Tema  A Matemática pode ser observada na disciplina de História?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
Ciência e tecnologia.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
A TECNOLOGIA NA NOSSA VIDA
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Apresentação da Disciplina:
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
Como Acessar a Página de Professor PROFESSORA: IANDRA PAVANATI.
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
Informática na Educação
ELABORAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
O desafio de ensinar matemática
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)
desafios e descobertas no ensino de matemática”
História da matematica Evair nº4.
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Irete Stein Samara Vendramin Pieta
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA A Educação Tecnológica é uma disciplina que deve ser considerada como uma importante ferramenta para que ao aluno sejam oferecidas.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
PROJETO DE INSERÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA ITALIANA PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
SILVANA BERBEL FERNANDES
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Professora: Elisangela Moretti Alves Disciplina: Matemática
Informática na Educação
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
TURMA: 4º ANO A e B PROFESSORA: Sônia Elaine de Carvalho Argentini MUNDO LEITOR : Páginas 13, 14 e 15. HISTÓRIAS DE FAMÍLIA!
05/11/2015.
A importancia da Matemática na disciplina de História.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.
Documentos e Propostas legais
LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Encontro dos Orientadores de Gestão Reunião 26 de Agosto 2010.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

Tema  A Matemática pode ser observada na disciplina de História?

Sim.na história, é importante o uso da estastistica para levantamento de dados e tabelas sobre os estudos. uma série histórica, por exemplo, para analise de uma crise economica. Ou os dados populacionais de uma região. Ex :

A matemática na história pode ser vista como uma possibilidade de integração entre diversas áreas do conhecimento, que, de forma muito marcante nos currículos atuais tem sido buscada. É nesse sentido que através da bibliografia atualizada,uma abordagem contemporânea que resgate a integração entre a história e a tecnologia.

“A Matemática apresentada no ensino é a-histórica. História é coisa dos homens e, como a Matemática escolar se desenvolve em um ambiente exclusivamente matemático, fechado em si mesmo, onde não entram as coisas dos homens, ela se mostra a-histórica, não aparece como construção humana, não é parte de nossa cultura, não é gerada num ambiente sociocultural.”

Ao longo da historia a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada,organizadas em teorias validas e utilizadas Atualmente.Antes os números utilizados para informar as datas eram romanos que ate hoje é utilizados. IV XII XXI

Alunas:Bruna,Bianca,Carolina,Libera,Lucimara e Mayara №:02,34,06,19,23 e 25 Série:1º ano “A” Profª. Rosa