Prevenção da Iniciação de Tabagismo em crianças e adolescentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USO DA LEI MUNDIAL DA SAÚDE EM CAMPANHAS DE ADVOCACIA DA SAÚDE PÚBLICA
Advertisements

Os Fatos sobre o tabaco.
TABACO: dados epidemiológicos
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
RESPIRE LIVREMENTE PLANO DE COMO DEIXAR DE FUMAR
Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA
Ilana Pinsky UNIAD-UNIFESP
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
Vigilância de Tabagismo em Escolares
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
Tabagismo Verdades x Mentiras
TABAGISMO SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA
DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO
Criação de uma clínica de cessação do tabagismo
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
PROJECTO DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO Instituto de Educação – Universidade do Minho 02 de Novembro de 2011 José Precioso (a), Manuel Macedo (b), Carolina.
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE TABAGISMO:
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
TABAGISMO.
 2012 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Annette David, MD, MPH, FACOEM Parceira sênior no Health Consulting Services na Health Partners,
 2012 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Joanna Cohen, PhD Diretora, Instituto para Controle Global do Tabaco Professora de prevenção a doenças,
TABACO “Uma questão de hábito ou uma questão de óbito?”
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
Tabagismo na gravidez Daisy Malta / N° 7 Mariana Limeira / N° 31
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana do Brasil Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA Tania Cavalcante.
CONHEÇA O CIGARRO POR DENTRO
 2012 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Vigilância e avaliação do tabaco: uma atualização Gary A. Giovino, PhD, MS University at Buffalo.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health As mulheres e o tabaco Natasha Jategaonkar, MSc British Columbia Centre of Excellence for Women’s.
Sistema Respiratório.
O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Produtos não Combustíveis e Produtos Consumidos Via Oral.
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Blocos fundamentais para uma regulamentação eficaz dos produtos de tabaco Seção B.
TEORIA DE BARKER Carlos Arcanjo
Como criar ambientes livres da fumaça do Tabaco?
II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO = SBPT = = SBPT = Belo Horizonte: 22-25/Agosto/2007 O que faz as pessoas começarem a fumar? Luiz Carlos Corrêa da.
O desafio em ajudar o paciente a parar de fumar
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Avaliação das políticas de ambientes livres de fumo Andrew Hyland, PhD Roswell Park Cancer Institute.
Tabagismo e Fatores Associados Ilone Fabiane Rhoden Fabio Mulher
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Jonathan M. Samet, MD, MS Diretor do Instituto para Saúde Mental da USC (USC Institute for Global.
Na Inglaterra, o Medical Research Council classifica os fumantes em três categorias: a) FUMANTES LEVES 1 a 10 cigarros diários b) FUMANTES MODERADOS 11.
 2007 Escola de Saúde Pública Bloomberg, Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health)  2007 Johns Hopkins Bloomberg School.
Gabriel Menezes Felipe Porto Gunther Malta 8º ano “A”
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção C Carga Global do Tabagismo.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Avaliação do ASSIST.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Avaliação dos programas de controle do tabaco: ASSIST Frances Stillman, EdD Institute for Global.
Disciplina de Pneumologia Faculdade de Medicina de Botucatu
Linha Curativa do Tempo
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
MANEJO DO TABAGISMO BASEADO EM EVIDÊNCIAS Cecília Pardal Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca Amadora Portugal I Simpósio Luso-Brasileiro.
Cessação do tabagismo em grupos especiais: como motivá-los? IDOSOS Dra. Maria Eunice M. Oliveira Responsável pelo Programa de Tabagismo do Hospital N.
Qual o melhor momento, como motivar e tratar os pacientes com doenças pulmonares crônicas Irma de Godoy VII Congresso Brasileiro de Asma III Congresso.
Aconselhamento em Dependência Química Profª Carla Eloá Ferraz
Depressão.
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
VIII Congresso Centro Oeste de Pneumologia
Obesidade infantil- influencia da propaganda
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Problemas com álcool e drogas Ações preventivas na comunidade Relevância A mortalidade brasileira é das dez mais altas do mundo para os jovens de 15 a.
Transcrição da apresentação:

Prevenção da Iniciação de Tabagismo em crianças e adolescentes Irma de Godoy VII Congresso Brasileiro de Asma III Congresso Brasileiro de DPOC III Congresso Brasileiro de Tabagismo Costão do Santinho 09 a 12 de outubro 2009

Prevalência de tabagismo em crianças e adolescentes EUA: > 3500 crianças/dia experimentam o primeiro cigarro Aproximadamente 1000 menores de 18 anos/ dia tornam-se fumantes regulares 20% de todos os colegiais são fumantes (18,7% das mulheres e 21,3% dos homens) 20,4% dos estudantes são fumantes quando saem do colégio Mais de 3 milhões de menores de 18 anos são usuários de tabaco www.tobaccofreekids.org

Prevalência de tabagismo em crianças e adolescentes

Prevalência de tabagismo em crianças e adolescentes

Prevalência de tabagismo em crianças e adolescentes 5914 nascidos vivos em 1982 (3073 homens e 2877 mulheres) Reavaliados em 1997, 2000/01, 2004/05 Menezes AM, Rev Saúde Pública 2008

Prevalência de uso de formas não usuais de tabaco Aumento do uso de tabaco mascado: 13,4% dos garotos e 2,3% das meninas nos colégios americanos usam tabaco mascado Forma de tabaco sem fumaça para uso onde o cigarro é proibido (Tabletes solúveis) Snus, pequenos saquinhos semelhantes aos de chá, para colocar entre a gengiva e o lábio Podem causar câncer de boca, doença gengival, dependência da nicotina, aumenta o risco de doença cardiovascular e o uso de outras drogas

Estímulo para manutenção da dependência

Cigarro eletrônico Cartuchos contém nicotina, diferentes sabores ( menta, chocolate) Disponíveis online e em diversas áreas de compras Não tem mensagens sobre os riscos para saúde Instrumento para aumentar a dependência da nicotina e uso de tabaco em jovens FDA analisou pequena amostra de duas marcas Contém carcinogênicos (nitrosaminas) e químicos tóxicos (dietilenoglicol FDA and Public Health Experts warn about e-cigarettes

Narguilé Utilizado por aproximadamente 100 milhões de pessoas Uso principalmente entre jovens ocidentais em bares ou festas A composição do tabaco utilizado não é padronizada e o conteúdo de nicotina é de 2 a 4% comparado a 1 a 3% em cigarros A fumaça tem maior %concentração de monóxido de carbono, alcatrão, nicotina, metais pesados, arsênio, benzopireno, niquel, cobalto, berílio, cobre e chumbo que a fumaça do cigarro As sessões são mais longas e após 50 a 200 baforadas inala fumaça correspondente a de aproximadamente 100 cigarros Instrumento para aumentar a dependência da nicotina e uso de tabaco em jovens FDA and Public Health Experts warn about e-cigarettes

Prevalência de tabagismo em crianças e adolescentes Uso de alguma forma de tabaco por estudantes na faixa etária de 13-15 anos é maior que 10%, com pouca diferença entre os sexos www.tobaccofreekids.org

Idade de iniciação do tabagismo PLATINO: idade de iniciação em fumantes e ex-fumantes Mulheres Homens Menezes AM, BMC Public Health 2009,

Determinantes da iniciação tabágica Fatores culturais e religiosos Disponibilidade dos diferentes tipos de tabaco Políticas e estratégias de controle do tabagismo Estratégias da industria tabageira para promover o uso de tabaco e driblar as medidas de controle

Disponibilidade do tabaco Artigo 16 da Convenção Quadro: Sinalização da proibição a menores nos pontos de venda e exigência do documento de identidade Proibir a venda em locais com facilidade de acesso (prateleiras de lojas) Proibir a manufatura de doces, brinquedos ou qualquer outro objeto com a forma do cigarro Proibir a venda em unidade ou pacotes pequenos

Preço do tabaco WHO, Nova Zelândia

Preço do tabaco O preço médio é preditor do uso de tabaco entre adolescentes ( OR: 0,49; IC: 0,29-0,83, p=0,007) para cada dolar de aumento O aumento do preço foi responsável pela redução de 47% no risco de fumar diariamente em adolescentes DiFranza JR, BMC Public Health 2009,

Politicas e estratégias de controle Ambientes 100% livres do cigarro Principal ponto das políticas de controle do tabagismo ≈ 17 países

Políticas de ambientes livres de cigarro Adolescentes que trabalham em ambientes livres do cigarro são menos propensos em ser tabagistas que aqueles que trabalham onde não há restrição Jovens que vivem em cidades com restrição do fumo em restaurantes tem risco 2 vezes menores de se tornarem fumantes ativos Frieden TR, Am J Pub Health 2005;CDC 2009

Propaganda Crianças e adolescentes são mais susceptíveis a propaganda do cigarro do que adultos Pesquisa internacional com 507 adolescentes (12-17 anos) e 1008 adultos em 2008 mostrou que os adolescentes apresentam chance duas vezes maior de recordar propaganda de cigarros que adultos Adolescentes são provavelmente mais influenciados para fumar por marketing do que por pressão dos pares Pollay R, J Marketing 1996 www.tobaccofreekids.org Pierce JP, JAMA 1998,

Condições sociais e ambientais Menor nível educacional da mãe, menor renda familiar e pobreza desde o nascimento até a vida adulta estão associados com maior risco de tabagismo ativo na vida adulta Tabagismo da mãe durante a gravidez mostrou relação dose/resposta para tabagismo na vida adulta. Adolescentes de 11 anos cujas mães fumavam durante a gestação tinham risco 80% de se tornarem fumantes ativos quando comparados aos filhos de mães não fumantes durante a gestação. Tabagismo dos pais e amigos são importantes determinantes de tabagismo de crianças e adolescentes Condições sociais e ambiente são preditores importantes de tabagismo na adolescência Menezes AM, Card Saúde Pub 2007 Brook JS, Drug and Alcohol Dependence 2009

Exposição à fumaça do cigarro ambiental em crianças Aproximadamente 50% das crianças do mundo são expostas em suas casas 60% das crianças americanas entre 3-11 anos são expostas à fumaça ambiental 25 % das crianças nesta faixa etária vive com pelo menos um fumante comparado com 7% dos adultos CDC, 2005 e 2006

Iniciação tabágica e diferença entre sexos 13,8 ± 0,7 anos Larsen JK, J Psychosomatic Res 2009

Programas de prevenção em escolas Avaliação de revisões sistemáticas publicadas entre 1985-2007 (estudos publicados entre 1970- 2007) e 5 de programas do Instituto Nacional do Câncer (EUA) Intervenções em nível de estudo elementar e colégio com algumas intervenções em comunidades Efeitos positivos de curto prazo na intenção de começar a fumar, iniciação e comportamento tabágico: Aprendizado ativo, conscientização das influências para fumar, construção de habilidades e descontrução das mensagens da mídia Associado com outras medidas de controle do tabaco na comunidade e mantido até os 18 anos Adaptado para as necessidades dos grupos em questão Dobbins M, Preventive Med 2008 Sherman BA, J School Health, 2009

The smarter Than Smoking Project – A Comprehensive Approach Mass Media School-based Education Sponsorship Publications Merchandise & Website Advocacy Research and Evaluation Wood LJ, Science of Health Promotion, 2009

The smarter Than Smoking Project – A Comprehensive Approach Wood LJ, Science of Health Promotion, 2009

Programas de prevenção em clínicas de pediatria Não fumantes Oito clínicas de pediatria (4 intervenção e 4 controle) Intervenção baseada no modelo dos 5 A (Avaliar, Aconselhar, Assistir, Acompanhar) Médicos e enfermeiras Estudantes universitários (21 a 25 anos) ex-fumantes Fumantes Pbert L, Pediatrics 2008

Pais ( fumantes ou não) como modelos de controle do tabagismo Filhos que não fumam, devem ser aconselhados a não começar! Se fumam, aconselhados para cessar! Pais que fumam, devem partilhar sua dificuldade em parar com os filhos O ambiente domiciliar deve ser mantido livre do cigarro Dizer aos filhos que não quer que eles fumem e que ficará desapontado se eles fumarem www.tobaccofreekids.org

Pais ( fumantes ou não) como modelos de controle do tabagismo Certificar que os filhos têm o conhecimento adequado sobre tabagismo Enfatizar os benefícios imediatos da cessação Enfatizar os efeitos do cigarro na aparência física Destruir o mito que todo mundo fuma www.tobaccofreekids.org

Pais ( fumantes ou não) como modelos de controle do tabagismo Mostrar como a propaganda e imagens sobre cigarro são feitas para manipular crianças e adolescentes Certificar que a escola dos filhos é livre do cigarro Dar suporte a iniciativas para prevenir o tabagismo ativo ou passivo www.tobaccofreekids.org