Faculdade Pitágoras – Campus Fadom.  Para dar início a esse conteúdo há a necessidade de se conhecer conceitos que são a base dessa disciplina. Outros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
O QUE É ÉTICA?.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
Epistemologia genética – Jean Piaget
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
COMPLEXIDADE SISTÊMICA
Objetivos Constituir um conjunto de informações sobre o funcionamento da empresa; Dar forma às informações que irão dar apoio a tomadas de decisão posteriores;
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.

Redação Publicitária I
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Revisão para Avaliação I
Prof. Everton da Silva Correa
Algoritmos.
Uso e normas da língua Linguagem
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Professora Suraia Rahmé
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
O Discurso Joselita Boaventura e Íngrede Sacramento DMMDC/FACED/UFBA 15/10/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos.
CIDADE DIGITAL.
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Estudo do comportamento verbal
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
Learning Networks in Practice Stephen Downes Aprender em comunidades […] aprender é imergir-se na rede. É expor-se às instâncias atuais da disciplina que.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Filosofia O que é filosofia?.
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
UML Diagrama de classes.
IUM Aula 09.
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Homem X Comunicação.
A Comunicação e seus Conceitos
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Linguagens de Programação
Paloma Dias Silveira 1 Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem Othon.
Desafios para a Inovação Lisboa, 14 de maio de 2015.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Aplicativos Web – Web Design
Interface Homem/Máquina
O Chat Como Espaço de (Inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin Seminário de Educação a Distância 2010 NUTES/UFRJ.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
ESCALA.
Faculdade Pitágoras – Campus Fadom.  Para armazenar dados em aplicações MIDP podemos utilizar o RMS.  RMS utiliza memória do dispositivo para armazenamento.
Evolução dos Games Usabilidade, Interface e Jogabilidade.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
OFICINAS CULTURAIS (Aula 2)
Gestão Estratégica de Negócios
Ética.
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
Funções da Linguagem.
Psicologia da Educação
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

Faculdade Pitágoras – Campus Fadom

 Para dar início a esse conteúdo há a necessidade de se conhecer conceitos que são a base dessa disciplina. Outros conceitos, não menos importantes, serão apresentados posteriormente, de acordo o desenvolvimento do conteúdo.

 O primeiro destes conceitos é o conhecimento do que vem a ser interação. Interação pode-se definir sucintamente como a atuação de um agente em outro, ou seja, a “ação entre”; segundo a própria estrutura da palavra – interação. Este agente pode ser ativo em determinada situação e, em outra, deixar-se agir pelo outro, isto é, submeter-se à ação do outro. A interação então é o princípio fundador da linguagem, sendo que o sentido do que se quer transmitir depende da relação entre sujeitos, ou agentes.

 Semelhante ao termo “ação”, o termo “atividade” significa a qualidade ou estado do que é ativo, isto é, representa a possibilidade e a faculdade de operar. Assim, “atividade” comportaria múltiplas e variadas ações, mas não estaria restrita a elas, pois em uma atividade também está agregado um conjunto de estratégias e escolhas para as ações. Quando se une o termo “inter”, surge a “atividade entre” e não a “ação entre”. Forma-se então a idéia de que interatividade é o processo que favorece a participação ativa de agentes ou sujeitos.

 Aplicando este conceito à informática, a interatividade digital pode ser entendida como um diálogo homem-máquina, através de uma zona de contato chamada de interface gráfica. A interface seria então, a princípio, o meio (hardware,software) no qual se dá o processo de interação e interatividade; uma espécie de “conversação” entre o homem e a máquina por meio de um ambiente.

FIM