BALANÇO DE PAGAMENTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
Advertisements

MEIOS DE PAGAMENTO.
- O Setor Externo Fundamentos do Comércio Internacional
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha 2006
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
BP Considere as seguintes operações entre residentes e não residentes em um país, num determinado período de tempo, em unidades monetárias: - exportações.
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
ESTRUTURAS DE MERCADO Partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada.
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
O NOVO SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS
Curso Contabilidade Social –Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Sistema de Contas Nacionais SCN
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
Balanço de pagamentos II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais V Conferência Nacional de Estatística.
Questão Cambial Prof. Paulo Adani
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONSIDERE OS SEGUINTES DADOS:
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Demonstrações Contábeis
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Regime Cambial Angolano.
Inflação e Índice de Preços
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
Sílvia Helena G. de Miranda Prof. ESALQ/USP Outubro/2014
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 14 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 26/04/2005.
Contabilidade Nacional
O Setor Externo da Economia
A Contabilidade do Balanço de Pagamentos
MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA DIRETRIZES E NORMAS EXPRESSÃO CHAVE
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
CONTAS EXTERNAS GRUPO: Charlot Clarissa Flávio Henrique Polianne.
BALANÇO DE PAGAMENTOS A medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância.
O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo.
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
5 – MOD PAG.
Aula 01.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
SETOR EXTERNO
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 07 Fundamentos do Comércio Internacional, Taxa de Câmbio e Estrutura do Balanço.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, TAXA DE CÂMBIO, ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS.
BALANÇO DE PAGAMENTOS Sílvia Helena G. de Miranda Prof. ESALQ/USP Outubro/2015.
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/20 Economia Brasileira Aula 5 Setor Externo GREMAUD, Amaury P.; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; TONETO, Rudnei.
TTI - Senac Disciplina: Economia e Mercado Prof°. Edgard Tema: Contabilidade Social Lenilson Fernando Gilvaneide Anderson Da paz Eduardo Selma.
1 Perspectivas para a Economia Brasileira em 2003 Fevereiro 2003 Banco Central do Brasil.
1 Economia Internacional 2012/2 Aula 13: O mercado de câmbio. Teoria do balanço de pagamentos e Regimes cambiais. Bibliografia: CARVALHO, Maria A; SILVA,
O setor externo Aula 11.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Baseado na Obra: Economia – Micro e Macro Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
Agregados Macroeconômicos (Balanço de Pagamentos)
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Transcrição da apresentação:

BALANÇO DE PAGAMENTOS

BALANÇO DE PAGAMENTOS O BALANÇO DE PAGAMENTOS é um resumo contábil das transações econômicas que esse país fez com o resto do mundo, durante um determinado período de tempo. Ex:. Todas as exportações e importações, os fretes, seguros, empréstimos obtidos no exterior, serviços e capitais financeiros

BALANÇO DE PAGAMENTOS O BALANÇO DE PAGAMENTOS é elaborado pelo Banco Central baseado nos registros das transações efetuadas entre residentes no país e residentes em outras nações.

METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

BALANÇO DE PAGAMENTO 100 (80) (20) 30 10 5 40

80 120 40 (60) 20

30 A – BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES ................... B- BALANÇA (movimento) DE CAPITAIS .......................... C – ERROS E OMISSÕES ........................

BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES Procura resumir a diferença entre o total das exportações e das importações tanto de mercadorias como de serviços. O SALDO DE UM BALANÇO É A DIFERENÇA ENTRE AS ENTRADAS E OS PAGAMENTOS; AS TRANSAÇÕES DESSA BALANÇA SÃO AS QUE AFETAM DIRETAMENTE A RENDA NACIONAL

BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES QUANDO SUPERAVITÁRIA: O país está recebendo recursos : Redução do endividamento externo; Para investimento do país no exterior; Para aumentar as reservas do país.

BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES QUANDO DEFICITÁRIA: Isso implica na necessidade : De investimento de estrangeiro no país; De contraírem empréstimos no exterior; De diminuir as reservas nacionais de divisas internacionais.

BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA COMERCIAL – inclui as exportações e as importações de mercadorias. Se as exportações forem maiores que as importações – Balança Comercial SUPERAVITÁRIA. Se as importações forem maiores que exportações – Balança Comercial DEFICITÁRIA.

BALANÇO DE PAGAMENTOS As exportações e importações FOB (Free ou board), em que as despesas incluídas no valor das mercadorias são as incorridas até o embarque da mercadoria; E as exportações e importações CIF (Cost), em que incluem no valor da mercadoria frete e o seguro de seu transporte até o destino.

Registra as exportações e importações de serviço pelo país: BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE SERVIÇOS Registra as exportações e importações de serviço pelo país: SERVIÇOS DE FATORES – corresponde ao pagamento pela utilização de fatores de produção (trabalho, e capital); SERVIÇOS DE NÃO FATORES – não envolve negociação com fatores de produção (turismo, frete).

TRANSFERENCIAS UNILATERAIS BALANÇO DE PAGAMENTOS TRANSFERENCIAS UNILATERAIS Refere-se a pagamentos sem contrapartida de um país para outro. As remessas feitas por empregados migrantes para suas famílias no país de origem; As doações feitas por um governo para outro.

BALANÇO DE PAGAMENTOS MOVIMENTO DE CAPITAIS O MOVIMENTO DE CAPITAIS – agrupa as contas que representam modificações nos direitos e obrigações de residentes no país para com não residentes. Investimentos refere-se ao capital de residentes no país aplicados no exterior.

BALANÇO DE PAGAMENTOS MOVIMENTO DE CAPITAIS Empréstimos e Financiamentos (Curto, Longo e Médio Prazo – registram os empréstimos recebidos do exterior, e também os concedidos para outros países.

BALANÇO DE PAGAMENTOS MOVIMENTO DE CAPITAIS AMORTIZAÇÕES: Registram os pagamentos do principal referente a empréstimos e financiamentos tomados no exterior; Registram os pagamentos do principal feitos por não-residentes referentes a empréstimos e financiamentos concedidos pelo país ao exterior.

BALANÇO DE PAGAMENTOS ERROS E OMISSÕES Surge em função de inúmeras contas que são registradas com valores estimados, o que impede a equivalência perfeita entre os créditos e os débitos. ESSE ITEM ENTRA NO BALANÇO DE PAGTº, A FIM DE CORRIGIR OS ERROS ESTATÍSTICOS E AS TRANSAÇÕES NÃO REGISTRADAS.