Grupo de Microbiologia Aplicada (GMBio)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Micróbios Inofensivos
Advertisements

Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA
Bioprocessos Programa de Graduação em Biotecnologia 2013/1.
Metabolismo Bacteriano
Biotecnologia Prof.
Energias Químicas no Cotidiano
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Sumário Análise crítica de dois artigos referentes à sobre produção de alimentos com recurso à biotecnologia e o problema da fome no mundo. A produção.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
BIOMASSA Energia alternativa.
Extração de DNA de Plantas.
Isótopos Estáveis e Produção de Bebidas:
Tópicos em processos fermentativos
Cristina Machado Embrapa Agroenergia
Microorganismos úteis na tecnologia de alimentos
ENGENHARIA BIOQUÍMICA Prof. Dr. João Batista de Almeida e Silva
Reino Monera Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
PRODUÇÃO DE LEITES FERMENTADOS Professora: Drª. Vânia Paschoalin
Utilização dos materiais que chegam às células
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Biomassa.
Tecnologia dos Alimentos
Introdução a Bioprocessos
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Universidade Federal da Bahia
Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,
Introdução a Engenharia de Alimentos
AGRENER GD e 8 de junho de 2006, Campinas-SP
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Programa de Planejamento Energético COPPE/UFRJ
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
Metabolismo energético
Atividade da α-amilase (U/g quirera de arroz)
1 Rio de Janeiro, 28 e 29 de julho de 2005 Rosenira Serpa da Cruz Pesquisas em produção de biodiesel no Estado da Bahia Universidade.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
Jair Juarez João(PQ), Leilane Cândido Delfino (IC).
Preparo de meio (mosto) para fermentação
Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo.
Fermentações Alimentares
Açúcar e Álcool PROCESSOS DA INDÚSTRIA QUÍMICA Dr. Luiz Márcio Poiani
O que é energia? Física: É a capacidade de realizar trabalho;
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
Introdução à Engenharia Bioquímica
Introdução à Engenharia Bioquímica CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Histórico da Engenharia Bioquímica - interação entre biólogos e engenheiros, a produção de.
ENEM QUÍMICA Prof. João Batista de Castro.
Produção de proteína microbiana (SCP)
Grupo Energia - Projeto Etanol (MCT/NIPE)
Comissão de Cooperação Nacional e Internacional CCNInt.
Tecnologia Farmacêutica
Utilização dos materiais que chegam às células
ENGENHARIA BIOQUÍMICA Prof. Dr. João Batista de Almeida e Silva
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Energia das Biomassas.
1 26/06/2008 Programa Bioenergia Paulo Seleghim Júnior NETeF / EESC / USP Tecnologias Industriais para o Processamento de Bagaço de.
Aspectos econômicos relativos à Separação e Recuperação de Bioprodutos Classificação dos bioprocessos -Bioprocessos REATIVOS -Bioprocessos EXTRATIVOS.
Separação e Recuperação de Bioprodutos Prof. Arnaldo Márcio R. Prata
Painel Bioenergia: Etanol e Biodiesel IEA-USP, Tecnologia para o etanol combustível: situação atual e perspectivas Isaias C Macedo – NIPE, UNICAMP.
QUÍMICA NO COTIDIANO Beatriz Nº02 Diego Nº03 Mª Catharina Nº12 Victor Gulfier Nº16 3ºAEM.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Pesquisa da Fosfoetanolamina Ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Audiência Pública CCT – CAS – CDH 05/04/2016 Jailson Bittencourt de.
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
PROCESSOS ENERGÉTICOS CELULARES
Apoio Financeiro: FAPESC Determinação de maltose em xarope produzido com resíduos de arroz como fonte de amido. Engenharias: Processos Bioquímicos Maiara.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
Segunda Geração como Vetor para o Desenvolvimento Nacional baseado em Inovação sobre a Biomassa Gonçalo A. G. Pereira UNICAMP.
Transcrição da apresentação:

Grupo de Microbiologia Aplicada (GMBio) Pesquisadores: Arnaldo Márcio Ramalho Prata Inês Conceição Roberto – CNPq 1D Ismael Maciel de Mancilha – CNPq 2 João Batista de Almeida e Silva –CNPq 2 Maria das Graças de A. Felipe – CNPq 1C Silvio Silvério da Silva – CNPq 2 Técnicos: Rita de Cássia L. B. Brambila (Dra.) Adilson Nicamor Paulo Roberto da Silva FEV/2007

Objetivos Desenvolvimento de novos produtos e processos a partir de matérias-primas renováveis, visando contribuir com os avanços tecnológicos na área de biotecnologia.

Obtenção de Alimentos Fermentados e Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento de Processos Fermentativos Aproveitamento de Resíduos Agro-industriais Obtenção de Alimentos Fermentados e Nutracêuticos

Bagaço de cana de açúcar (Bactérias, leveduras e fungos) Matérias Primas e Produtos Bagaço de cana de açúcar Palha de arroz e trigo XILITOL ETANOL BUTANODIOL ENZIMAS Malte e Cevada Casca de aveia Eucalipto Pré-tratamentos ÁCIDO CÍTRICO BEBIDAS PROBIÓTICOS BIOPROCESSOS (Bactérias, leveduras e fungos)

Projetos em Andamento: Separação seletiva das principais frações orgânicas do bagaço de malte visando a produção de aditivos alimentares (xilitol e ácido lático) por processo biotecnológico. Avaliação das condições de hidrólise ácida da casca de aveia para obtenção de hidrolisado e produção biotecnológica de xilitol. Avaliação de polímeros de origem vegetal na destoxificação do hidrolisado hemicelulósico de bagaço de cana-de-açúcar e purificação do xilitol obtido por fermentação. Implementação de nova proposta tecnológica de produção de xilitol usando via enzimática como uma alternativa aos processos fermentativos tradicionais. Uma nova proposta de aplicação farmacêutica do xilitol produzido por via química e por via biotecnológica para o controle da dermatite atópica - Fase 1: Estudos Pré-Clínicos. Avaliação do efeito de microrganismos probióticos sobre Eimeria em Rattus norvegicus.

Projetos em Andamento: Estabelecimento de novos protocolos operacionais para imobilização de células de C. guilliermondii em gel de PVA visando a produção de xilitol a partir da fermentação de bagaço de cana-de-açúcar. Fermentação contínua de cerveja obtida pelo processo high-gravity utilizando bagaço de malte como suporte para imobilização de leveduras. Produção de enzimas e de aditivos alimentares por via biotecnológica empregando matérias-primas lignocelulósicas. Avaliação do efeito imunomodulador de espécies de Lactobacillus.

Dissertações e Teses do GMBio no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial Defendidas Em andamento Doutorado 14 13 Em relação ao programa 62% 47% Mestrado 32 15 Em relação ao programa 47% 54% Iniciação Científica em andamento - 15 Produção total dos docentes (periódicos) - 335

Colaborações Científicas Nacionais: USP; IPT; UNESP; FATEA; UFMG; UNB; UFV; UNICAMP; UENF. Internacionais: Instituto Cubano de Investigaciones de los Derivados de la Caña de Azúcar /Cuba; Universidad de Matanza/Cuba; Universitá del Studi de Genova/Itália; Universidad Autônoma de Tamaulipas/México; Colorado State University/USA; Yeast and Renewable Research/USA; Guangxi Institute of Botany/China; Royal Institute of Technology/Suécia); Universidade do Minho/Portugal; Gesellschaft Fur Biotechnologische Forschung/Alemanha.