Outras épocas, outros lugares. O fascismo ainda é possível? O fascismo ainda é possível? Obstáculos: repugnância ao regime; globalização econômica e declínio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS REGIMES TOTALITÁRIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA
Advertisements

“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
Fascistas No Poder O fascismo, movimento político iniciado na Itália após a Primeira Guerra Mundial, defendia a militarização e o corporativismo.
Quem tem direito ? Video 2:53
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
Ditadura e Totalitarismo
O Estado de bem estar social.
REVOLUÇÃO FRANCESA POLÍTICA, CULTURA E CLASSE
DEFINIÇÕES.
Regimes autoritários nos anos 30
SOCIALISMO CIENTÍFICO
Nazismo e Fascismo.
Socialismo.
Crise de 29 - Totalitarismo
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
Desenvolvimento Econômico
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Nazi-fascismo.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
(1919 – 1939)..
Colégio Militar de Belo Horizonte - História
Rumos da América Latina no Século XX
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
Capitulo 1- Povos e Nações
Obstáculos ao desenvolvimento
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Para uma visão marxista das relações internacionais
SOCIALISMO.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
História Econômica UNICURITIBA Relações Internacionais Professor Renato Carneiro 1º semestre de 2009
Fascismo alemão (nazismo)
GUERRA FRIA.
Prof. Raphael de Almeida Prado
GOVERNOS TOTALITÁRIOS – 1
Sociologia Por quê?.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA HISTÓRIA GERAL
Revolução Russa.
Revolução Russa Rússia.
NAZISMO E FASCISMO.
Capítul o 2. Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar Que o nosso amor pra.
Crise, ditaduras e democracia na década de 30
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
CAPITALISMO EM CRISE: O CRACK DA BOLSA DE NOVA YORK
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
A crise das democracias e a ascensão dos regimes autoritários.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
Prof. Luiz Felipe. Contexto da Rússia no inicio do século XX: Sociedade submetida a um Estado despótico (poder na mão do Czar com o apoio da Aristocracia);
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Rússia e Europa Oriental
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
Quebra de Paradigmas e o Cotidiano das Organizações
E.E. Miguel Sutil Disciplina: História Professora: Maria de Fátima Sobral Alunos: Glória Sthefanny Carvalho – Juverty Francisco do Carmo - João Gabriel.
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com 1.
Trotsky e o período tardio da revolução mexicana.
Transcrição da apresentação:

Outras épocas, outros lugares

O fascismo ainda é possível? O fascismo ainda é possível? Obstáculos: repugnância ao regime; globalização econômica e declínio do uso da guerra como instrumento político nacional. Obstáculos: repugnância ao regime; globalização econômica e declínio do uso da guerra como instrumento político nacional.

Se apresentado com uma nova roupagem, onde alguns de seus elementos definidores não teriam mais lugar no mundo do pós-guerra. Se apresentado com uma nova roupagem, onde alguns de seus elementos definidores não teriam mais lugar no mundo do pós-guerra. Se fosse entendido o renascimento do fascismo atualizado como o surgimento de algum tipo de equivalência funcional, e não uma repetição exata. Se fosse entendido o renascimento do fascismo atualizado como o surgimento de algum tipo de equivalência funcional, e não uma repetição exata.

A Europa Ocidental desde 1945 Mesmo após a derrota fascista movimentos herdeiros do regime surgiram após Mesmo após a derrota fascista movimentos herdeiros do regime surgiram após Novos recrutas para as direitas radicais européias. Novos recrutas para as direitas radicais européias. Nova geração das extremas direitas européias. Nova geração das extremas direitas européias.

Leste europeu pós- soviético Rússia e Leste europeu como solos férteis para movimentos de extrema direita Rússia e Leste europeu como solos férteis para movimentos de extrema direita

O Fascismo fora da Europa Divergentes definições do fascismo: Divergentes definições do fascismo:  Fascismo histórico que exigiria as pré- condições específicas da Europa  Fascismo como regime que pode se expansivo aos países do Terceiro Mundo. Exemplos fora da Europa. Exemplos fora da Europa.

Capítulo 8 Os regimes fascistas que conseguiram subir no poder provocaram um impacto humanitário por terem o poder de morte e guerra. Os regimes fascistas que conseguiram subir no poder provocaram um impacto humanitário por terem o poder de morte e guerra. Existiria, segundo Paxton, uma paixão doentia pela regeneração e purificação da nação. Existiria, segundo Paxton, uma paixão doentia pela regeneração e purificação da nação.

Interpretações conflitantes Stálin interpreta o regime limitando-o apenas como uma crise de superprodução capitalista. Stálin interpreta o regime limitando-o apenas como uma crise de superprodução capitalista. Outra interpretação é a que coloca a comunidade empresarial como vítima do fascismo, eximindo esse grupo da culpa. Outra interpretação é a que coloca a comunidade empresarial como vítima do fascismo, eximindo esse grupo da culpa.

Explicações psíquicas colocam os líderes e os seus públicos como doentes e insanos. Explicações psíquicas colocam os líderes e os seus públicos como doentes e insanos. Talcott Parsons vê o fascismo da mesma forma que os marxistas: onde seu surgimento é proporcionado pelo desenvolvimento econômico e social desigual em países que tiveram uma industrialização rápida e tardia. Talcott Parsons vê o fascismo da mesma forma que os marxistas: onde seu surgimento é proporcionado pelo desenvolvimento econômico e social desigual em países que tiveram uma industrialização rápida e tardia.

Hannah Arendt coloca que uma sociedade de massas desenraizadas sem vínculos sociais seria um local apropriado para o surgimento de uma ditadura de bases populares e poderes ilimitados. Hannah Arendt coloca que uma sociedade de massas desenraizadas sem vínculos sociais seria um local apropriado para o surgimento de uma ditadura de bases populares e poderes ilimitados. Outra interpretação, muito criticada, é a de Seymor Lipset que enxergava o fascismo como um ressentimento da classe média inferior Outra interpretação, muito criticada, é a de Seymor Lipset que enxergava o fascismo como um ressentimento da classe média inferior

Outra corrente criticada é a de que o fascismo teria como objetivo principal o fator econômico, o que, segundo, Paxton, é equivocado pois, apara ele, a economia se submetia aos fins políticos. Outra corrente criticada é a de que o fascismo teria como objetivo principal o fator econômico, o que, segundo, Paxton, é equivocado pois, apara ele, a economia se submetia aos fins políticos. Para o autor, Hitler e Stalin eram semelhantes por terem regimes totalitaristas. Para o autor, Hitler e Stalin eram semelhantes por terem regimes totalitaristas. O fascismo como uma espécie de religião política. O fascismo como uma espécie de religião política.

Fronteiras Fenômeno amplamente imitado resultando em modelos semelhantes. Fenômeno amplamente imitado resultando em modelos semelhantes. Diferenças entre fascismo e ditaduras militares. Diferenças entre fascismo e ditaduras militares. Limites entre autoritarismo e fascismos. Limites entre autoritarismo e fascismos.

O que é o fascismo? Visa a limpeza étnica e a expansão externa sem estar submetido a restrições éticas ou legais. Visa a limpeza étnica e a expansão externa sem estar submetido a restrições éticas ou legais. Nos dias de hoje pode ser encontrado sob formas de limitação das liberdades democráticas, racismo, xenofobia. Nos dias de hoje pode ser encontrado sob formas de limitação das liberdades democráticas, racismo, xenofobia.