QUESTÕES ÉTICAS CONTEMPORÂNEAS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Família Cristã – IPJG – Maio 2011
Advertisements

VALORES.
O milagre da multiplicação
“Ouça o Espírito, Ouça o mundo” (John Stott) P. Lane Abril 2007
Departamento dos Ministérios da Criança da Divisão Sul-Americana
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
MISSÃO E VISÃO DA COMISSÃO DE ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO VIVENCIAL (CAEV) 1.Definir e articular as competências básicas que expressam o perfil de um Líder.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Revolução biotecnológica
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
QUESTÕES DE BIOÉTICA.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Curso de enfermagem 7º período Processos criativos e inovações em enfermagem Profº. Julio 1.
Ganhar - Consolidar - Treinar - Enviar -
QUESTÕES AFETIVO-SEXUAIS
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
EE.Dom José de Camargo Barros
IGREJA COM PROPÓSITO ETERNO
Inseminação Artificial
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Restaurados por Cristo – Mulher hemorrágica
A Controvérsia em Torno da Clonagem
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
Medite, passe aos teus amigos SALMO 49
23 - AJUDANDO OS POBRES A SE AJUDAREM
26- AJUDAR E ANIMAR AS VIÚVAS
Clones.
Aprender a reconhecer que a oração é um ingrediente essencial no discipulado. Perceber que a oração é comunicação com Deus, pura e simples.
Espiritualidade no Culto
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
TRANSPLANTE DE CORAÇÃO
Como ser curado Por Deus Por : Wesley Simões
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos
“Controvérsia na Clonagem”
VOTO BATISMAL ESTEIO - RS.
O USO DO VÉU NA BÍBLIA.
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR
Brasília – 409 sul
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
SEMANA NACIONAL DA VIDA DE 1 A 7 DE OUTUBRO
Metodologia Científica
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Hebreus A vida comunitária do cristão.
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08
A habitual dependência diária de Deus é o fundamento da fidelidade e do sucesso na vida. Esse sentimento estimula o desejo de orar e ler a Bíblia.
DÍZIMO.
2 | O evangelho da saúde perfeita
Ministério da Fidelidade.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Disciplina: Ética e Exercício da Profissão
Maria José Zanini tauil
EVANGELISMO PÚBLICO.
Viva o melhor da sua vida
COMO CONSEGUIR INTERESSADOS
Biotecnologia Professora: Teca.
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
BIOÉTICA.
Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
Transcrição da apresentação:

QUESTÕES ÉTICAS CONTEMPORÂNEAS: O Ministério pastoral frente a desafios da biótica

BIOÉTICA Disciplina que trata das implicações éticas e aplicações, especialmente em medicina.

As Escrituras não tem nenhum texto aplicável á maior parte das questões no campo emergente da bioética.

Pode essa questão ser honestamente fundamentada na Bíblia? Podemos nós desenvolver uma abordagem distintamente cristã em questões de bioética? Pode essa questão ser honestamente fundamentada na Bíblia? Tais questões exigem séria atenção por Adventista, com seu compromisso com a fé biblica e o cuidado da saúde.

CASO 1 Pastor adventista recebe visita de uma jovem senhora de sua igreja buscando aconselhamento para um problema que estava enfrentando. Ela não conseguia engravidar e foi a uma clínica com o esposo para obter informações sobre a técnica de inseminação artificial.

CASO 1 Após fazer isso, foi lhe dito que o preço do procedimento, na época seria de R$ 11.000,00. Se ela se comprometesse a doar os seus óvulos receberia um desconto de 20%. Como ela não tinha dinheiro suficiente para custear todas as despesas do tratamento, pensou na possibilidade de doar os óvulos.

Seria moralmente correto deixar os óvulos fertilizados para serem utilizados para outra finalidade, a não ser a reprodução?

CASO 2 Uma equipe médica da Universidade Adventista de Loma Linda, liderada pelo Dr. Leonard Bailey, em Outubro de 1984, substituiu o coração malformado de uma garotinha recém-nascida, pelo coração de um macaco. Esse foi o primeiro transplante de orgão pertencente a outra espécie biológica para um recém-nascido humano.

Essa cirurgia conseguiu prolongar a vida da pequena por mais vinte dias. A menina ficou mundialmente conhecida com o nome de Baby Fae. Por ser uma universidade adventista muitos dos nossos membros reagiram ao episódio, considerando contrário a Bíblia. Defenderam seu ponto de vista com a passagem bíblica de I Cor. 15: 39

I Cor. 15:39 “ Nem toda carne é a mesma: uma é a carne dos homens, e a outra a dos animais, outra a das aves e outra a dos peixes.” Ellen G. White: “amálgama entre homem e bestas”. (WHITE, 1945,P. 64 e 75) Alegando que o xenotransplante houvesse convertido Baby Fae em uma combinação de hibrida de macaco e ser humano. Hoje em um mundo cientifico e globalizado nos deparamos com questóes que nosso s pais e também os escritores bíblicos jamais imaginaram.

Fertilização em in vitro Mães que geram em seu ventre, o filho de outra mulher Engenharia genética Desligamento de aparelho que mantém artificialmente a vida Aborto de crianças portadoras de algum problema congênito Hoje em um mundo cientifico e globalizado nos deparamos com questóes que nosso s pais e também os escritores bíblicos jamais imaginaram.

Clonagem e utilização de células tronco embrionárias para tratamento de doenças como diabetes entre outras.

SURGIMENTO DA BIOÉTICA No final da Segunda Guerra Mundial o mundo reconheceu que a determinação dos limites da pesquisa envolvendo seres humanos não poderia ficar sob a responsabilidade da consciência do pesquisador apenas.

FATORES PARA SURGIMENTO BIOÉTICA 1. Desenvolvimento tecnocientífico 2. Emergencia dos direitos individuais 3. Modificação da relação médico-paciente 4. Pluralismo social 1. A verdadeira revolução biolõgica desecadeada pela descoberta da molecula de DNA, por Crick em 1953. Dando um impulso no movmento de inovação tecnolõgica que se segui e que foi marcado por grande sucesso em areas de transplantes, reprodução e genética. 2. 1960 e 1970 foram marcados pela emergência dos movimentos de eivindica;áo de direitos individuais. 3. Rela;áo médico paciente foi modificado por um atendimento que tornaou-se conhecido como “”estranhos na beira da cama””. 4. Pluralismo social e moral decorrente das migrações e viagens, do desenvolviemnto dos meios de comunicação de massa. Em suma o desenvolvimento do pluralismo social e moral, aliado a insatisfação em relação as morais existentes acenou o desejo de novas abordagens.

CRISTIANISMO E BIOÉTICA: PODE A BÍBLIA NOS AJUDAR? Desenvolvimento em bioética ilustram a espécie de perguntas que cristãos precisam adereçar. Aborto: O conflito sobre o aborto parece ficar cada vez pior. Por exemplo: RU486, droga abortante aperfeiçoada na França, tornando o aborto mais barato, mais seguro e mais privado. PRECISA-SE DE INDIVIDUOS MORALMENTE RESPONSÁVEIS A FIM DE PENSAREM CLARAMENTE SOBRE OPÇÕES. CRISTÃOS ESPEICALMETE OS QUE SE ENVOLVEM COM PROBLEMAS DE AS~UDE NÃO PODEM EVITAR DE ENCARAR AS QUESTÕES MORAIS DA VIDA HUMANA PRÉ-NATAL.

O aborto mesmo quando necessário, é uma questão moral séria O aborto mesmo quando necessário, é uma questão moral séria. Que podem os cristãos fazerem para reduzir a tragédia do abordo?

EUTANÁSIA No passado a maior parte dos países tinham leis proibindo a eutanásia. A eutanásia era associada a corrupção da medicina na Alemanha Nazista. Hoje, porém novas técnicas médicas para prolongar a vida humana tem feito com que muitas pessoas perguntem sobre a qualidade da vida prolongada. Estamos salvando vidas ou simplesmente prolongando o processo de morrer?

REPRODUÇÃO Entre as questões mais recentes de bioética , nenhuma é mais intrigante do que as que se relacionam com a reprodução humana com assistência. Além de inseminação articial, maes substitutas e fertilização em vitro, podemos, podemos agora clonar embriões humanos por divisão de celular. Pode –se até colher e armazenar oócitos ( isto é, óvulo em desenvolvimento) retirados de ovários de fetos abortados.

Diante destas possibilidades faz-se necessário considerar questões sobre a paternidade, família e o cuidado e o cuidado dos próprios filhos.

GENÉTICA HUMANA Novos avanços em genética parecem prover maiores possibilidades para definir o que seja ser humano. Com o sequenciamento do genoma humano concluído , a habilidade de predizer doenças genéticas é excitante a qualquer que se preocupa em diminuir o sofrimento humano. GENOMA HUMANO: CONSTITUIÇÃO GENETICA DO INDIVIDUO. As implicações disto são os abusos tais como: aborto seletivo pro razóes triviais e discrimina;áo com os portadorees de certos defeitos genéticos. Além de compreender o genoma humano temos agora o poder de mudá-lo.

De que modo os cristãos decidirão como fazer o melhor uso das oportunidades providas pela nova informação em genética, ao mesmo tempo rejeitando os abusos potenciais?

Além de compreender o genoma humano, temos agora o poder de mudá-lo. Durante os últimos 20 anos, biologistas tem descoberto como manipular os genes de muitas diferentes formas de vida.

Material genetico pode ser transferido de uma vida para outra, mesmo através de barreiras entre espécies. Potencial para ajudar aqueles que tem doenças graves é espantoso

AMEAÇAS DE ABUSO Risco de utilizar a possibilidade não só para aliviar o sofrimento humano, mas também para produzir uma “qualidade superior” de seres humanos. Ex: Demanda crescente de fazer com que crianças cresçam mais altas. Quais são os limites morais da engenharia genética?

Quais são os limites morais da engenharia genética? Será que a crença na criação divina nos ajuda a responder tais questões?

PODE A BÍBLIA AJUDAR? No centro da fé cristã a convicção de que Deus provê direção para as decisões que precisamos tomar. Através de Sua Palavra, mediante Seu Espírito e pela participação na comunidade da fé temos recursos para refletir cuidadosamente e decidir sobre a vontade de Deus para nós.

Comissão da Visão Cristã da Vida Humana da Associção Geral da IASD elaborou em abril 2000, um documento sobre as intervenções genéticas. Considerando que a terapia genética está em fase de experimental, é nossa responsabilidade como cristãos pensantes estar a par de seu potencial para satisfazer a necessidades humanas

estar a par de seu potencial para satisfazer a necessidades humanas, entender os riscos biológicos e genéticos que acarretam e evitar seu uso impróprio.

PRINCÍPIOS BÍBLICOS A CONSIDERAR 1. Aliviar o sofrimento e preservar a vida. A Bíblia indica que Deus está sempre preocupado com a saúde, o bem-estar e a restauração de Suas craituras ( Prov. 3:1-8; Sal. 103:2; Mat. 3:29-31, 11:4 e 5; Atos 10:38; João10:10)

Jesus nos ordena a continuar seu ministério de cura ( Mat. 10:1; Luc

2. Proteger de danos. As Escrituras nos incumbem de defender pessoas vulneráveis (Det. 10: 17-19; Salm9:9; Isa 1: 16 e 17; Luc. 4:18 e 19) Quando a doença ou desordem genética não é uma ameaça á vida, a intervenção genética pode ser considerada somente se houver sido alcançado um alto nível segurança e a vida estiver protegida em todos os seus estágios de desenvolvimento

Mesmo em situações em que a vida estã em jogo, os riscos envolvidos em intervenções genéticas devem ser ponderados, tendo em vista a probabilidade de cura.

3. Honrar a imagem de Deus. Os seres humanos , criados a imagem de Deus, são diferentes em classe e grau de todas as outras criaturas terrenas, tendo habilidades racionais dadas por Deus, apreço aos valores espirituais e a capacidade de fazer decisões morais . Devem ser tomadas precauções em relação a qualquer ação que possa mudar permanentemente o genoma humano e afetar sua capacidade.

4. Proteger a autonomia humana: Deus confere grande importância a liberdade humana (Deut. 30:15-20; Gen. 4:7). Alterações genéticas que possam limitar as habilidades do individuo, restringir sua participação na sociedade, reduzir sua autonomia ou prejuducar sua liberdade pessoal devem ser rejeitadas.

5. Entender a criação de Deus 5. Entender a criação de Deus. Visto que Deus dotou os seres humanos de inteligência e criatividade, Ele pretende que eles sejam responsáveis pela natureza (Gen 1:28) e cresçam na compreensão dos princípios da vida, incluíndo a função de seus corpos (Mat. 6: 26-29; I Cor. 14: 20; Sal. 8: 3-9; 139:1-6; 13-16). O estudo e a pesquisa ética só podem aumentar nosso apreço pela sabedoria e a bondade divinas.