Avaliação no Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

Universidade Federal De Santa Catarina
Relato de experiências na (des) organização e compartilhamento de materiais didáticos digitais Adriane Borda Almeida da Silva - UFPEL Nov 2009 UFSC Relato.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
Seminário SANTA CATARINA 2015
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
APRESENTAÇÃO PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
UNIVERSIDADE POSITIVO
Curso de Docência Universitária
Sistemas de Informação
EDIÇÃO 2006 Elaboração: Coordenadoria de Comunicação do CED/UFSC.
Bacharelado em Administração
Quem sou eu?.
Cadernos de Economia Regional
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação em Ambientes de Aprendizagem Virtuais Uma questão de abordagem metodológica ou força disciplinar? Andreia Inamorato.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Universidade Anhembi Morumbi Índice de Satisfação Discente ISD – 2007/01.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Laboratório de Ensino a Distância

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Caminhos para EAD na UFRGS – Julio Alberto Nitzke – Caminhos para EAD na UFRGS Julio Alberto Nitzke Junho 2007.
O Currículo Modelado pelos professores
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA - PEAD INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO.
Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba Piracicaba 14 de maio de 2015.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Simulado online do MEC preparatório para o ENEM. 1º Simulado Online Nacional Dia 30 de abril e 1º de maio 80 questões (60 históricas e 20 inéditas) Baseado.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Orientação Técnica “Currículo Oficial e a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP na Escola” Público Alvo: Professores de Matemática.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Transcrição da apresentação:

Avaliação no Ensino Superior Conhecimento em Curso

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Pós Graduação em Docência do Ensino Superior Professora Dra. Elaine Turk Faria Sueli da Graça Abrão Maio de 2015

Uma síntese abrangendo aspectos que julguei importantes e um olhar pessoal sobre o tema

Clareza

CONSTATAÇÕES

Os alunos priorizam atividades que valem nota MINHA VISÃO EAD

Eu Reflexões finais

Sueli da Graça Abrão Referências: Avaliação no Ensino a Distância JOÃO FRANCISCO SEVERO SANTOS Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus, e Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DAS OPINIÕES DOS ALUNOS DO PRIMEIRO E DO ÚLTIMO ANO DE TRÊS CURSOS DE GRADUAÇÃO. Arilda Schmidt Godoy - UNESP de Rio Claro e FECAP Demais materiais disponibilizados na Disciplina de Avaliação: Níveis e Concepções Avaliativas na Educãção Superior http://www.mec.gov.br/ Sueli da Graça Abrão