estudos anteriores demonstram uma forte relação entre o peso corporal e a estabilidade postural. As obesas foram mais afetadas pela condição sem visão do que as mulheres de peso normal. Informações sensoriais

Discussão Houve uma maior distância entre as zonas de estabilidade do COP e um menor tempo gasto nessas zonas nas idosas obesas. Foi observada uma tendência das idosas sobrepesadas seguirem esse comportamento. Inércia  Maior esforço muscular para controlar o peso A instabilidade postural está associada a um maior risco de quedas.

Discussão O efeito da obesidade sobre a estabilidade postural já havia sido demonstrado em estudos anteriores. Originalidade: mulheres idosas.

Discussão Em conclusão, o controle do equilíbrio é um pré-requisito para as atividades de vida diária. Mesmo sendo considerado uma tarefa simples, ele é a base para a maioria dos movimentos que executamos. Os resultados do presente estudo demonstram uma associação negativa entre a obesidade e a estabilidade postural em idosas. Isso sugere, portanto, que, durante a execução das atividades de vida diária, a obesidade combinada com a idade avançada resulta em maiores limitações funcionais e maior predição a quedas.

Obrigada! silvia_grn@hotmail.com