DISTRIBUIÇÃO DE POISSON

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lei de Little.
Advertisements

Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
Algoritmos para Geração de Variáveis Aleatórias
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
Cartas de Controlo por Atributos
Variável Aleatória Contínua
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
ESTIMAÇÃO.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E EXERCÍCIOS – CAP. 4
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica 15/03/2011.
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica II período 19/04/2011.
Estatística Aula 15 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
Capítulo 5 A Distribuição Normal de Probabilidade
Capítulo 4 Distribuições de Probabilidade
Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
Variáveis Aleatórias Contínuas
Métodos de distância e modelos de evolução molecular
CAPÍTULO I- TEORIA DAS PROBABILIDADE
Probabilidade.
Variáveis aleatórias Uma variável aleatória, X, é uma função que associa um valor numérico aos possíveis resultados de um experimento probabilístico.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010 Camilo Daleles Rennó
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Distribuições Discretas Camilo Daleles Rennó
VALORES ESPERADOS.
FUNÇÃO CARACTERÍSTICA
Função de uma Variável Aleatória
Distribuições discretas
Apêndice.
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Variáveis Aleatórias Discretas-II-1; Função de Distribuição de X
Modelos de distribuição de erros
TEORIA DE FILAS SERVIÇO BULK
Distribuição da Proporção Amostral
Soluções Analíticas para Distribuições Discretas na GSPN César Augusto L. Oliveira
Distribuições de Probabilidade 1 ESTATÍSTICA PARA ENGENHARIA CAPÍTULO 5 DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
A probabilidade de X tomar um dado valor é zero. Calcula-se a probabilidade de X estar dentro de um intervalo. Função de densidade 1. f(x) ≥ 0 +  2. 
Aula 9 - Amostragem, probabilidade, distribuição binomial
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
Intervalo de Confiança para Proporção
3. Distribuições de probabilidade
Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade
Unidade IV – Probabilidade
Probabilidade e Estatística para Avaliação de Desempenho
Capítulo 4 As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Sumário 4.1 Introdução 4.2 Distribuição.
Modelos de evolução molecular
Variáveis Aleatórias e Principais Modelos Discretos VICTOR HUGO LACHOS DAVILA AULA 6-8:
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO (CEP)
PROCESSO DE POISSON [ Parte II ] 1 - INTRODUÇÃO 2 - PROCESSO DE POISSON 3 - TEMPOS DE CHEGADA 4 - TEMPOS ENTRE CHEGADAS 5 - PROCESSOS DE RENOVAÇÃO 6 -
Experimento Aleatório Experimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incertoExperimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incerto.
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Medidas Resumo: Medidas de Posição Medida de Dispersão
Probabilidade Modelos de Distribuições Contínuas:
Exercícios de Estatística
Exercícios Distribuições Discretas e Contínuas, Teorema do limite Central e Aproximações.
A expectativa de vida de uma determinada marca de pneu é normalmente distribuído com uma média de e um desvio padrão de 5,000 milhas. Qual é a probabilidade.
Distribuição Binomial – problema das provas repetidas Exemplo: Lança-se um dado, com as faces numeradas de 1 a 6, 10 vezes 1.Determina a probabilidade.
GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade Camilo Daleles Rennó
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Transcrição da apresentação:

DISTRIBUIÇÃO DE POISSON

Distribuição discreta de probabilidade aplicável a ocorrências de um evento em um intervalo especificado. TAXA

EXEMPLOS: usuários de computador ligados à Internet Clientes chegando ao caixa de um supermercado. Acidentes com automóveis em uma determinada estrada . Número de carros que chegam a um posto de gasolina. Número de aviões sequestrados em um dia.

Número de falhas em componentes por unidade de tempo. Número de requisições para um servidor em um intervalo de tempo t. Número de peças defeituosas substituídas num veículo durante o primeiro ano de vida.

Em todas estas situações, temos um conjunto de ocorrências que satisfazem as seguintes condições: O número de ocorrências de um evento em um intervalo de tempo (espaço) é independente do número de ocorrências do evento em qualquer outro intervalo disjunto. Ocorrências independentes umas das outras e a probabilidade de duas ou mais ocorrências simultâneas é praticamente zero.

O número médio de ocorrências por unidade de tempo (espaço) é constante ao longo do tempo (espaço). Ocorrências distribuídas uniformemente sobre o intervalo considerado. O número de ocorrências durante qualquer intervalo depende somente da duração ou tamanho do intervalo; quanto maior o intervalo, maior o número de ocorrências.

Portanto: A variável aleatória X é o número de ocorrências do evento no intervalo. O intervalo pode ser o tempo, a distância, a área, o volume ou outra unidade análoga.

Esta distribuição representa a probabilidade de que um evento ocorra um nº especificado de vezes em um intervalo de tempo (espaço), quando a taxa de ocorrência é fixa:

x = valor da v. a. node ocorrências do evento em um intervalo λ= taxa de ocorrência do evento x (nº esperado de eventos) e ≈2,71828 (constante natural)

EXEMPLO: Uma central telefônica tipo PABX recebe uma média de 5 chamadas por minuto. Qual a probabilidade deste PABX não receber nenhuma chamada durante um intervalo de 1 minuto?

Reforçando.... A distribuição de Poisson exige que: A variável aleatória X seja o nº de ocorrências de um evento em um intervalo. As ocorrências sejam aleatórias . As ocorrências sejam independentes umas das outras. As ocorrências tenham a mesma probabilidade sobre o intervalo considerado.

Os parâmetros da distribuição de Poisson: Média = λ Desvio padrão = √λ

A distribuição de Poisson DIFERE DA Distribuição Binomial em dois aspectos: A binomial é afetada pelo tamanho da amostra n e pela probabilidade p, enquanto a Poisson é afetada apenas pela taxa de ocorrência (média) λ. Em uma binomial, os valores possíveis da variável aleatória X são 0, 1, 2, ..., n (limite máximo), enquanto que em uma Poisson os valores possíveis de X são 0,1,2,3 ... (sem limite superior)

OBSERVAÇÃO FINAL: Podemos utilizar a Distribuição de Poisson como uma aproximação da Distribuição Binomial quando: “n” é grande e “p”, muito pequeno. n ≥100 e n.p ≤10 (regra empírica) Ao utilizarmos Poisson como aproximação da Binomial, podemos achar o valor de λ pela fórmula: λ= n . p

Exercício 1: No estudo de átomos de Césio durante 365 dias, 1.000.000 átomos deterioraram-se para 977.287 átomos. Determine o número de átomos médio que se deterioraram por dia. Qual a probabilidade de, em qualquer dia, 50 átomos se deterioram?

Exercício 2: O governo de uma ilha informou que durante um período de 20 anos, 196 turistas faleceram. a) Qual a média do número de turistas que faleceram por ano? b) Qual a probabilidade de nenhum turista falecer no próximo ano? c) Qual a probabilidade de 4 turistas falecerem no próximo ano?

Exercício 3: 5% das televisões fabricadas têm defeito: Qual a probabilidade de duas em cem televisões ( escolhidas aleatoriamente) terem defeito? Qual a probabilidade de duas em cem televisões ( escolhidas aleatoriamente) terem defeito, utilizando a aproximação da distribuição de Poisson à distribuição Binomial?

Exercício 4: Um jogador joga na roleta duzentas vezes e aposta sempre no número sete. A probabilidade de ganhar em cada jogada é 1/38. Qual a probabilidade de perder nas duzentas vezes?