Um novo desafio cada vez mais presente : o hipertexto e a internet na sala de aula Apontamentos a partir do texto Leitura, texto e hipertexto, de Antônio.

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Transcrição da apresentação:

Um novo desafio cada vez mais presente : o hipertexto e a internet na sala de aula Apontamentos a partir do texto Leitura, texto e hipertexto, de Antônio Carlos Xavier

Novos objetos de leitura  Multisemiose: sons, gráficos, ícones animados, tabelas tridimensionais  Organização em rede (hipertexto)  Navegação no oceano digital (internet)  Discussões em curso no mundo são disponibilizadas na rede  Exploração de mais informações por hiperlinks

Vantagens da apropriação do ciberespaço  Possibilidade de maior quantidade e qualidade de informação  Verificação da veracidade de informações e a fundamentação de argumentos  Possibilidade de trocas com outros internautas  Domínio de diferentes linguagens

Trilhas que norteiam a leitura hipertextual  O produtor disponibiliza ou não certos links  O leitor acessa ou não os links disponibilizados  As trilhas podem contribuir para a ampliação da interpretação sobre um tema  Mas também podem levar a uma leitura desorientada e dispersa

Links armadilhas

Ex.: 2 tipos de links A noz é uma fruta considerada seca, portadora de uma semente; semente

Imprevisibilidade “o navegador poderá descobrir fatos e histórias interessantes, mas poderá também se emaranhar em uma teia intrincada e confusa”

Autoria  Criação de blogs  Democratização: qualquer um pode ser autor  Processo recorta-e-cola  Direitos autorais  Intervenção social através da produção de novos discursos

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