Complexidade, Tecnologia e sua presença no processo de representação da informação. Maria José Vicentini Jorente Dunia Llanes Padron.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Para abrir as ciências sociais:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Regina Célia Baptista Belluzzo
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Processamento de informação
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
mestranda_ arq. renata la rocca | orientadora_ profa. dra
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
Mediação e Relações Pedagógicas
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Ciberinfante criativo
Sou o que sou pelo que nós somos
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Gestão do Conhecimento em Saúde no Brasil – Avanços e Perspectivas
Premissas A representação da informação estatística necessita de linguagem própria e regras diferentes da representação de informação textual O tratamento.
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
Os três pólos do espírito humano
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
O que é multimídia.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A Revolução da Internet.
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Mediação Semiótica em Vygotsky
A pergunta é uma rebelião a resposta, uma adaptação. O conhecimento deve provir muito mais das perguntas do que das respostas. “Conhecimento é uma representação.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Atividade complementar 04
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Tecnologia da Inteligência Pierre Lèvy Por Adja Andrade.
Um Novo Espaço para o Saber
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Teoria das Representações sociais Serge Moscovici
Patrícia Behling Schäfer PPGIE/LEC/UFRGS Colégio de Aplicação – Cap/UFRGS – EJA Construção de Páginas Escrita Online &
Componentes do Jornalismo Online
Psicologia da Educação
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Ciberespaço e leitura:
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Somos todos seres sociais
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Complexidade, Tecnologia e sua presença no processo de representação da informação. Maria José Vicentini Jorente Dunia Llanes Padron

Fragmentação Moderna Modelo clássico/estático da relação entre: dados/informação/conhecimento dados Informação ¿ conhecimento ? Bancos = acumulação Meios = circulação = comunicação Fragmentação efemeridade Compreensão = visão organizada = síntese

informação dados conhecimento Complexidade, convergências e emergências fluxo fluxos fluxo Modelo dinâmico contemporâneo Zona de convergência fluxo Zonas de emergência Zona de convergência

ormação de informação conhecimento interativo TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf complexos

ormação de informação TecnoTecno Criação Criação Hipertextualidade conhecimento interativo L o g i a s M í d i a s TransfTransf ormação de informação complexa

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo complexo

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo complexidades

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo complexidades

TransfTransf TecnoTecno L o g i a s Hipertextualidade M í d i a s Criação Criação ormação de informação conhecimento interativo complexidade

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo

TransfTransf TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo

ormação de informação conhecimento interativo TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf complexidade

ormação de informação TecnoTecno Criação Criação Hipertextualidade conhecimento interativo L o g i a s M í d i a s TransfTransf ormação de informação complexidade

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo complexidade

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo complexidade

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo complexidade

TransfTransf TecnoTecno L o g i a s Hipertextualidade M í d i a s Criação Criação ormação de informação conhecimento interativo complexidade

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo

TransfTransf TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo

TecnoTecno L o g i a s MídiasMídias Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo

TecnoTecno L o g i a s MídiasMídias Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo

TecnoTecno L o g i a s MídiasMídias CriaçãoCriação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo Tradução Intersemiótica Transcriação Ressignificação Reprodutibilidade Convergências

s Tec noTec no L o g i a s MídiasMídias Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo Ubiquiquidade Simultaneidade Simulação Hipertextualidade Recontextualização Suportes

TecnoTecno L o g i a s MídiasMídias Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo Modelos Mentais Quadros, Esquemas Roteiros Integração conceitual dupla Compressão

TecnoTecno L o g i a s MídiasMídias Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo Terceiro Paradigma Estoques X Fluxo Contextualização X Interatividade

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s CriaçãoCriação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo Plataformas de informação complexidade

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo novas formas de sensibilidade e percepção da informação criam novos processos de conhecimento.

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo complexos

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo informação significante circulação da informação interfaces tecnológicas transformação informação em conhecimento Nesse contexto complexo Questiona-se:

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Ciências Desconforto das ciências Buscas de dos novos paradigmas Para o estudo da informação Ciência da Informação complexidade

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo hábitos individuais e sociais do olhar o que se vê está condicionado ao que se aprende a ver Semiótica e Gestalt

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Tecnologias meios e instrumentos disponibilizados pela cultura instrumentos biológicos e culturalmente internalizados por percepção X ou +

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Tecnologia digital revoluciona as tecnologias da escrita e da impressão, da fala, do som e da imagem

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Leitor da idade eletrônica pode construir conjuntos textuais originais, cuja organização só depende dele Pode intervir na textualidade Modificando-a e Reescrevendo-a continuamente Reprodução eletrônica

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Mídias Experiência é Permeada por representações e interpretações do mundo (re)definem a identidade e a ação social A Reprodução Interfere no Fluxo de Eventos e no processo de mediação entre a geração e a aceitação da informação

TecnoTecno L o g i a s MídiasMídias Criação Criação Hipertextualidade TransfTransf ormação de informação conhecimento interativo Identificam-se Transformações nos indivíduos em sua capacidade informacional. As mutações das mídias Interferem na genética e na disseminação da informação determinam mudanças nos processos coletivos de conhecimento contemporâneos

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Princípio organizador para acesso ao conjunto de informações disponíveis Leitura não-convencional, feita na tela. A Web faz uso de hipertexto, mas o conceito existe há muito tempo. Hipertexto

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Escrita +x Imagens +x sons... Tensão entre a "nobre" Comunicação alfabética e a comunicação sensorial aparentemente não reflexiva

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Traduções Intersemióticas reorganizam o sistema de relações da percepção e da sensibilidade novo = possibilidade ainda não atualizada de um sistema C anibalização e informatividade híbrida, de “meios, códigos e linguagens que se justapõem e se combinam [...] produzindo a Intermídia e a Multimídia” (PLAZA, 2003, p.13).

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo “Transposição criativa” [...] transposição de uma forma poética à outra Transposição interlingual transposição intersemiótica de um sistema de signos para outro Traduções Intersemióticas

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Traduções Intersemióticas Traduções intersemióticas são Metodologias de transformação de informação em conhecimento ativo objetivado e circulante por meio das novas tecnologias Integrações conceituais em compressão que ampliam a consciência Coletiva e criam Novos estoques materiais de Informação Fazem circular o conhecimento e os saberes

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo estoques virtuais de informação estruturas de informação em hipertexto conhecimento por associações sem interior ou exterior ligações ilimitadas entre os pontos Os processos de conexão, bem como os de correção das conexões, são contínuos = fluxos Informação em Rede

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Espaço Mental Construção mental contextualizada cujo resultado excederá de longe qualquer oferta de informação explícita - Emergência Função: Homogeneização da informação na construção de significados Denominação: Essencial na conceitualização do que é visto = Síntese

Informação em rede Complexidade, convergências e emergências fluxo Modelo dinâmico contemporâneo Zona de convergência fluxo Zonas de emergência Zona de convergência Cultura contemporânea Espaço mental coletivo Espaço mental coletivo

TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo Referências Imagéticas Imagens colhidas do Flickr, disponibiizadas pelos selos de Compartilhamento do Creative Commons das seguintes autorias: cicio pizzettaro davepatten frangino moneboh monty-e orazero retinafunk vcheregati Fragmento sonoro inserido no último slide: ” our lives, our destines ” Colhido no JAMENDO: do álbum MINDTHINGS sob licença do CC A todos os autores que disponibilizaram seus trabalhos agradeço a sequer imaginada, mas indispensável colaboração.

Maria José Vicentini Jorente Dunia Llanes Padron TecnoTecno L o g i a s M í d i a s Criação Criação Hipertextualidade ormação de informação conhecimento interativo