Questões ontológicas na filosofia (da ciência) atual

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Transcrição da apresentação:

Questões ontológicas na filosofia (da ciência) atual Osvaldo Pessoa Jr. Depto. Filosofia – FFLCH – USP opessoa@usp.br

Ontologia: Discussão sobre o que existe, que espécies de coisas existem, quais as suas propriedades e relações, etc. http://ontology.buffalo.edu/smith/articles/ontology_pic.pdf

Exemplo de questão ontológica: A modelagem computacional captura a realidade? Resposta usual: a simulação de um furacão captura aproximadamente as relações entre as partes da atmosfera (a estrutura dinâmica da realidade). Com isso, poderíamos prever aproximadamente os efeitos causais em situações “contrafactuais” (p.ex., se um avião passasse em tal local). Furacão Katrina (2005): National Center for Supercomputing Application, Urbana (IL)

Exemplo de questão ontológica: A modelagem computacional captura a realidade? Resposta usual: a simulação de um furacão captura aproximadamente as relações entre as partes da atmosfera (a estrutura dinâmica da realidade). Com isso, poderíamos prever aproximadamente os efeitos causais em situações “contrafactuais” (p.ex., se um avião passasse em tal local). Mas há algo na realidade que não se pode capturar através da modelagem computacional?

Ontologia: Modelo conceitual de um domínio do mundo ESPÉCIE PARTE DE gaio-azul RELAÇÕES ENTRE CONCEITOS INSTÂNCIA Piu-piu TEM PROPRIEDADE

Tomemos um indivíduo real: Mike, o famoso frango do Colorado Um “particular concreto” (i.e., uma coisa) Tinha propriedades “intrínsecas”: -- era branco; -- chegou a pesar 3,5 kg

Mas , espera aí... Cor é uma propriedade das coisas? Distingamos duas definições: Cor-objetiva: propriedade de corpos reais (“a tinta é azul”), ou da luz refletida em certos comprimentos de onda (“a luz é azul”). Cor-subjetiva (qualia, ‘coloridão’): a sensação subjetiva gerada em nossa consciência (“a azulidão de uma sensação”). Onde está a cor-subjetiva? Onde está a nossa consciência?

Argumento do arco-íris A física descreve a radiação do arco-íris como tendo um comprimento de onda que varia continuamente na direção radial do arco. No entanto, observamos faixas de cores. Essas faixas não existem no mundo externo, são criações de nossa mente!

Tomemos um indivíduo real: Mike, o famoso frango do Colorado Um “particular concreto” (i.e., uma coisa) Tinha propriedades “intrínsecas”: -- era branco; -- chegou a pesar 3,5 kg Era da espécie Gallus gallus.

Tomemos um indivíduo real: Mike, o famoso frango do Colorado Um “particular concreto” (i.e., uma coisa) Tinha propriedades “intrínsecas”: -- era branco; -- chegou a pesar 3,5 kg Era da espécie Gallus gallus. Exercia efeitos causais: -- ganhava US$ 5 mil por mês Tinha partes: duas patas, mas não tinha ...

Tomemos um indivíduo real: Mike, o famoso frango do Colorado Um “particular concreto” (i.e., uma coisa) Tinha propriedades “intrínsecas”: -- era branco; -- chegou a pesar 3,5 kg Era da espécie Gallus gallus. Exercia efeitos causais: -- ganhava US$ 5 mil por mês Tinha partes: duas patas, mas...

Tomemos um indivíduo real: Mike, o famoso frango do Colorado Um “particular concreto” (i.e., uma coisa) Tinha propriedades “intrínsecas”: -- era branco; -- chegou a pesar 3,5 kg Era da espécie Gallus gallus. Exercia efeitos causais: -- ganhava US$ 5 mil por mês Tinha partes: duas patas, mas... não tinha cabeça! Mike (1945-47): Viveu 18 meses sem a cabeça, mas manteve o tronco encefálico e o cerebelo.

Tomemos um indivíduo real: Mike, o famoso frango do Colorado Um “particular concreto” (i.e., uma coisa) Tinha propriedades “intrínsecas”: -- era branco; -- chegou a pesar 3,5 kg Era da espécie Gallus gallus. Exercia efeitos causais: -- ganhava US$ 5 mil por mês Tinha partes: duas patas, mas... não tinha cabeça! Será que ele tinha “consciência”, ou era um mero autômato? Mike (1945-47): Viveu 18 meses sem a cabeça, mas manteve o tronco encefálico e o cerebelo.

Problemas clássicos de ontologia: Identidade através do tempo Como atribuir identidade através do tempo? (Problema do navio de Teseu) Mike com cabeça era o mesmo indivíduo que Mike sem cabeça?

Problemas clássicos de ontologia: Identidade através do tempo Como atribuir identidade através do tempo? (Problema do navio de Teseu) Mike com cabeça era o mesmo indivíduo que Mike sem cabeça? Ou atribuimos uma essência imutável para Mike (um “substrato”), ou conside-ramos que a atribuição de identidade pessoal é dada por sua continuidade histórica:

Problemas clássicos de ontologia: Identidade através do tempo Como atribuir identidade através do tempo? (Problema do navio de Teseu) Mike com cabeça era o mesmo indivíduo que Mike sem cabeça? Ou atribuimos uma essência imutável para Mike (um “substrato”), ou conside-ramos que a atribuição de identidade pessoal é dada por sua continuidade histórica: Linha da vida de Einstein na longitude da Terra

Identidade pessoal E se houver uma bifurcação na linha da vida? (como ocorre com ovos, gerando gêmeos univitelinos). E se ela for simétrica, quem herda a alma original?

Experimento mental da duplicação material humana Suponha que se crie uma cópia material de Calvin-1 que é perfeitamente semelhante ao original, no nível molecular. Calvin-2 teria consciência? i.e., teria vivência subjetiva das sensações (qualia)?

Experimento mental da duplicação material humana Suponha que se crie uma cópia material de Calvin-1 que é perfeitamente semelhante ao original, no nível molecular. Calvin-2 teria consciência? i.e., teria vivência subjetiva das sensações (qualia)? No instante da criação, teriam estados idênticos de consciência?

Experimento mental da duplicação material humana Suponha que se crie uma cópia material de Calvin-1 que é perfeitamente semelhante ao original, no nível molecular. Calvin-2 teria consciência? i.e., teria vivência subjetiva das sensações (qualia)? No instante da criação, teriam estados idênticos de consciência? O estado mental é fixado (“supervém”) pelo estado material?

Experimento mental da duplicação material humana Suponha que se crie uma cópia material de Calvin-1 que é perfeitamente semelhante ao original, no nível molecular. Calvin-2 teria consciência? i.e., teria vivência subjetiva das sensações (qualia)? No instante da criação, teriam estados idênticos de consciência? O estado mental é fixado (“supervém”) pelo estado material? A mente pode ser “reduzida” ao encéfalo, ou “emerge” de maneira forte?

Problema “difícil” da consciência Uma coisa é estabelecer o correlato cerebral dos diferentes estados conscientes. Isso pode ser feito manipulando experimentalmente um cérebro humano e confiando no relato linguístico da pessoa. Outra coisa bem mais difícil é explicar como um estado descrito de maneira linguístico-quantitativa pode gerar um estado mental qualitativo. Parece haver uma “lacuna explicativa”.

(John Searle, A Redescoberta da Mente, 1992, cap. 3) Considere a substituição gradual de cada neurônio e célula glial do sistema nervoso por microchips de silício, que reproduzem todas as entradas e saídas conhecidas dessas células, em função da presença de neurotransmissores e outras moléculas. Pergunta: o androide resultante estará consciente?

(John Searle, A Redescoberta da Mente, 1992, cap. 3) Considere a substituição gradual de cada neurônio e célula glial do sistema nervoso por microchips de silício, que reproduzem todas as entradas e saídas conhecidas dessas células, em função da presença de neurotransmissores e outras moléculas. Pergunta: o andróide resultante estará consciente? SIM: Funcionalismo de máquina.

(John Searle, A Redescoberta da Mente, 1992, cap. 3) Considere a substituição gradual de cada neurônio e célula glial do sistema nervoso por microchips de silício, que reproduzem todas as entradas e saídas conhecidas dessas células, em função da presença de neurotransmissores e outras moléculas. Pergunta: o andróide resultante estará consciente? SIM: Funcionalismo de máquina. NÃO: Há algo na biologia celular que é essencial. Podemos chamar este algo materialmente essencial de “processo ” (ômega)

Experimento do Quarto de Mary Desenho de Jesse Prinz

Conclusões A modelagem computacional não consegue capturar a “materialidade” do objeto modelado (a simulação de um furação não é molhada). Simulação eletrônica só consegue capturar as relações quantitativas entre as partes do objeto modelado. A simulação de um encéfalo provavelmente não “emulará” a consciência porque o computador de silício carece das capacidades materiais para gerar a consciência. Quando esta parte material essencial for reconhecida no tecido biológico, aí sim androides poderão ser construídos com consciência. Mas mesmo assim permanecerá o problema difícil (resolve-se a engenharia mas não a teoria): a mera descrição linguístico-quantitativa (Mary dentro do quarto) não é suficiente para gerar as qualidades subjetivas (com as quais Mary só entra em contato fora do quarto).