Fatores importantes na determinação de rotas

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Fatores importantes na determinação de rotas Localização – Fábricas, depósitos, lojas ou consumidores: Endereço, fuso horário, latitude, longitude; Janela de serviço; Velocidade de carregamento; Outros: compatibilidade dos caminhões. Pedidos – Solicitações de transporte: Locais de retirada e entrega; Janela de serviço de retirada e entrega; Tipo de pedido (commodity ou não); Peso, volume, paletes, número de peças; Tempo de carga e descarga; Outros: parâmetros de roteirização, ordem de precedência, consolidação. Consolidação de pedidos: Consolidação não permitida – deve ser entregue diretamente e separadamente; Consolidação permitida – pode ser entregue junto com outros pedidos em um carregamento. Zhi-Long Chen

Fatores importantes na determinação de rotas Transportadores – provedores de serviços de transporte: Modos de transporte; TL, LTL, Encomendas, Ferroviário, Intermodal; TL – Frota (pertencentes a quem envia); Contratados. Caminhões: vários tipos, capacidades de peso, volume, paletes: Atributos: desempenho (descontos), paradas, descanso, cálculo de quilometragem, esperas, movimentos contínuos; Outros: contratos, máximo de horas para cada deslocamento. LTL – quem envia não roteiriza (responsabilidade do transportador): Atributos: desempenho, comprometimento, freqüência de retiradas. Atributos comuns: áreas servidas, custos por tipo de veículo para cada transportador. Custos – Calculando custos de transportes: custos fixos e variáveis e outros fatores determinados por transportadores e tipos de veículos. Custos TL – por transportador, por tipo de veículo e locais de entrega: Quilometragem; Diárias e pernoites dos motoristas; Custo de interrupções; Custo de espera. Custos LTL – por transportador: Custo mínimo; Fracionamento da carga. Zhi-Long Chen

Restrições importantes na determinação de rotas Restrições da janela de serviço (retirada e entrega): Cada local pode ter múltiplas janelas de serviço (variando nos dias da semana e nos meses); Cada pedido tem uma janela de serviço para retirada e outra para entrega; Tempo de espera em cada local – função do horário de partida de cada viagem. Restrições de capacidade (cada pedido tem peso, volume, paletes): As restrições devem ser satisfeitas em todos os movimentos durante a viagem, não se pode exceder as capacidades dos veículos. Restrições de trabalho dos motoristas (sindicatos e legislação): Tempo máximo dirigindo (10 horas) antes de um descanso de 8 horas, tempo máximo trabalhando (15 horas) antes de um descanso de 8 horas, duração máxima da viagem (144 horas). Restrições de precedência: Para cada pedido, retirar antes, entregar depois; Os primeiros pedidos retirados serão os últimos a serem entregues. Restrições de compatibilidade: Compatibilidade entre: Pedidos – veículos; Veículos – locais; Pedidos – pedidos; Deve ser satisfeita quando selecionar tipos de veículos e consolidar pedidos. Estrutura de custos: O custo de uma viagem é determinado por vários fatores; Custo fixo; Quilometragem carregado; Quilometragem vazio; Tempo de espera; Tempo de descanso; Número de paradas; Diferentes transportadores e tipos de veículos podem ter diferentes estruturas de custos. Zhi-Long Chen

Roteirização de veículos Os métodos básicos de roteirização dividem-se em: Construção ou Melhoria; Capacitado ou Não-Capacitado.