Especialidade de Répteis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações e Curiosidades
Advertisements

Répteis.
Anfíbios Prof. Edinho.
COBRAS VENENOSAS E NÃO VENENOSAS Prof. Evandro Marques
BIOLOGIA 2º Ano - CTA PROFª MARCIA.
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
Animais do pantanal Alunos: Muryel, Thyago e Gabriel. 3º E.M. A Professora : Jaqueline.
Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
Classes Amphibia e Reptilia
RÉPTEIS.
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
R é p t e i s Turmas 61 Prof. Luiz Antônio Tomaz.
ANFÍBIOS.
Classe dos Répteis.
Super-classe Tetrápodes
Répteis.
Professora: Rosana Moraes
Répteis Reptare= rastejar
REVISÃO DE CIÊNCIAS 2º BIMESTRE 2º ANO
Cordados O filo Chordata divide-se em:
Répteis.
Ambiente Adaptados a lugares com baixa umidade.
Trabalho de pesquisa sobre as SERPENTES
Trabalho de pesquisa-2ºperíodo
Animais Laís Carla. Pedagogia.
O cágado Tudo sobre o cágado.
Diversidade animal IV.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Filo Chordata (Cordados)
Anaconda Verde (Eunectes murinus)
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Leonardo ,Lorena,Milena,Odécio
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
Animais Vertebrados e Invertebrados.
RÉPTEIS.
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Répteis.
Peixes Anfíbios Répteis
AULA 26 Répteis.
Os animais Características dos animais: mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e insectos.
RÉPTEIS Profº André Maia.
Reino Animalia - Répteis
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE
Colégio Cenecista Dr. José Ferreira
Mais adaptados ao meio terrestre
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Programa Hábitos Noturnos
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Classe Reptilia Marcos Magalhães.
PROFESSORA: DEBORA  Reprodução sexuada e assexuada.
Plano de aula Aluno: Sebastião Afonso Serie: 2° ano
RÉPTEIS.
Evolução da classe Reptilia
Filo: Cordados Classe : Répteis
Répteis.
Animais.
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
RÉPTEIS.
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
RÉPTEIS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Marcôncio.
Elementos teórico conceituais de Ciências Naturais para as primeiras séries do Ensino Fundamental Bloco 3 – aula 3 Profa. Cláudia Galian.
Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.  Continuação sobre anfíbios  Fisiologia - Pele: fina e permeável necessitando sempre estar úmida (glândulas mucosas.
ANIMAIS 4º A N O.
Transcrição da apresentação:

Especialidade de Répteis Rossalles Freitas

Características Possuem a pele revestida por escamas; Nascem através de ovos postos pelas fêmeas; São seres rastejantes; São pecilotermos, ou seja, a temperatura de seu corpo é variada; Escamas de um ofídio São animais vertebrados; Respiração pulmonar.

Divisão Os répteis dividem-se em 4 ordens distintas: Ofídios – Os ofídios são as cobras e as serpentes. Não possuem pernas ou braços, são animais peçonhentos e normalmente carnívoros. Onde vive: Desde o México até o norte da Argentina, Paraguai e Bolívia. Alimentação: Pequenos mamíferos, aves e pequenos lagartos. Cascavel

Onde vive: Desde o México passando pela América Central, até a metade norte da América do Sul, no limite sul do Peru, Brasil e Bolívia. Alimentação: alimenta-se de animais de pequeno porte que vivem nas árvores, onde esta também vive por ter uma ótima técnica de camuflagem. Cobra bicuda Crocodilianos – São os maiores predadores da família dos répteis. Possuem um grande porte e são carnívoros poderosos. A ordem dos crocodilianos abrange jacarés, crocodilos, aligátores, etc. Onde vive: Em toda a América do Sul onde ocupa uma área ampla. É mais comumente encontrada na bacia amazônica. Pode atingir 4 metros de comprimento. Alimentação: É predador de qualquer animal, mamíferos, aves, peixes, de pequeno e grande porte. Jacaré amazônico

Onde vive: É um dos maiores crocodilos podendo chegar a 5m Onde vive: É um dos maiores crocodilos podendo chegar a 5m. Antigamente encontrado em toda a África inclusive em Madagascar. Alimentação: Em geral peixes e mamíferos, seu ataque é rápido e imprevisível. Crocodilo do Nilo Quelônios – São os mais bem protegidos entre os répteis. Constituem esta ordem os jabutis, cágados e tartarugas. Jabuti Radiado Onde vive: Na região costeira sul e oeste de Madagascar. Alimentação: Plantas e cactos.

Onde vive: Encontra-se distribuída pela península Ibérica, norte da África e sul da França Alimentação: minhocas, artrópodes, anfíbios, peixes e carniça. Tartaruga Aquática Espanhola Lacertílios – A última divisão dos répteis, fazem parte os lagartos, lagartixas, calangos, etc. Basilisco Onde vive: Vive nas regiões quentes da América tropical. Alimentação: Vegetais e pequenas presas como artrópodes.

Onde vive: Nas ilhas de Komodo na Indonésia. Alimentação: se alimenta de todo o tipo de animais, inclusive Javalis, cervos e pequenos búfalos. Dragão de komodo

Répteis Venenosos No Brasil, os únicos répteis verdadeiramente venenosos são os ofídios. Destacam-se entre elas os principais grupos: Cascavéis Urutus Jararacas Surucucus

O dragão de komodo não possui veneno mas uma mordida dele pode matar O dragão de komodo não possui veneno mas uma mordida dele pode matar. Isso porque ele possui aproximadamente 60 bactérias diferentes em sua boca.

Picada de cobra Para picadas de cobra, existe apenas uma solução: O soro antiofídico. Este soro é fabricado com o próprio veneno da cobra e pode salvar a pessoa dos efeitos terríveis que a peçonha de uma cobra pode causar. Todas as cobras são peçonhentas, mas alguns venenos são mais letais que outros, veja a seguir a foto de um dos efeitos da picada de uma cobra altamente venenosa.

Jamais deve-se fazer torniquete, chupar o veneno, furar, cortar com uma faca, isso tudo não servirá de nada. Em caso de torniquete, a pessoa poderá adquirir uma gangrena e isso a levará a ter de amputar um membro ou até mesmo a morte. Torniquete Gangrena

Quando se é picado por um cobra, deve-se procurar identificar o animal, eliminá-lo para levá-lo até o hospital é a melhor opção. Após identificar é que se terá certeza absoluta de que o animal, neste caso o ofídio, possui um veneno letal ou não. Mesmo sendo venenosa ou não, deve-se lavar o local da picada, acalmar a vítima para que o veneno não se espalhe, e levá-la o mais rápido possível para tomar o soro.

Repteis, diversidade entre a espécie PARTES DO CORPO  LAGARTO  TARTARUGA  CROCODILO  COBRA  Olhos  Presente  Ouvidos  Coração  3 Cavidades  4 Cavidades  Dentes  Bico Córneo  c/ ou s/ Inoculador  Pulmões  Membros  4 Membros  Ausente  Cauda  Alongada  Pequena  Escamas  2 Carapaças  Placas Córneas  

Lição Espiritual Existem algumas histórias na Bíblia que envolvem cobras, serpentes e algum outro réptil. Uma delas é a história da serpente de bronze, que se encontra no livro de Números 21:4-9. O povo praguejava contra Deus e Sua liderança por ter os libertado do Egito e agora estarem no deserto vagando em busca da terra que foi prometida pelo próprio Deus, a terra de Canaã. Então Deus mandou serpentes venenosas que morderam o povo e muito morreram. Então o povo viu que aquilo estava acontecendo porque estavam se afastando de Deus e rogaram a Moisés que orasse a deus em favor do povo. Então Deus ordenou que Moisés fizesse uma serpente de bronze e todo que fosse mordido deveria olhar para ele para ser curado, Moisés foi e fez.