Um novo desafio cada vez mais presente : o hipertexto e a internet na sala de aula Apontamentos a partir do texto Leitura, texto e hipertexto, de Antônio Carlos Xavier
Novos objetos de leitura Multisemiose: sons, gráficos, ícones animados, tabelas tridimensionais Organização em rede (hipertexto) Navegação no oceano digital (internet) Discussões em curso no mundo são disponibilizadas na rede Exploração de mais informações por hiperlinks
Vantagens da apropriação do ciberespaço Possibilidade de maior quantidade e qualidade de informação Verificação da veracidade de informações e a fundamentação de argumentos Possibilidade de trocas com outros internautas Domínio de diferentes linguagens
Trilhas que norteiam a leitura hipertextual O produtor disponibiliza ou não certos links O leitor acessa ou não os links disponibilizados As trilhas podem contribuir para a ampliação da interpretação sobre um tema Mas também podem levar a uma leitura desorientada e dispersa
Links armadilhas
Ex.: 2 tipos de links A noz é uma fruta considerada seca, portadora de uma semente; semente
Imprevisibilidade “o navegador poderá descobrir fatos e histórias interessantes, mas poderá também se emaranhar em uma teia intrincada e confusa”
Autoria Criação de blogs Democratização: qualquer um pode ser autor Processo recorta-e-cola Direitos autorais Intervenção social através da produção de novos discursos
acervo-experimente/503/criar-perfil-de- personagens-literarios.html?pagina=3http:// acervo-experimente/503/criar-perfil-de- personagens-literarios.html?pagina=3
interna.php?experimento=249&POR+QUE +OS+ELEFANTES+TEM+ORELHAS+GR ANDES#tophttp://pontociencia.org.br/experimentos- interna.php?experimento=249&POR+QUE +OS+ELEFANTES+TEM+ORELHAS+GR ANDES#top
erno_virtual/caderno/poema/jogo.htmlhttps:// erno_virtual/caderno/poema/jogo.html