Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROVA MATERIAL SÃO COLETADAS, EM GERAL, NOS LOCAIS DE CRIME – PEGADAS, IMPRESSÕES, MANCHAS, INSTRUMENTOS, ETC. SÃO PROVAS OBJETIVAS, DE MATÉRIA, SENSÍVEIS.
Advertisements

Oxidação através de H2O2/UV
Proteínas Prof. Fláudio.
Que efeito terá a radiação sobre as obras de arte?
FATORES QUE INFLUENCIAM A FOTOSSÍNTESE – Aula 20
FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
Aulas de Ciências Química - Ligações Mariluce Doria.
QUÍMICA GERAL Aula 09 – SOLUÇÕES E REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA
CAPITULO 4- INIBIDORES DE CORROSÃO
Química - A Funções Inorgânicas.
Cinética Química By Ducha.
Classificação.
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
ESTEQUIOMETRIA.
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
Física e Química A – 10º ano
Química Forense Uma apresentação a essa fascinante ciência.
Cinética Química.
Química Forense.
ÉSTERES, LÍPIDES e SABÕES
“Dicas de Beleza” Kit de relaxamento Suavys & Ian Zachary
BIOLOGIA MOLECULAR (BIOQUÍMICA DA CÉLULA)
COLETA E IDENTIFICAÇÃO DE VESTÍGIOS BIOLÓGICOS
LOCALÍSTICA FORENSE Rogéria M. Ventura, Ph D FMU
Eletroquímica.
Cinética Química.
TRAUMATOLOGIA FORENSE
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
Toxicologia analítica
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Profa: Nádia Fátima Gibrim
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
ETAPAS DE UMA ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA
Ciências Naturais 7º Ano Prof. Teresa Marcelino
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
“Funções Inorgânicas”
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. Leonardo.
Ana Clara: (EHD) Camila: (EAM) Prof.: Élcio
TRAUMATOLOGIA FORENSE
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Tipagem Sanguínea Tipagem sanguinea
Características das Análises Toxicológicas Aula Teórico-Prática Profª Larissa Comarella.
ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS
Reações Químicas (continuação) Bromatologia Profa Tatiana
Química Forense.
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
Colégio Da Polícia Militar
Definições importantes
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
Síntese do amoniaco o amoniaco
Vestes Qualidade Modelo ( tipo) Manchas Presença de terra Característica profissional.
Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado.
Química Forense. Fundamentos de criminalística  Locais de crime, vestígios e indícios  Papel do perito  Principais provas em locais de crime Manchas,
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Lucas Menezes1 Química 1 - Manhã IFPE. Lucas Menezes2 A escolha do tema - O experimento “Sangue do diabo” foi escolhido por tratar- se de uma brincadeira,
Genética Forense.
Eliminação de produtos da atividade celular
QUÍMICA FORENSE “Desvendando um crime ... através da química”
Introdução a Química.
QUÍMICA NO COTIDIANO Beatriz Nº02 Diego Nº03 Mª Catharina Nº12 Victor Gulfier Nº16 3ºAEM.
Aula 1 Os seres vivos.
 Definição: Quando dissolvidos em água liberam íons de H+  Possuem ph menos que 7  Reagem com as bases produzindo sais  Podem ser altamente corrosivos.
Reações Orgânicas.
Carboidratos.
Transcrição da apresentação:

Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses Química Forense Como desvendar um crime: atuação das ciências forenses Prof. Tathiana

O que é química forense? Ramo da química relacionada à investigação especializada para atender aspectos de interesse, tal como as áreas de criminalística e medicina forense.

Como a atividade da Química Forense envolve a realização de diversas análises químicas, alguns autores a definem como Química Analítica Aplicada. Figura

Meta: apoio científico para a investigação de danos, mortes e crimes inexplicados. Princípios básicos: fato irrefutável de que todo e qualquer tipo de contato deixa rastro. Se uma colisão seguida de fuga ocorresse, haveria transferência de pintura; se um assaltante quebrasse uma janela de vidro, seriam achados estilhaços de vidro em sua roupa; o disparo de uma arma deixaria resíduos de pólvora nas mãos do usuário.

Os químicos forenses primeiramente encontram as pistas Os químicos forenses primeiramente encontram as pistas. Essas pistas são então analisadas e seu significado é determinado. Exemplo: Em um caso de um acidente envolvendo atropelamento e fuga, traços de pintura automobilística nas calças da vítima foram detectados como sendo de pintura metálica prateada. Dos pedaços de vidro encontrados na vítima foi determinado que a janela traseira do carro tinha sido estilhaçada no impacto. Desta maneira, com tais evidências, foi possível localizar o carro rapidamente.

Contribuições recentes: Perfilamento do DNA. Identifica o indivíduo através do código genético de qualquer pedaço de tecido.

Exame residuográfico de disparo de armas de fogo. Quais são as técnicas e métodos de química utilizados para desvendar um crime? Exame residuográfico de disparo de armas de fogo. Exame de sangue. Exame químico metalográfico: impressões digitais. Bafômetro e outros testes para qualificação de alcool. Drogas de abuso: análise de fluidos corporais e fio de cabelo. Analise de resíduos de incêndio, explosivos, perfumes, documentos, obras de arte e outros.

Tiro: como identificar? Teste de gatilho Teste de funcionamento Teste de disparo acidental Teste de padrão de tiro Teste com silenciadores Exames de resíduos Restauração do número de série Análise de trajetória

Impressões digitais: como identificar? Impressões digitais são únicas. Mesmo gêmeos idênticos que possuem mesmo DNA, possuem impressões digitais diferentes. Alguns pontos em comum podem identificar um indivíduo, com absoluta certeza. Tipo de superfície: lisa, porosa, semi-porosa, tipo de cor e outros fatores.

Impressões digitais: como identificar?

Impressões digitais: como identificar?

Impressões digitais: como identificar? Impressões digitais são formadas por diferentes espécies químicas originais de secreções naturais, sangue e contaminantes. Glândulas sudoríparas liberam substâncias orgânicas e inorgânicas. Glândulas sebáceas secretam substâncias orgânicas. Contaminantes resultam do contato dos dedos com o ambiente. O método de detecção se baseia em reações químicas entre uma substância identificadora com espécies presentes nas digitais.

Impressões labiais: como identificar? Padrões únicos, semelhantes aos das digitais. Diferentes batons possuem diferentes composições. Lisocromas podem ser utilizados (compostos que são capazes de tingir ácidos carboxílicos – lipídeos). A molécula tem uma porção que dissolve em contato com a gordura e outra que é responsável pela cor.

Análise de fios de cabelo. Drogas de abuso. Análise de fios de cabelo. Drogas como a morfina são capazes de alterar a coloração e a curvatura do fio de cabelo. A intensidade do efeito é proporcional à concentração da droga no sangue. Testes como bafômetro, urina, sangue e suor. Testes antidoping esportivos – atletas.

LUMINOL Misturam o pó de luminol com um líquido contendo peróxido de hidrogênio (H2O2), um hidróxido (OH-) e outros produtos químicos e despejam o liquido em um borrifador. O peróxido de hidrogênio e o luminol são os principais agentes da reação química, mas para que produzam um brilho forte, precisam de um catalisador para acelerar o processo. A mistura detecta a presença desse catalisador, no caso o ferro contido na hemoglobina.

Oxidação do luminol por H2O2 em meio alcalino Sensível de 1 para 100.000 de sangue