FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
FTAD Formação Técnica em Administração
Planejamento e Controle de Estoque
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Gestão de stock Paulo Martins.
Materiais.
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
ESTOQUES.
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
CUSTOS.
Escola Secundária de Paços de Ferreira
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
ALMOXARIFADO É o espaço físico onde estão depositados os materiais de consumo para utilização regular da instituição. Setor responsável pelo recebimento,
FTAD Formação Técnica em Administração
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Conceitos Básicos de Estoques
Por que fazer gestão de estoques?
U01 Grupo 19X.
Armazenagem Prof. Eduardo Mangini.
Logística Empresarial
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
Atividades de Apoio da Logística
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO
Logística Empresarial
Controle de estoque.
ATIVIDADES DA EMBALAGEM
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Prof. Rosivaldo Batista Faculdade Integradas Ipiranga
Just in time Aula 07.
7 – CUSTOS LOGÍSTICOS Entre várias funções da logística, todos os custos são importantes, porém um custo chama a atenção, é exatamente o controle e a administração.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Custos com Embalagens e Manutenção de Estoque
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
ANÁLISE DE ESTOQUES.
Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção Matéria – SEP 201 – Projeto de Fábrica Prof. Oswaldo Luiz Agostinho.
Administração de Materiais Professor Carlos Eduardo
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO – EDITORA SARAIVA
Logística Empresarial
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
PREVENÇÃO DE PERDAS A prevenção de perdas é um conjunto de medidas cujo objetivo é impedir ou minimizar os prejuízos que uma empresa pode sofrer ao longo.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
logística armazéns gerais
logística de transporte armazéns gerais
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Custos Material Direto Estocagem
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Logística Política de Estoques.
Etapas do processo orçamentário
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES.
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
Sistemas de Planejamento de Produção
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem
Transcrição da apresentação:

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza

Cadastramento de Materiais Aula Anterior: Cadastramento de Materiais

CADASTRAMENTO DE MATERIAIS O QUE É??? O CADASTRAMENTO DE MATERIAIS nada mais é do que a inserção dos dados desses materiais em algum sistema de controle. Esse processo deve obedecer alguns padrões de modo que não haja nenhuma dúvida no momento em que precisem ser identificados.

Importamte Lembrar!!! Um mau cadastramento pode gerar, além de outros problemas, dificuldade de distinguir um produto do outro, demora nos processos de movimentação de estoques, erros nas entregas e, como consequência, insatisfação dos clientes.

Regras para Cadastramento A denominação deverá sempre ser no singular; O cadastramento deverá ser feito priorizando a natureza do material e não a sua forma ou apresentação. Ex.: Bobina de cobre (errado) Cobre bobina (correto);

Regras para Cadastramento Sempre utilizar o mesmo nome para materiais de mesma natureza; O nome do material deve ser sempre escrito na língua portuguesa. As abreviaturas têm que estar sempre padronizadas nas convenções usadas pelo Brasil. (ex. kg, cm, etc...);

CADASTRAMENTO DE MATERIAIS AGRUPAMENTO Na atividade de cadastramento, há o agrupamento de materiais semelhantes de acordo um determinado critério que auxiliam nas atividades de análise e armazenamento.

CADASTRAMENTO DE MATERIAIS CODIFICAÇÃO - Consiste em atribuir a cada material uma espécie de número de identidade que os distinga de todos os demais. Sendo assim num sistema de cadastramento organizado, cada material terá um e apenas um código e um código identificará um e apenas um produto agilizando assim os processos logísticos.

SISTEMAS DE CODIFICAÇÃO Sistema de codificação alfabética Ex: Código Produto CCpet/A refrigerante coca-cola pet 2l

SISTEMAS DE CODIFICAÇÃO Sistema de codificação numérica Ex: Código Produto 4214 Margarina qualy 500g

SISTEMAS DE CODIFICAÇÃO Sistema de codificação alfa-numérico Ex: Código Produto CC280 refrigerante coca-cola 280

SISTEMAS DE CODIFICAÇÃO Sistema de codificação decimal simplificada Ex: Código Produto Cod.: 01.002.002-7 – Picanha maturada

Armazenagem de Materiais AULA DE HOJE: Armazenagem de Materiais

Armazenagem de Materiais O que é??? É a atividade que permite manter bens e materiais, secos ou refrigerados, em instalações e com registros adequados viabilizando a sua perfeita conservação.

Armazenagem de Materiais O que é??? Refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como: localização, dimensionamento da área, arranjo físico.

Principais Objetivos Proteger os materiais da maneira mais econômica e racional possível. Conservar os materiais, de acordo com as suas propriedades e especificações A maximização do uso dos espaços, aumentando a área estática através do uso de páletes, permitindo o armazenamento de um número maior de produtos; Acesso rápido aos itens armazenados, através do uso de endereço, evitando o gasto de tempo durante a sua busca;

Consequências de um mau armazenamento: A perda de produtos em estoques, depósitos e armazéns, causada por acondicionamento dos produtos de forma inadequada, bem como o manuseio e a movimentação destes dentro do espaço físico.

A importância da armazenagem: Redução de custos de transporte e de produção A atividade de armazenagem auxilia no momento em que viabiliza que volumes maiores sejam transportados e produzidos;

A importância da armazenagem: Coordenar as ofertas e demandas Os estoques servem como amortecedores entre a oferta e a demanda suavizando picos tornando mais linear o abastecimento.

A importância da armazenagem: Ajudar no processo de produção A armazenagem garante o abastecimento dos insumos para a produção prevenindo assim paradas por falta de matérias-primas;

A importância da armazenagem: Ajuda no processo de marketing Também auxilia as ações de marketing no sentido de garantir o abastecimento aos clientes finais e pontos de vendas.

Pontos Relevantes na Armazenagem: O controle de estoques é facilitado pela arrumação no almoxarifado; A boa armazenagem facilita à identificação física dos materiais aumentando a produtividade; A armazenagem desordenada aumenta os custos de mão-de-obra;

Pontos Relevantes na Armazenagem: As perdas devem ser evitadas; Os materiais em desuso, inativos ou obsoletos devem ser descartados; O controle rígido dos estoques é fundamental para se ter informações fidedignas, nas quais se possam basear os relatórios gerenciais e contábeis / financeiros.

Armazenagem Temporária Tipos de armazenagem Armazenagem Temporária Tem como função conseguir uma forma de arrumação fácil de material, como por exemplo a colocação de estrados para uma armazenagem direta entre outros

Armazenagem Permanente Tipos de armazenagem Armazenagem Permanente Tem um local pré-definido para o depósito de materiais, assim o fluxo do material determina a disposição do armazém, onde os acessórios do armazém ficarão, assim, garantindo a organização do mesmo.

Vantagens da Armazenagem Melhor aproveitamento do espaço; Redução dos custos de movimentação bem como das existências; Facilidade na fiscalização do processo; Redução de perdas e inutilidades.

Desvantagens da Armazenagem Os materiais estão sujeitos a capitais os quais traduzem em juros à pagar; A armazenagem requer serviços administrativos; A mercadoria tem prazo de validade nos quais devem ser respeitados; Um armazém de grande porte requer máquinas com tecnologia.

Precauções na hora de armazenar: Popularidade ou Rotatividade Trata-se da frequência de saída de um determinado material. Materiais de alta rotatividade devem ser armazenados o mais perto possível do local de expedição.

Precauções na hora de armazenar: Similaridade ou Semelhança A arrumação por grupos de materiais com características semelhantes ajuda na localização dos artigos

Precauções na hora de armazenar: Tamanho Os materiais devem ser classificandos tomando como base os espaços ocupados em lotes grandes, médios e pequenos e ainda aqueles destinados a armazenamento a retalho.

Precauções na hora de armazenar: Peculiaridades Dentro deste conceito encontramos alguns pontos: Periculosidade: materiais perigosos que em contato com as pessoas que trabalham ou circulam no almoxarifado podem causar acidentes. Estes materiais devem ser mantidos em locais reservados e de pouca movimentação; Segurança: materiais de precisão e/ou de alto valor; Perecibilidade: materiais cujo tempo de armazenagem é limitado por estarem sujeitos à deterioração.

Custos Associados aos Estoques Quando os estoques da empresa são insuficientes ocorrem os seguintes custos nas empresas: Despesas com paralisações nas linhas de produção; Perdas com os lucros de produtos não vendidos; Perdas associadas à insatisfação dos clientes; Quando os estoques são elevados acontecem os seguintes custos: Perdas por obsolescência; Perdas por ocupação de espaço desnecessário; Despesas desnecessárias com pessoal; Despesas desnecessárias com seguros.

Custos relacionados com o fato de ter estoques Custo de aquisição (pedido); Custo de manutenção de estoque; (oportunidade, sistemas de armazenagem e movimentação, espaço, controles, pessoal, segurança, sistemas de informações; seguros e impostos) PCP-Programação e controle da produção (Administração, mão-de-obra, material de escritório, encargos, sistemas de informação, comunicação); Embalagens: descartáveis (materiais componentes, mão-de-obra, encargos, manutenção, equipamentos. Retornáveis (capital investido, depreciação, manutenção e administração.

Próxima Aula: Compras

Referências: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/a-armazenagem-de-materiais/63976/ http://www.excelenciaemgestao.org/portals/2/documents/cneg8/anais/t12_0563_2860.pdf http://conhecimentosdaarmazenagem.blogspot.com.br/2012/03/logistica-da-armazenagem-logistica-da.html http://estudandologistica.com.br/definicao-de-armazenagem-ou-estocagem/

DÚVIDAS Todas as Segundas das 19hrs às 20:30hrs Acesse o fórum de dúvidas e discussões Acesse também o Chat Horário do CHAT Todas as Segundas das 19hrs às 20:30hrs

BONS ESTUDOS!