Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Jornada Universitária da Saúde
Extensão Médica Acadêmica
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG
Encostas da Serra Geral
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Habilidades em Comunicação V
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
O sucesso do trabalho pedagógico
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
SAÚDE SÃO PAULO ATUAÇÕES
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Promovendo Soluções Sociais
Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
ESF Integralidade da assistência
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Psicopedagogo clínico
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Diretório Acadêmico Professor Alphonso Bovero. Quem é do DAPAB? “ São membros do Diretório Acadêmico todos os estudantes matriculados na FMJ, MEDICINA.
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Unimed Vitória A Unimed Vitória possui uma história marcada por desafios e conquistas desde a sua fundação em Nos últimos anos, o Sistema Unimed.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
Transcrição da apresentação:

Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?

Extensão Universitária A Extensão Médica Acadêmica (EMA), fundada em 1998, é um projeto de extensão universitária organizado e exercido por estudantes de medicina e fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com apoio de profissionais, da comunidade local, do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, do Departamento de Clínica Médica e da Comissão de Cultura e Extensão.

Estrutura Diretoria Organização do projeto: decisões, iniciativas, planejamento, trabalho em grupo Organização das atividades: departamentos Discutidores Discussão e orientação no local de atendimento Realização e auxílio em aulas didáticas Panelas Responsabilidade do atendimento de um grupo de pacientes Realização de aulas e discussões nas reuniões semanais

Equipe O projeto conta com alunos desde o primeiro ano de graduação de Medicina e de Fisioterapia. Atualmente, participam do projeto cerca de 200 alunos e 40 supervisores voluntários de ambas disciplinas. A coordenação é proveniente de um grupo de 35 alunos das duas unidades, sendo divididos por departamento: Didática Pesquisa Comunicação Farmácia Social

Locais de atuação São realizadas atividades gratuitas em comunidades carentes em parceria com instituições não-estatais de assistência social (Serviço de Assistência Social da Penha – SASP e Fundação Julita), que nos fornecem espaço físico e apoio local. As atividades nas comunidades são realizadas de sábado, no período da manhã. Fachada da Fundação Julita – Jardim São Luis Farmácia do SASP - Penha

Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?

Humanização A EMA tem como principal embasamento filosófico a humanização através da realização e estimulação do aprendizado de atendimento global e contínuo ao paciente, para monitorar e promover sua saúde, melhorando sua qualidade de vida. Assim, a EMA tem como finalidade prestar atendimento de saúde com qualidade, complementando os serviços locais de forma diferenciada.

Educação, Assistência e Pesquisa Educação Estimular discussão dos casos dentro e fora do antedimento Estimular ensino prático e teórico de clínica médica e da relação médico-paciente Assistência Promover atendimento diferenciado à comunidade local Promover atividades didáticas com a população Possibilitar a realização de exames laboratoriais Pesquisa Realizar pesquisas para o aprimoramento do projeto e de suas atividades Realizar pesquisas para a apresentação em congressos Estimular responsabilidade social através de atuação multidisciplinar e de interação com a comunidade tendo como bases assistência, educação continuada e pesquisa.

Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?

Atividades com os pacientes Atendimento de clínica geral e multidisciplinar (no local e domiciliar) Atendimento individual em fisioterapia Atendimento em grupo de fisioterapia Exames laboratoriais e papanicolaou/ Doação de remédios Atividades educativas de prevenção e promoção à saúde Paciente

Atividades dos alunos Atendimento Abordagem diferenciada e diversificada (curativo, acompanhamento, promoção, prevenção, reabilitação). Avaliação global do indivíduo sem restrição de tempo de condulta. Aprofundamento do vínculo de confiança e o conhecimento do paciente como pessoa Discussão com profissional Orientação e auxílio no atendimento. Estimulação da abordagem global do paciente e discussão sobre o estado do paciente, ensinando os alunos sobre o caso. Orientação de conduta e seguimento. Discussão com panela Discussão em grupo, compromisso com a própria educação e dos colegas, reflexão sobre o atendimento. Acompanhamento longitudinal do paciente por um único grupo de voluntários. Aulas sobre propedêutica e doenças relacionadas com o caso.

Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?

Atuação – discutidor No Julita existem 6 panelas de medicina e 3 de fisioterapia (com três horários para atendimentos individuais e em grupo) e no SASP são 4 panelas com medicina e fisioterapia, sendo que cada panela (de medicina e mista) atende 2 pacientes por sábado. Para o Julita as pessoas se encontram 7h no estacionamento da FMUSP para ir de carona, mas existem aqueles que vão direto ao local. No SASP, as pessoas vão sozinhas de metrô ou de carro, sendo necessário pelo menos um carro para levar o material de coleta para o HC na volta. A frequência de participação de cada médico é variável e depende da agenda pessoal de cada um. Por isso, é feita uma escala com os médicos que provavelmente poderão atender em cada dia, e a confirmação é feita na semana anterior ou na própria semana de atendimento. Além disso, há a possibilidade de atuar em visitas domiciliares, e aulas didáticas com os alunos.

Contato Mais informações no site: Contato com a diretoria do EMA: