Estética.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
Advertisements

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Quem é o homem ?.
ESTÉTICA 1.
Conceito e Arte Pré-Histórica
A INTERFERÊNCIA DA MÚSICA NA CRIATIVIDADE, NO COMPORTAMENTO
Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele.
A Concepção Objetiva da Arte
O QUE É METAFÍSICA.
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Introdução à pesquisa em Geografia - I
QUEM DETERMINA O QUE É ARTE?
Estética.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Filosofia
Os Meus Animais Preferidos
Atribuição de significados
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Professsora: Aíla Rodrigues
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Deus Módulo III Objetivo Geral
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Ou quem e o que o constitui
Immanuel Kant
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
A criação artística e a obra de arte
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Profª Karina Oliveira Bezerra
RENASCIMENTO CULTURAL
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
Metodologia do Ensino de Arte
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Trabalho realizado por:
PINCEL DIVINO MENSAGENS PARA REFLEXÃO
ROMANTISMO Profª: Indianara..
SÉRIE “ADMIRAR O MUNDO E CONHECER PIETRO UBALDI” ISRAEL MÚSICA: Beethoven - Aria. Way TEXTOS: Pietro Ubaldi.
Prof.ª CAROLINA GUMIERI
ESTÉTICA 1.
INTRODUÇÃO ..
Correção da Atividade diagnóstica
A ARTE DE IVAN SLAVINSKY
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Leitura de imagem
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Immanuel Kant
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
BRASIL, MÉXICO E ARGENTINA: DA INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA À INSERÇÃO GLOBAL No conjunto dos países latino-americanos, Brasil, México e Argentina formam um.
Luz Maria Alice Cerqueira.
Questões para debate em sala:
Professora Consuelo Holanda
Estética.
CULTURA.
Estética Antiga Objetivos do texto:
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Valdemi Mariano.
1-De acordo com Descartes:
Convite a Filosofia- Marilena Chauí p. 411 e 412 Prof. Flaviana.
TEORIA E CRÍTICA DA ARTE Prof. Dr. Isaac Antonio Camargo Departamento de Arte Visual Universidade Federal de Uberlândia TEORIA E CRÍTICA DA ARTE Prof.
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
BrOffice.org IMPRESS Introdução – apostila p.166.
Transcrição da apresentação:

Estética

Capítulo 4 do Livro didático No primeiro “ciclo” da nossa reflexão sobre a estética, focaremos a nossa leitura nas seguintes passagens Capítulo 4 do Livro didático Seção 1(pp. 64-65) até o tópico “Artesão e artista” Texto “O belo” (p. 68) Seções 3 e 4 (pp. 69-72) Texto “Literatura e direitos humanos” (p. 75) Outros materiais O presente Powerpoint Ficha para o aprofundamento em algumas das possíveis “funções” da arte

Filosofia e arte Desde a Antiguidade, a reflexão sobre a arte e o belo já era algo presente no pensamento filosófico. Não obstante, de um modo geral, ou esta reflexão ocupava a posição de um mero desdobramento de outras questões filosóficas (não sendo, portanto, uma reflexão independente, central), ou configurava uma reflexão sobre uma determinada arte em específico. Embora a relação entre filosofia e arte remonte a Sócrates e, portanto, aos primórdios da filosofia, a Estética, propriamente dita -- isto é, a disciplina filosófica que tem por objeto a arte --, tem o seu “nascimento” no século XVIII, através da filosofia de Alexander Baumgarten.

O que é Estética? A Estética é a disciplina filosófica que investiga as condições universais nas quais se realiza o conhecimento sensível. O conhecimento sensível é aquele conhecimento do mundo que obtemos através da nossa sensibilidade, ou seja, tanto através dos órgãos dos sentidos, quanto das nossas representações interiores (isto é, dos sentimentos, da imaginação). A Estética difere de disciplinas como poética e composição musical, por exemplo, na medida em que ela não visa estabelecer regras para a composição de poemas, músicas ou quaisquer outras obras de arte. Antes ela visa investigar como nos é possível conhecer sensivelmente, quer estejamos no papel de espectador ou de realizador, isto é, de artista.

O que é conhecimento sensível? De um modo geral, é possível dizer que os elementos de uma obra de arte se referem a representações sensíveis. Ou seja, o artista nos oferece, através da obra de arte, uma representação artística e sensível daqueles elementos que nos são acessíveis através da sensibilidade (como, por exemplo, um som, uma imagem, uma cor, uma emoção etc.). O conhecimento sensível é tanto aquele conhecimento que permite ao artista transformar as suas intuições sensíveis em uma representação artística, quanto aquele conhecimento que permite ao espectador compreender sensivelmente algum aspecto do mundo quando em contato com a obra daquele artista.

Conhecimento sensível versus conhecimento intelectual Para que o conhecimento intelectual seja possível é necessário que as particularidades do objeto a ser conhecido sejam abstraídas, suprimidas, à exceção daquelas que se tem interesse em examinar. Exemplo 1: se eu quero conhecer intelectualmente o que é um tigre, eu devo abstrair todas as qualidades particulares a cada subespécie de tigre e a cada tigre em específico e focar-me tão somente nas características gerais presentes em todos os tigres. Em contrapartida, para que o conhecimento sensível seja possível é necessário que a particularidade seja enfatizada. Exemplo: se eu quero conhecer um tigre por meio de uma representação artística, inevitavelmente eu entrarei em contato com a representação sensível de um tigre em específico.

Conhecendo um tigre intelectual e sensivelmente O tigre (Panthera tigris) é um mamífero que faz parte da família dos Felinos ou Felídeos. Esta é uma das quatro espécies dos grandes felinos, que é composta pelos leões, tigres, onça-pintada e leopardos. Os tigres são animais ágeis, firmes e graciosos. Possui enormes mandíbulas, dentes grandes e afiados, andar macio e fortes garras, este animal é, acima de tudo, um hábil caçador. Quando com fome, estes animais podem também atacar o homem, no entanto, isso é muito raro.  Suas garras longas e cortantes imobilizam a presa com facilidade. Seus enormes dentes ferem mortalmente até animais de grande porte. (Definição encontrada no site InfoEscola)

Conhecendo o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki intelectual e sensivelmente “Os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.” Wikipédia