Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Advertisements

Estudo de Caso: Ibitinga
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
6a. Série – UT 04.
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
Transporte Público Urbano
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Os cidadãos e o trânsito
Conferência das Cidades Mato Grosso
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
Transporte Público Urbano
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
DESAFIOS BRASILEIROS ESPECIAIS Um projeto inédito dos dois
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
HIDROLOGIA.
Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia de Jundiaí TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES – GISELLE ROSATTI KRUMMRICH.
Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – Parte 1: As Tensões no Sistema Seminários de Desenvolvimento Sustentável.
44ª Assembleia Nacional da Assemae
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
TRÁFEGO E TRÂNSITO MODOS DE TRANSPORTE URBANO
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
ITANHAÉM Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itanhaém.
Disciplina: INFRAESTRUTURA URBANA
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Seminário do Setor Portuário
Poluição sonora em centros urbanos
Logística.
História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades
Gestão Social e Democrática da Água: Gestão Social e Democrática da Água: Perspectivas A água de Minas.
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
Área Urbana e Área Rural.
PESQUISA OD NA RMSP PESQUISA OD 2007 MOBILIZADOS CERCA DE 370 PESQUISADORES, DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2007(COMPLEMENTAÇÃO DE.
DESAFIOS PARA ÁREAS METROPOLITANAS
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
Transporte Urbano nos Países em Desenvolvimento
MODAIS ALTERNATIVOS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
A Importância do Transporte Urbano
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Gestão Estratégica do Transporte Cap
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Mobilidade Urbana.
Desafios da Logística Brasileira
CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
CUSTEIO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Unidade 03 Gestão de Transporte
UBER BRASIL AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS, COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES (CVT) 18 DE JUNHO DE 2015.
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
SEMINÁRIO SOS BR-116 ATM - FETERGS. SOS BR-116 ATM - FETERGS Informações Gerais da BR -116: Trânsito superior a veículos/dia Trânsito superior.
1 Tópicos Especiais de Logística II AULA : 4. DESAFIOS AOS OPERADORES LOGÍSTICOS 4.1 Operadores Logísticos e o comércio eletrônico. 4.2 A distribuição.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
População mundial: cidades e consumo
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Cidades Modernas e Sustentáveis ALUNOS: ISABELLA, WESLEY, ESTEFANI ALMEIDA, KAROLAINE E RAFAELA FREITAS. 2º ANO “A”
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)

Introdução: a importância do transporte urbano Facilidade de deslocamento de pessoas: Qualidade de Vida; Desenvolvimento Econômico e Social; (facilidade de deslocamento de produtos) Depende das Características do Sistema de Transporte: Passageiro; Carga;

Introdução: A Importância do Transporte Urbano Atividades: Comerciais; Industriais; Educacionais; Recreativas, etc.; O Transporte Urbano é tão importante que, para a qualidade de vida, se equipara aos: Serviços de abastecimento de água; Coleta de esgoto; Fornecimento de energia elétrica; Iluminação pública, etc.;

Introdução: a importância do transporte urbano 4 Introdução: a importância do transporte urbano Mobilidade: O elemento balizador do desenvolvimento urbano Segundo o IPEA, mais de 80% da população brasileira vive nas cidades; Dos mais de 180 milhões de brasileiros, mais de 140 milhões utilizam os sistemas de transporte urbano; Previsão: em 30 anos a população deverá estabilizar em 230 milhões, sendo que, 184 milhões estarão em cidades utilizando o transporte público; Custos do Transporte Público Urbano: Investimento; Manutenção; Operação do sistema viário; O custo do transporte nas grandes cidades constituem uma expressiva parcela da matriz de custos urbanos, sendo que o custo do Transporte Público coletivo chega a superar o custo de outros serviços públicos básicos.

Transporte Urbano Conceitos Básicos: 5 Transporte Urbano Conceitos Básicos: Transporte: Denominação dada ao deslocamento de pessoas e de produtos. Para as pessoas o deslocamento se refere ao Transporte de Passageiros e o de produtos, ao Transporte de Carga; Transporte Urbano: Refere-se aos deslocamentos de pessoas e produtos, realizados no interior das cidades; Motivos de Viagens: Para pessoas: trabalho, estudo, compras, lazer e outras necessidades específicas, etc.; Para cargas: coleta de lixo, chegada de insumos às industrias e obras, saída de produtos das industrias, chegada e saída de mercadorias dos estabelecimentos comerciais, movimentação de terra e entulhos, transporte de mudança, etc.;

Transporte Urbano Conceitos Básicos: 6 Transporte Urbano Conceitos Básicos: Modos de Transportes - a palavra modo caracteriza a forma como o transporte é realizado: Modos de transporte de passageiros: a pé, de bicicleta, montado em animal, em veículo rebocado por animal, com motocicleta ou veículo assemelhado, de automóvel, de perua (van), de ônibus, por intermédio de trem (subúrbio ou metrô), bonde, embarcação, helicóptero, etc.; Modos de transporte de carga: caminhões, caminhonetes, peruas (van), automóvel, carreta rebocada por trator, carroça puxada por animal, carriola empurrada por pessoa, etc.;

Transporte Urbano Conceitos Básicos: 7 Transporte Urbano Conceitos Básicos: Classificação dos Modos de Transporte: Dada a origem do esforço utilizado no deslocamento: Motorizado; Não-motorizado; No tocante à propriedade do veículo, liberdade de uso e capacidade: Privado ou individual; Público, coletivo ou de massa; Semipúblico;

Transporte Urbano Conceitos Básicos: Privado ou individual: 8 Transporte Urbano Conceitos Básicos: Privado ou individual: Pertence, mesmo que temporariamente, à pessoa que o está dirigindo; Flexibilidade no tempo e no espaço para efetuar o transporte; Público, coletivo ou de massa: Utilização por muitas pessoas simultaneamente; Pertence a uma empresa ou outra pessoa; Não existe flexibilidade de uso; Semipúblicos: São aqueles que apresentam características intermediárias entre os modos privados e públicos. Exemplos: táxi, lotação(peruas/vans ou microônibus realizando transporte de pessoas com diferentes níveis de desregulamentação), ônibus fretado, etc.

Transporte Urbano Conceitos Básicos: Modos de Transporte X 9 Transporte Urbano Conceitos Básicos: Modos de Transporte X Tamanho da Cidade O tamanho da cidade determina, em grande parte, o modo de locomoção dos seus habitantes

Transporte Público Urbano: Importância 10 Transporte Público Urbano: Importância

Transporte Público Urbano: Importância 11 Transporte Público Urbano: Importância Conceitos Básicos: Transporte de várias pessoas em um mesmo veículo; Aspecto Social e Democrático: Único modo motorizado seguro e cômodo, acessível às pessoas de baixa renda, bem como, alternativa para quem não pode ou não prefere dirigir; Redução da poluição ambiental, congestionamentos, acidentes de trânsito, necessidades de investimentos em obras viárias caras, consumo desordenado de energia, etc.; Uso e ocupação do solo urbano de forma mais racional, contribuindo para cidades mais humanas, eficientes em relação ao transporte, sistema viário e infra-estrutura de serviços públicos; Atividades econômicas (clientes e trabalhadores do comércio, do setor de serviços e da indústria) e atividades sociais (recreativas, esportivas, religiosas, etc.).

Planejamento, Gestão e Operação 12 Planejamento, Gestão e Operação Conceitos Básicos: Operação do Transporte Público Urbano por empresas privadas; Planejamento e Gestão (regulamentação, administração, fiscalização e programação da operação) pelo Poder Público; Por que?

Planejamento, Gestão e Operação 13 Planejamento, Gestão e Operação Conceitos Básicos: Empresas privadas: (quase sempre) maior eficiência; Planejamento e Gestão tem influência na qualidade de vida, na justiça social, ocupação e uso do solo, nas atividades comerciais e na eficiência econômica das cidades; A falta de Planejamento e Gestão compromete: A eficiência; A qualidade; A qualidade de vida; Pode levar a uma competição predatória entre operadores, provocando a desordem econômica e legal do sistema; Equilíbrio econômico entre custo e tarifa, garantindo a sustentabilidade do sistema.

Qualidade e Eficiência 14 Qualidade e Eficiência Conceitos Básicos: Qualidade: Leva em conta a satisfação de todos os atores, direta ou indiretamente, envolvidos com o Transporte Público; Eficiência: deve-se considerar a eficiência de todas as ações envolvidas na realização do serviço, bem como, o impacto do Transporte Público na eficiência global da cidade; Um Transporte Público de qualidade e eficiente depende, principalmente, do atendimento a cinco requisitos:

Qualidade e Eficiência 15 Qualidade e Eficiência Conceitos Básicos: Um Transporte Público de qualidade e eficiência depende, principalmente, do atendimento a cinco requisitos:

Qualidade e Eficiência 16 Qualidade e Eficiência