Política de Coesão da UE 2014 – 2020

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Transcrição da apresentação:

Política de Coesão da UE 2014 – 2020 Propostas da Comissão Europeia 1

Estrutura da apresentação Qual é o impacto da política de coesão da UE? A que se devem as alterações propostas pela Comissão para 2014-2020? Quais são as principais alterações? De que forma será atribuído o financiamento? Quando entrarão em vigor as alterações? Onde poderei encontrar mais informações?

1. Qual é o impacto da Política de Coesão da UE?

A Política de Coesão da UE investe em… Apoio às PME Formação Eficiência energética Energias renováveis Transportes Cooperação entre regiões Investigação e inovação 4

Resultados da Política de Coesão da UE (números para o período de 2000-2006) 8400 km de caminho-de-ferro construídos ou melhorados 5100 km de estrada construídos ou melhorados Acesso a água potável para mais 20 milhões de pessoas Formação para 10 milhões de pessoas por ano Mais de 1 milhão de empregos criados Aumento de 5 % do PIB per capita em novos Estados-Membros

Mas ainda existem disparidades entre regiões PIB per capita* < 50 75-90 100-125 *índice UE27=100 50-75 90-100 > 125 Média 2006 - 2007 - 2008 ► Continua a ser fundamental anular estas disparidades        Canárias Guiana Reunião Guadalupe/ Martinica Madeira Açores Malta © EuroGeographics Association para os limites administrativos 6

2. A que se devem as alterações propostas pela Comissão para 2014-2020?

Focalização nos resultados Maximizar o impacto do financiamento da UE Objectivos Atingir os objectivos da estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo Focalização nos resultados Maximizar o impacto do financiamento da UE

Proposta de orçamento da UE para 2014-2020 Propostas "ambiciosas mas realistas" apresentadas pela Comissão em Junho de 2011 para o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2014-2020 Política de Coesão 33 % (336 mil milhões de euros) Outras políticas (agricultura, investigação, externa, etc.) 63 % (649 mil milhões de euros) Mecanismo Interligar a Europa 4 % (40 mil milhões de euros)

3. Quais são as principais alterações?

Reforçar a eficácia e o desempenho Focalização nos resultados Indicadores, relatórios, monitorização e avaliação comuns e específicos a programas Quadro de desempenho para todos os programas Metas e objectivos mensuráveis e bem definidos Reserva de eficiência 5 % das dotações nacionais (por Estado-Membro, fundo e categoria de região) Condicionalidade ex ante Garantir que estão reunidas as condições para um investimento eficaz Condicionalidade macroeconómica Coadunação com a nova governação económica

Utilização mais coerente dos fundos disponíveis da UE Estratégia de investimento abrangente: em linha com os objectivos da estratégia Europa 2020 Coerência com os Programas de Reforma Nacionais Coordenação: fundos de política de coesão, desenvolvimento rural, para os assuntos marítimos e as pescas Objectivos e indicadores que avaliem o progresso em direcção às metas da Europa 2020 Eficácia: introdução de um quadro de desempenho Eficiência: reforço da capacidade administrativa, eliminando a burocracia excessiva Quadro Estratégico Comum Contrato de Parceria Programas Operacionais

Um menu de objectivos temáticos Investigação e inovação Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) Transição para uma economia assente num baixo nível de emissões de carbono Gestão e prevenção de riscos e adaptação às alterações climáticas Protecção do ambiente e eficiência na utilização dos recursos Transporte sustentável e remoção de pontos de estrangulamento nas principais infra-estruturas da rede Emprego e apoio à mobilidade laboral Inclusão social e combate à pobreza Educação, competências e aprendizagem ao longo da vida Reforço da capacidade institucional e administrações públicas eficientes

Concentrar recursos para maximizar o impacto Concentração de investimentos do FEDER Eficiência energética e energias renováveis Investigação e inovação Competitividade das PME Mais desenvolvimento e regiões em transição Regiões menos desenvolvidas Flexibilidade – as necessidades diferem em função da região Acordos especiais para regiões ex-convergentes 14

Fundo Social Europeu (FSE) 2007-2013 2014-2020 Quota do FSE no orçamento da Política de Coesão No total do apoio do Fundo Estrutural (FEDER e FSE), o FSE representará: 25 % em regiões menos desenvolvidas 40 % em regiões em transição 52 % em regiões mais desenvolvidas

Fundo Social Europeu (FSE) Em total conformidade com a estratégia Europa 2020 Promover o emprego e apoiar a mobilidade laboral Investir em educação, competências e aprendizagem ao longo da vida Promover a inclusão social e combater a pobreza Melhorar a capacidade institucional e a eficiência das administrações públicas Dimensão social reforçada 20 % das dotações do FSE para a inclusão social Maior ênfase no combate ao desemprego entre os jovens Integração e apoio específico para a igualdade entre homens e mulheres e a não discriminação

Fundo de Coesão Apoia Estados-Membros com um RNB per capita < 90 % da média da UE27 Investir no ambiente Prevenção de riscos e adaptação às alterações climáticas Sectores da água e dos resíduos Biodiversidade, incluindo através de infra-estruturas ecológicas Ambiente urbano Economia assente num baixo nível de emissões de carbono Investir nos transportes Redes Transeuropeias de Transporte (TEN-T) Sistemas de transporte e transportes urbanos com baixo nível de emissões de carbono

Simplificação Regras comuns - fundos abrangidos pelo Quadro Estratégico Comum Política de Coesão, política para o desenvolvimento rural, assuntos marítimos e pescas Opção de programas multifundos FEDER, FSE e Fundo de Coesão Sistema de execução simplificado Regras harmonizadas sobre elegibilidade e durabilidade Aumento da utilização de custos simplificados Estabelecer ligação entre pagamentos e resultados e-Coesão: "balcão único" para beneficiários Abordagem proporcional do controlo

Reforçar a Coesão Territorial Focalização num desenvolvimento urbano sustentável Um mínimo de 5 % de recursos do FEDER Criação de uma plataforma de desenvolvimento urbano Redes entre cidades e intercâmbio de políticas urbanas Acções inovadoras para um desenvolvimento urbano sustentável Sujeitas a um limite máximo de 0,2 % do financiamento anual Áreas com características naturais ou demográficas específicas Dotação suplementar para regiões ultraperiféricas e com baixa densidade populacional

Uma política orientada para o investimento Promover a utilização de instrumentos de financiamento inovadores Alargar o âmbito de aplicação a todas as áreas de investimento Um quadro regulamentar mais claro 10 % de bonificação para instrumentos de financiamento inovadores e desenvolvimento orientado para a comunidade Um leque de opções oferecendo flexibilidade para gestores de programas Taxas máximas de co-financiamento 75-85 % em regiões menos desenvolvidas e ultraperiféricas 60 % em regiões em transição 50 % em regiões mais desenvolvidas

Gestão e controlo Gestão financeira Novo sistema de contas anuais Relatório anual de gestão Apuramento anual das contas pela Comissão Sistemas de gestão e de controlo Acreditação nacional (maior responsabilidade dos Estados-Membros) As Autoridades de Gestão podem actuar como Autoridades de Certificação A Comissão pode analisar a acreditação (tendo em conta riscos e antecedentes) Maior proporcionalidade Isenções para programas de pequeno volume Isenções para sistemas que tenham apresentado bons resultados de forma consistente Limitações na frequência de auditorias da Comissão a operações individuais

Cooperação Territorial Regulamentação independente Aumento de recursos financeiros (+30 %) Concentração dos programas em até 4 objectivos temáticos Gestão simplificada dos programas (fusão de autoridades gestoras e de certificação) Criação facilitada de Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial (AECT)

4. De que forma serão atribuídos os fundos?

Um sistema justo para todas as regiões da UE (simulação da elegibilidade) PIB per capita* < 75 % da média da UE 75-90 % > 90 % *índice UE27=100 3 categorias de regiões        Canárias Guiana Reunião Guadalupe/ Martinica Madeira Açores Malta Regiões menos desenvolvidas Regiões em transição Regiões mais desenvolvidas © EuroGeographics Association para os limites administrativos 24

De que forma será atribuído o financiamento? Regiões menos desenvolvidas/EM Regiões em transição Regiões mais desenvolvidas Fundo de Coesão¹ 68.7 Regiões menos desenvolvidas 162.6 Regiões em transição 38.9 Regiões mais desenvolvidas 53.1 Cooperação Territorial Europeia 11.7 Regiões ultraperiféricas e áreas com baixa densidade populacional 0.9 Total 336.0 Verba orçamental (em %) População abrangida (em milhões) ¹ Serão atribuídos 10 mil milhões de euros do Fundo de Coesão ao Mecanismo Interligar a Europa 25

5. Quando entrarão em vigor estas alterações?

Cronograma 5.º Relatório sobre Coesão Económica, Social e Territorial e consultas públicas Acordo sobre o QFP e adopção do novo pacote legislativo Propostas para a Política de Coesão 2014-2020 Março 2010 Nov. 2010 Junho 2011 Out. 2011 Março 2012 2012 – 2013 2014 Adopção da Estratégia Europa 2020 Proposta da Comissão para um Quadro Financeiro Plurianual (QFP) Quadro Estratégico Comum Entrada em vigor e adopção dos programas

Onde poderei encontrar mais informações? www.ec.europa.eu/inforegio Follow @EU_Regional no Twitter 28