A área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias compreende o conjunto de conhecimentos trabalhados na escola nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bianca Ana Gabriela Giovanna
Advertisements

Bianca Ana Gabriela Giovanna
Thomas Hobbes.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Romantismo.
A representação da Paisagem Natural
Renascimento Cultural
FALANTES DE TRÊS IDIOMAS
Literatura Informativa
Independência do Brasil
A indepêndencia do Brasil
Aluno=João Nelson Nº12 Série=3B Profª Vânia Disciplina Língua Inglesa
Aspectos do Renascimento cultural
Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4
Cândido Portinari.
Literatura de informação no Brasil.
Johann Moritz Rugendas
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
Os Portugueses no Brasil
Classicismo.
COMONIAN Clique.
Introdução à literatura
Brasil Colônia e Império.
Biografia de Wassili Kandinsky
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Napoleão Bonaparte.
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
Eça de queiros.
A escultura e pintura neoclássica em Portugal
Eu sou poeta.
Guião sobre a ida à biblioteca!
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
As épocas que os escritores viviam
…um pintor que se chamava…
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
Fenando José de Goya.
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT
A Vinda da Família Real para o Brasil
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Oswaldo Paulo Foratini A língua franca da ciência A língua franca da ciência Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade.
SÉCULO XIX NO BRASIL: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
Domingos José Gonçalves de Magalhães ( )
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
ALL STAR & MONET.
Cultura Geral - Literatura. 1 - Quem escreveu A Morgadinha dos Canaviais? a) Júlio Diniz b) Júlio Verne c) Almada Negreiros.
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
A Independência do Brasil e O Brasil Imperial
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
MATILDE ROSA ARAÚJO. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em Licenciou-se em filologia romântica pela faculdade de letras da.
Sophia de Mello Breyner Andresen.  Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Barroco.
Influências na Arte Brasileira no Século XIX
Transcrição da apresentação:

A área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias compreende o conjunto de conhecimentos trabalhados na escola nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa Língua Estrangeira Artes Educação Física Tecnologia da Informação e Comunicação

Pensadores

Língua Portuguesa: Antenor de Veras Nascentes (1886 - 1972) Filólogo e lexicógrafo brasileiro nascido no Rio de Janeiro, que deixou volumosa obra didática e filológica sobre o idioma português falado no Brasil. Foi catedrático de espanhol e de português do Colégio Pedro II e de português da Faculdade de Filosofia do Estado da Guanabara. Escreveu diversas obras didáticas, entre elas Como evitar silabadas em latim (1920), Gramática da língua espanhola (1920), Noções de estilística e literatura (1929), Dicionário de dúvidas e dificuldades do idioma nacional (1941), e Dicionário da língua portuguesa (1967), editado pela Academia Brasileira de Letras. Também editou a obra completa de Luís de Camões, Manuel Botelho de Oliveira e Laurindo Rebêlo.

Língua Estrangeira – Inglês: Geoffrey Chaucer O escritor, filósofo e diplomata inglês Geoffrey Chaucer, considerado por muitos o pai da literatura inglesa, nasceu por volta de 1343, em Londres. Ele é famoso pela publicação da obra Os Contos da Cantuária, uma das mais renomadas obras da literatura inglesa medieval. Em sua juventude tornou-se conhecido tradutor do francês e do latim. Ao participar, durante algum tempo, da Guerra dos Cem Anos, travada entre Inglaterra e França, ele tornou-se prisioneiro em solo francês, no ano de 1539, sendo libertado de seu cativeiro pelo rei Eduardo III. Retornando a sua terra natal, ele contrai matrimônio e retoma seus trabalhos na corte, desta vez como diplomata. Sua nova ocupação lhe permite viajar por vários recantos, principalmente a França, para onde ele segue diversas vezes entre 1370 e 1378, encantando-se cada vez mais com a literatura francesa. Ele também vai a trabalho para Flandres, Navarra e Itália, onde conhece os trabalhos de Dante, Boccaccio e Petrarca, com quem ele parece ter entrado pessoalmente em contato.

Esta mistura de influências e a variada gama filológica por ele conquistada neste mergulho nas mais diferentes culturas foi impressa em sua obra, moldando o idioma inglês daquela época, dotando-o da receptividade e da plasticidade que o caracterizariam posteriormente. Ela foi estruturada, assim, como uma língua apta a abrigar qualquer expressão idiomática proveniente do exterior. Chaucer morreu no dia 25 de outubro de 1400, com a saúde já debilitada.

Artes: Jean-Baptiste Debret Jean-Baptiste Debret foi um importante artista plástico (pintor e desenhista) francês. Nasceu em 18 de abril de 1768, em Paris, e faleceu na mesma cidade em 28 de junho de 1848. Debret integrou a Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil em 26 de março de 1816. Suas obras formam um importante acervo para o estudo da história e cultura brasileira da primeira metade do séculoXIX. Na juventude, Debret estudou na Escola de Belas Artes de Paris. Estudou também engenharia no Institut de France. Em 1816, integrou a Missão Artística Francesa, organizada por D. João VI de Portugal, cujo objetivo principal era fundar no Brasil a Academia de Belas Artes. Viveu 15 anos no Brasil (até 1831), onde organizou sua grande obra: o livro ilustrado Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Nesta obra apresenta diversas pinturas sobre o povo brasileiro, paisagens, sociedade, cultura e arquitetura do Brasil. As 153 pranchas foram acompanhadas por textos descritivos.

Nos anos de 1834, 1835 e 1839 publicou na Europa, respectivamente, os três tomos de sua obra Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Debret é considerado um artista cujas obras se enquadram no estilo romântico. Porém, alguns estudiosos de artes plásticas, consideram Debret como um pintor do neoclassicismo. Antes de morar no Brasil, retratou na França temas religiosos, bélicos e ligados ao imperador francês Napoleão Bonaparte. Detalhista, Debret buscou retratar, com o olhar de um viajante, todos os aspectos das cenas e regiões retratadas.

Educação Física: Guths Muths (1759 - 1839) Guts é conhecido como aquele que desenvolveu as regras para as práticas da educação física, introduzindo um sistema de exercícios nas grades escolares, com os princípios básicos da ginástica artística. Em 1793, Muths publicou Gymnastik für die Jugend, o primeiro livro escrito sistematizado da ginástica. Sete anos mais tarde, seu livro fora traduzido para a língua inglesa e publicado, na Inglaterra - onde se tornou referência no meio.

Tecnologia da Informação e Comunicação: Dennis Stevenson Nasceu em Edimburgo, em 19 de julho de 1945, foi educado na Glenalmond College e Faculdade do rei, Universidade de Cambridge. Foi o primeiro a utilizar a expressão TI foi primeiro usada em 1997, do governo britânico e promovida pela documentação do Novo Currículo Britânico em 2000.