Socialismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Advertisements

Sistemas econômicos e sociais
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Sob o domínio do Capital.
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
Capitalismo / Socialismo
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Ciência Política para o Curso de Ciências Econômicas/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
REVISATVM Prof. Michel (msn)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
CAPITALISMO SOCIALISMO
Prof. Everton da Silva Correa
O Liberalismo e os Socialismos
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Bolcheviques x Mencheviques
O mundo dividido: capitalismo / socialismo
Materialismo histórico e dialético
CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.
Pensamentos, revoluções e unificações
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
A Revolução Russa.
Pensamento e cultura no século XIX
Doutrinas Sociais Parte II.
Prof. Frederico Cavalcanti
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
Revolução Industrial.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
O fim do império e o surgimento da URSS
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
A Revolução Russa “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros.
SOCIALISMO.
Liberalismo e Socialismo
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
O Socialismo Utópico de Owen, Saint-Simon e Proudhon
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Avaliação de Geografia
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
ESTADO SOCIAL.
Socialismo.
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Movimentos sociais Conceitos.
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Doutrinas sociais.
Revolução Russa.
Teorias Sociais no século XIX
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
O SOCIALISMO UTÓPICO E CIENTÍFICO.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Os princípios doutrinários e as conjunturas portuguesas O Liberalismo e a problemática social /06 /27.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
A palavra de ordem do Positivismo era desprezar a inacessível determinação das causas, dando preferência à determinação das leis. Dessa forma substituía-se.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
PROLETARIADOS DE TUDO MUNDO, UNI-VOS!.  SOCIALISMO  SUBSTANTIVO MASCULINO  POL. DOUTRINA POLÍTICA E ECONÔMICA QUE PREGA A COLETIVIZAÇÃO DOS MEIOS DE.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Socialismo X Comunismo
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

Socialismo

O ideal socialista nasce junto com o capitalismo industrial na Europa (especialmente Inglaterra, França e Alemanha) em reação às terríveis condições de trabalho e de vida dos trabalhadores de então. Alguns princípios comuns aos socialistas de diferentes vertentes são: a abolição da propriedade privada dos meios de produção, controle da produção pelos trabalhadores e extinção das classes sociais. Nasce a partir do conflito entre as classes sociais do capitalismo industrial: os proletários (ou o operariado) e a burguesia (ou os capitalistas).

Socialismo utópico Propunha um retorno à vida comunitária e um sistema econômico racional, que deveria ser alcançado de maneira pacífica e colaborativa. Glow Images/De Agostini Seus principais teóricos foram Saint-Simon, Charles Fourier, Robert Owen e Pierre Joseph Proudhon, cada um com diferentes propostas de igualitarismo. Busca da Sociedade Ideal (igualdade). Robert Owen Lucro repartido entre os membros da comunidade (Fourier). Abolição da moeda e cooperativismo (as cooperativas de produtores seriam as bases sociais das trocas). Apesar da denominação, criada pelos opositores dentro do próprio movimento socialista, fundamentavam muitas de suas propostas e valores em estudos eruditos. ©Shutterstock /Nicku Saint-Simon

Socialismo científico Elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels, que se opunham fortemente aos socialistas utópicos. Glowimages/Roger-Viollet Deveria ser alcançado, por meio de uma revolução protagonizada pela classe trabalhadora, com o objetivo principal de socializar os meios de produção. Friedrich Engels Desenvolveram uma contundente crítica à sociedade capitalista, apontando a necessidade de sua superação. Getty Images/Dea /A. Dagli Orti Karl Marx

Socialismo Real Denominação derivada de “Socialismo realmente existente” para designar o modelo soviético. Seu principal líder e teórico foi o russo Vladimir Lênin. Atingiu grande desenvolvimento industrial durante a segunda Guerra Mundial, quando o modelo soviético se expandiu por toda a Europa Oriental. Economia planificada pelo Estado a cada 5 anos (os planos quinquenais) Getty Images/Chinese School Joseph Stalin

Sistema político de partido único, que controla toda a produção e consumo. Teve seu auge na década de 1960, estagnando na década seguinte e entrando em franca decadência econômica na década de 1980. Entrou em colapso na Europa e na antiga União Soviética, que se desintegrou em diversos estados, sendo o principal deles a Rússia, mas sobrevive em países como Cuba e Coreia do Norte.

Comunismo Para Marx “seria o estágio final da organização humana.” ©Shutterstock /Nicku Estado seria desnecessário. Jamais foi atingido, pois, pelo contrário, o Estado nos países do socialismo real tornou-se cada vez mais forte e controlador. Para Marx “seria o estágio final da organização humana.” Meios de produção coletivos.