Engenharia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À FÍSICA Gilson Rocha.
Advertisements

Ciências – 9º ano Física – Capítulo 1 Prof. Adriana Amorim
Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Administração de Operações Semestre 201/2
SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
COMÉRCIO EXTERIOR Administração da Produção
Definições O dinamômetro.
Mecânica dos Fluidos Problemas resolvidos
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Sistemas de Unidades Força, massa, comprimento e tempo estão relacionados pela Segunda Lei De Newton. Definem-se as seguintes dimensões básicas: - dimensão.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Metodologia Científica
Prof. Doug =) Prof. Nicolau Bandera
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
ISO 9001:2000 abertura
SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI
FISICA. FISICA MATERIAL LÁPIS LAPISEIRA CANETA.
Medidas de Volume Feito por:TOP SECRET.
Razão e Proporção. Razão e Proporção Razão    
Iniciando o Censo Escolar 2011
SUPERVISOR / EMPREGADO
Revisão sobre sistemas de unidades.
“Atenção & Disciplina & Sobriedade”
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Laboratório de Hidráulica
Laboratório 1 Medidas e Incertezas Universidade Federal de Itajubá ICE – DFQ Disciplina de Metodologia Científica Em 3 de Dezembro de 1999, a sonda Mars.
INFORMATIVO AOS ALUNOS 2007/2
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
Administração de Operações Semestre 2013/2 PROF. MARCOS PRIMO DCA sala D-24;
Introdução a Engenharia de Alimentos
Área de conhecimento interdisciplinar;
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Tecnologias - Matemática calculo de área – conceito iniciais
Grandezas, unidades de medida e instrumentos de medida
Conversão de Medida mm – (pol)
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Sistemas de Informações Gerenciais
Curso de formação “O ensino da geometria no 1º ciclo”
Contrato Pedagógico PROGRAMAÇÃO II.
INE5408 Estruturas de Dados Apresentação e Programa da Disciplina.
Eletromagnetismo – Aula 1
Régua(história, conceito)
Banco de Dados Contrato Pedagógico.
Banco de Dados - ADS Contrato Pedagógico.
Laboratório de Mecânica
ELEMENTOS DE ELETROTÉCNICA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Estática Estática Histórico
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Tópicos Especiais -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
SISTEMA MÉTRICO DECIMAL
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Por que devo fazer uma revisão do que aprendi em Física no ensino médio? Qual a importância da Física na vida do técnico de manutenção automotiva? Curso.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Análise dimensional e Unidades de Engenharia
INFORMAÇÕES GERAIS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
Régua(história, conceito)
Transcrição da apresentação:

Engenharia

Engenharia

APRESENTAÇÃO Nome: Laurênio F. Lopes Formação: Engenharia Química Especializações: Eng. da Qualidade Eng. em Segurança do Trabalho Docência do Ensino Superior Disciplinas que ministro: Termodinâmica, Mecânica Geral, Máquinas Térmicas, Química Experimental e Hidráulica. Contatos Celular: 9-8746-5944 Email: laurenio_lopes@yahoo.com.br

PLT – Programa Livro Texto IMPORTANTE! PLT é o Livro Original adquirido pela Anhanguera e vendido para os alunos com até 80% de desconto.

GERA MUITOS PROBLEMAS PARA O ALUNO Lançamento de Notas - P1 (data) Com a ATA - P2 (data) Com a ATA Substitutiva (data) Com a ATA ASSINE O LOCAL CORRETO DA ATA. GERA MUITOS PROBLEMAS PARA O ALUNO

VOCÊ DEVE entender a importância do ENADE. Em todas as avaliações, ao menos uma questão do ENADE. VOCÊ DEVE entender a importância do ENADE.

Novos Critérios de Avaliação (Média Aprovação e ATPS) - Média para aprovação = (6,0) - Não existe arredondamento (5,9) = Reprovação. - ATPS (Devem ser aplicadas normalmente, mas o critério de avaliação mudou, ATPS pode valer no máximo 2 pontos).

PROVAS + ATPS Tanto a P1, P2 e P3 será no dia, horário e local de todas as aulas do período; P1 peso 4; P2 peso 6; COM ATPS A P2 IRÁ VALER 8,0 E ATPS 2,0 P2 (8,0) + ATPS (2,0) * 0,6 = ????? A P3 só substitui a P2. Exemplo: Indivíduo com 0 na P1, obrigatoriamente terá que tirar 8,0 na P2 e 2,0 na ATPS. OUUUUUU 10,0 na P3.

Toda prova será individual, sem consulta e TODA a caneta; Folha de rascunho deverá ser entregue junto a prova mesmo que em branco; Prova deverá ser legível e sem rasuras; Prova será iniciada 15 min após início da aula e término 15 mim antes do término da aula. LEIA O CABEÇALHO E AS INSTRUÇÕES DA PROVA

PROBLEMAS NO DIA DA PROVA Aluno doente/acidentado = Fazer requerimento no DCA; Aluno embarcado = Complicado. Tá enrolado!

No dia da PROVA... o aluno não sabe a nota da P1 ou P2, então não sabe se esta na P3; o aluno lembra que a faculdade é particular e que não pode reprovar; o aluno lembra que cursa através do FIES e não pode reprovar; o aluno tem que fazer hora-extra no trabalho. PENSE NISSO ANTES DA PROVA!

Horário das Aulas Manhã início às 8:20h Término às 11:50h Noite início às 19:00h Término às 21:40 h ou 22:30h

PEA, ATPS E PAI SERÃO ENVIADOS PARA EMAIL DA TURMA PEA, ATPS E PAI SERÃO ENVIADOS PARA EMAIL DA TURMA. PEA = CONTEÚDO (EMENTA) QUE SERÁ ABORDADO EM AULA + LIVROS. Cobrem o PEA de todos os professores! ATPS = TRABALHO DESENVOLVIDO POR GRUPO DE ALUNOS E CONSTA O PASSO-A-PASSO PARA SUA RESOLUÇÃO. AS DÚVIDAS DEVERÃO SER TIRADAS AO FINAL DE CADA AULA. PAI = É O OUVIDO DA INSTITUIÇÃO. É A HORA DE APONTAR OS ERROS E ACERTOS DE TODO PROCESSO ACADÊMICO.

Aula Prática Cabe ao aluno adquirir o jaleco conforme os padrões estabelecidos e utilizá-lo nas aulas práticas nos laboratórios. O jaleco poderá ser adquirido de outros fornecedores, de livre escolha do aluno, contanto que atenda os padrões estabelecidos.

Especificações Cor azul (Cód. 5099 – Cedro Têxtil); Logotipo da Anhanguera Educacional na manga esquerda; Escrito na parte superior do bolso dianteiro: ENGENHARIA; 01 bolso superior e 02 bolsos inferiores; 05 botões frontais ; Sem cinto traseiro; Abertura traseira central; Tecido 100% algodão (Sarja 2x1 - Gramatura mínima 220g/m²) ; Manga longa para proteção do aluno (com prendedor costurado dentro da manga e um botão do lado de fora da manga para prender em usos específicos de manga curta – Laboratório de Processos e Soldagem); Gola modelo blazer .

NORMAS DE SEGURANÇA PARA OS LABORATÓRIOS DA ENGENHARIA Conforme norma institucional, não será permitida a permanência dos alunos no interior dos Laboratórios da Engenharia, sem a vestimenta adequada, a qual segue abaixo:

Jaleco Padrão fechado (Manga Comprida) Touca * Luva * Protetor Auricular * Óculos de Segurança * Calça comprida Sapato Fechado (na frente e atrás) Cabelo preso (caso possua cabelo comprido) *Uso necessário para determinadas aulas. NÃO UTILIZAR ADORNOS!

É PROIBIDO: Filmar ou Fotografar nas dependências dos laboratórios da Engenharia. Entrar nos laboratórios com alimentos e bebidas Fumar Utilizar Jaleco de outra instituição ou Empresa

O ALUNO QUE NÃO CUMPRIR AS DETERMINAÇÕES ACIMA NÃO PODERÁ PERMANECER NOS LABORATÓRIOS PARA: AULA PRÁTICA, REVISÃO ou ESTUDO LIVRE. Contamos com a colaboração de todos...

QUALQUER FALTA/ATRASO DEVERÁ SER JUSTIFICADA POR DOCUMENTO COMPROBATÓRIO.

Sistema KLS Para 1° e 2° período de 2015. 2016 para todos os alunos.

A ciência utiliza medida para descrever um fenômeno e este, varia. Toda variável possui um padrão de comparação chamado unidade, utilizado para medir a intensidade.

Quando meço o comprimento de um duto, por exemplo, 5 metros, na verdade estou comparando o comprimento daquele duto com um padrão de comprimento chamado Metro, então o meu duto é 5 vezes maior do que o comprimento de algo chamado metro.

A existência de um único sistema de unidades que internacionalmente permita um diálogo técnico uniforme onde se fale de dimensões sem recurso a conversões mais ou menos complexas, continua a ser um objetivo ainda não alcançado. Este sistema é o Sistema Internacional de Unidades (SI), criado em 1960.

O Brasil desde 1978 vem adotando gradativamente, até que em 1982 pela resolução n°1/1982 foi implementado o SI pelo COMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial).

O SI é também denominado MKS, que corresponde às iniciais dos símbolos das três unidades de base usadas: comprimento, massa e tempo (LMT). Ainda existem outros sistemas. São eles: MKS (metro, kilograma, segundo); CGS (centímetro, grama, segundo); MKgfS = MK*S (metro, unidade técnica de massa, segundo); MTS (metro, tonelada, segundo); FPS ( foot, pound, second) = (pé, libra-força, segundo); IPS ( in, pound, second) = polegada, libra-força, Segundo.

SI = SISTEMA INTERNACIONAL POR QUE ADOTAR O SI?

Primeiro: O SI é um sistema que tem múltiplos e submúltiplos decimais, de fácil manuseio; Segundo: O SI é um sistema absoluto, isto é, suas grandezas fundamentais são invariáveis no tempo e no espaço expressos num referencial newtoniano. Um sistema absoluto não depende do valor da aceleração da gravidade local, ao contrário dos sistemas gravitacionais; NÃO TEM VARIAÇÕES!

Milímetro (mm).........0,001 m Centímetro (cm)............0,01 m Decímetro (dm).............0,1 m Metro ( m )...............1 m Decâmetro (dam).............10 m Hectômetro ( hm )...........100 m Quilômetro ( km )........1000 m   Repare como o sistema métrico decimal é mais racional que o sistema anglo-saxão (inglês) de medidas de comprimento: 1 polegada = 2,54 cm 1 pé igual a 12 polegadas = 0,305 m.

Terceiro: O SI é um dos sistemas mais antigos em uso; Quarto: A unidade de força do SI, o Newton, possui uma magnitude mais apropriada as aplicações de engenharia do que a unidade dina do CGS. EXEMPLO: 1N = 105 DINA

EXERCÍCIOS a) 22 lbf/pol2 kgf/cm2 b) 600 N/mm2  Pa c) 8 lbf.pé  N.m d) 30 kpsi  MPa e) 5 kgf/cm2  psi f) 50 kpsi  Pa g) 200 in3/diacm3/min

CONFORME TABELA: 1 lbf = 0,4536 Kgf 1 in = 2,54 cm 1 ft = 30,48 cm 1lbf = 4,448 N 1psi = lbf/in2

OBRIGADO!