GRAMÁTICA 8º ANO REVISÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações reduzidas Bom Estudo!.
Advertisements

As palavras QUE e SE Funções e emprego
Colocação Pronominal Ilustrada
O PRONOME.
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Orações Subordinadas Substantivas
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Orações reduzidas Profª.: Fátima Liporage.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Revisão – termos da oração
Classe Gramatical da palavra QUE
Gramática da Sapatilha
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
SINTAXE: Funções sintácticas internas ao grupo verbal
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
O que eu também não entendo
FUNÇÕES SINTÁTICAS.
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
FUNÇÕES SINTÁCTICAS.
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Coesão gramatical Coesão referencial.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
Classes fechadas de palavras
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
O pronome O pronome.
Classes abertas de palavras
Ética e Moral na formação dos filhos
subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Orações Subordinadas Reduzidas
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Orações Reduzidas.
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
Apreender a Gramática Contextualização Parte 1.
Dicionário Terminológico
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Elementos da oração Funções sintácticas
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Discurso Directo e Discurso Indirecto
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Colocação dos pronomes oblíquos
LÍNGUA PORTUGUESA Pronomes.
5.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano
Coordenação e subordinação
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
Funções sintáticas.
CAPS. 14, 15 E 16 Atividade extra. CONFORME HAVÍAMOS COMBINADO NA AULA QUE TIVEMOS ONTEM, TODOS TROUXERAM O LIVRO. 1ª ORAÇÃO: CONFORME HAVÍAMOS COMBINADO.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
GRAMÁTICA Divisão e classificação de orações | Revisão.
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Transcrição da apresentação:

GRAMÁTICA 8º ANO REVISÕES

Identifica as funções sintáticas a) As redes sociais são um fenómeno de comunicação ligado à tecnologia. b) As mulheres portuguesas usam as redes sociais frequentemente. c) Infelizmente, as relações pessoais são menos autênticas. a) sujeito; b) modificador do grupo verbal; c) predicativo do sujeito

Identifica as funções sintáticas a) A Netsonda apresentou resultados interessantes. b) Eu li um artigo ao João sobre as vantagens das redes sociais. c) Os jovens gostam das redes sociais. a) Complemento direto; b) complemento indireto; c) complemento oblíquo

a) Eu estou com uma infeção nos olhos. Funções sintáticas Identifica os sujeitos das frases seguintes e classifica-os. a) Eu estou com uma infeção nos olhos. b) Os médicos e os farmacêuticos contactam com inúmeros doentes. c) Todos os dias, dão conselhos aos doentes. a) “Eu” – sujeito simples; b) “Os médicos e os farmacêuticos” – sujeito composto; c) (eles) sujeito nulo subentendido.

Identifica as Funções sintáticas Na frase, “No sábado, realiza-se a Rota do Contrabando em Vilar de Perdizes”, o grupo sublinhado desempenha a função sintática de (A) complemento oblíquo. (B) complemento indireto. (C) modificador do grupo verbal. (D) complemento direto. (C)

Identifica as funções sintáticas a) A chuva cai sobre o imenso vale do Zambeze. b) O governo moçambicano apoiou os projetos de desenvolvimento. c) Alegremente, a mulher africana transporta os filhos às costas. d) Sr. Presidente, é preciso alimentar bem a população. a) Complemento oblíquo; b) sujeito e complemento direto; c) modificador do grupo verbal; d) vocativo.

Identifica as funções sintáticas dos constituintes sublinhados a) A liberdade está nas tuas mãos. b) Vou reler cuidadosamente o poema de Pascoal d’Artagnan. c) Infelizmente, o ser humano nem sempre é valorizado. d) Li até ao fim um livro de poesia de Manuel Alegre. a) predicativo do sujeito; b) modificador do grupo verbal; c) modificador de frase; d) modificador do grupo verbal.

Identifica as funções sintáticas a) O Sábio prosseguiu a sua viagem em direção ao Reino das Sombras. b) O Mendigo foi à aldeia. c) Honestamente, o Sábio era uma personagem controversa. d) O público achou a peça muito interessante. a) complemento direto; b) complemento oblíquo; c) modificador de frase; d) predicativo do complemento direto.

a) Felizmente, José Félix era um criado dedicado. Identifica as funções sintáticas dos constituintes sublinhados a) Felizmente, José Félix era um criado dedicado. b) Amália espera a compreensão do pai. c) Joaquina sai de cena. d) Duarte considera Amália paciente. a) modificador de frase; predicativo do sujeito; b) sujeito; complemento direto; c) complemento oblíquo; d) predicativo do complemento direto.

Identifica as funções sintáticas dos constituintes sublinhados. a) Os planetas são, provavelmente, tão numerosos quanto as estrelas. b) Na opinião dos investigadores, a presença de um planeta em torno de uma estrela será uma regra. c) Na sala, um silêncio ficou suspenso. a) modificador de frase; b) modificador de frase; c) predicativo do sujeito.

O rio Zambeze, que tem muita água, nasce na Zâmbia. Classes de palavras Classifica o elemento de ligação em cada uma das frases. As planícies de inundação do Zambeze têm um solo muito rico, mas a população é obrigada a abandoná-las no tempo das chuvas. O rio Zambeze, que tem muita água, nasce na Zâmbia. “mas”, conjunção coordenativa adversativa; “que”, pronome relativo.

sintaxe Classifica as orações sublinhadas. As planícies de inundação do Zambeze têm um solo muito rico, mas a população é obrigada a abandoná-las no tempo das chuvas. O rio Zambeze, que tem muita água, nasce na Zâmbia. Oração coordenada adversativa; Oração subordinada adjetiva relativa explicativa.

sintaxe A frase « O contrabando era uma “forma de vida” porque as pessoas viviam essencialmente da agricultura»: (A) contém uma oração coordenada. (B) contém uma oração subordinada adverbial final. (C) contém uma oração coordenativa. (D) contém uma oração subordinada adverbial causal. (D)

Divide e classifica as orações desta frase complexa: sintaxe Divide e classifica as orações desta frase complexa: Na biblioteca, os livros conversavam entre si, contavam histórias de leitores estranhos, falavam dos seus sentimentos. Na biblioteca, os livros conversavam entre si, / contavam histórias de leitores estranhos, / falavam dos seus sentimentos. Orações coordenadas assindéticas (sem conjunção)

a) Aquele livro era pouco requisitado, pois era desinteressante. sintaxe Classifica as orações iniciadas pela conjunção. a) Aquele livro era pouco requisitado, pois era desinteressante. b) Um professor requisitava o livro de música e anotava as pautas. c) Alguns leitores estragaram os livros, mas foram expulsos da biblioteca. a) pois era desinteressante - oração coordenada explicativa; b) e anotava as pautas – oração coordenada copulativa; c) mas foram expulsos da biblioteca – oração coordenada adversativa.

Classifica as orações subordinadas a) Provavelmente os jovens que praticam um desporto conseguem concentrar-se mais nas aulas. b) Os meus pais, que me amam, não me fazem todas as vontades. a) oração subordinada adjetiva relativa restritiva; b) oração subordinada adjetiva relativa explicativa.

sintaxe Identifica os três enunciados da coluna B que estabelecem uma relação de subordinação temporal com o enunciado da coluna A. b. d.; h.

O governo moçambicano apoiou os projetos de desenvolvimento. pronominalização Reescreve a frase O governo moçambicano apoiou os projetos de desenvolvimento. substituindo as expressões sublinhadas pelos pronomes pessoais correspondentes. Ele apoiou-os. Reescreve a frase no condicional. Ele apoiá-los-ia.

pronominalização Substitui os complementos indicados pelas formas adequadas dos pronomes pessoais. a) O Rui leu, com atenção, o folheto do medicamento. (complemento direto) b) Ao princípio, ele não deu importância aos conselhos do médico. (complemento indireto) c) Durante quinze dias, a mãe dará ao filho a medicação. (complemento direto e complemento indireto) a) O Rui leu-o, com atenção. b) Ao princípio, ele não lhes deu importância. c) Durante quinze dias, a mãe dar-lha-á.

No processo de formação da palavra “Ecomuseu”: Formação de palavras No processo de formação da palavra “Ecomuseu”: (A) verifica-se a junção de um radical com a palavra ”museu”. (B) verifica-se que resulta de um acrónimo. (C) verifica-se a adoção de elementos lexicais estrangeiros. (D) verifica-se a fusão de um elemento da palavra “ecologia” com outra palavra. (D)

1. acampar 2. embelezar 3. engordar 4. dignidade 5. alisar Formação de palavras As palavras que se seguem são formadas pelo processo de parassíntese, exceto uma. Identifique-a. 1. acampar 2. embelezar 3. engordar 4. dignidade 5. alisar dignidade (derivada por sufixação)

Formação de palavras Integra nos grupos A, B, C e D, cada uma das palavras seguintes, de acordo com o respetivo processo de formação.

Classes de palavras Seleciona a opção que corresponde à única afirmação verdadeira. Na frase “ A iniciativa acontece pelo sétimo ano consecutivo”, a palavra sublinhada: (A) pertence à classe dos adjetivos numerais. (B) é um adjetivo qualificativo. (C) pertence à classe dos determinantes. (D) é um nome comum. (A)

a) Qualquer homem deseja a paz. b) Algumas mãos semeiam a guerra. Classes de palavras Indica a classe e a subclasse das palavras sublinhadas. a) Qualquer homem deseja a paz. b) Algumas mãos semeiam a guerra. c) A esperança mora em cada um de nós. a) quantificador universal; b) quantificador existencial; c) quantificador universal.

Identifica a classe e a subclasse das palavras sublinhadas. a) Quando era pequeno, tinha vários animais de estimação. b) A mãe ralhou-me tanto que nunca mais maltratei os bichos-da-seda. c) Se aprendi algo novo contigo, foi por esperar com paciência. d) A fim de poder conhecer melhor o bicho-da-seda, decidi ler artigos científicos sobre estes animais. e) O miúdo correu mais rápido do que o pai. quando – conjunção subordinativa temporal; que – conjunção subordinativa consecutiva; se – conjunção subordinativa condicional; a fim de – locução subordinativa final; do que – locução subordinativa comparativa. 

identifica a classe e subclasse das palavras a) Quantos planetas existem na Via Láctea? b) Os cientistas terão ainda muitas surpresas por descobrir. c) Haverá mundos como o nosso noutros planetas? a) Determinante interrogativo; b) Determinante indefinido; c) Pronome possessivo. 

Indica a classe e a subclasse das palavras sublinhadas a) O Sábio prosseguiu a sua viagem em direção ao Reino das Sombras. b) O Mendigo foi à aldeia. c) Honestamente, o Sábio era uma personagem controversa. d) O público achou a peça muito interessante. a) viagem – nome comum; b) à – contração da preposição simples “a” com o determinante artigo definido “a”; c) honestamente – advérbio de frase; d) interessante – adjetivo qualificativo.

classe e subclasse Indica a subclasse dos pronomes sublinhados: “Via-os a cores e em movimento; alguns fugidios, teimando em não se fixarem, como personagens de sonhos breves, outros tão nítidos que lhe pareciam amigos de sempre, vizinhos encontrados todos os dias ao sair de casa.” Ana Saldanha, Escrito na Parede, Caminho os, se, lhe – pronomes pessoais; alguns, outros – pronomes indefinidos.

aquela – demonstrativo; a – artigo definido; Classe e subclasse Indica a subclasse dos determinantes sublinhados: “O Daniel olhava de soslaio para aquela leitora e não via a mãe do Nicolau, a patroa da sua mãe. Via bruxas, coelhos falantes, meninos desobedientes e atrevidos, um cavalo negro, um cão que puxava trenós.” Ana Saldanha, Escrito na Parede, Caminho aquela – demonstrativo; a – artigo definido; sua – possessivo; um – artigo indefinido.

Classe e subclasse - adjetivo Nas frases seguintes, identifica todos os adjetivos, colocando-os no respetivo lugar do quadro. Aretusa não era uma ninfa marinha, mas uma jovem caçadora muito bela. Era a primeira vez que mergulhava naquele rio de águas cristalinas.

Classifica as Formas verbais – tempo e modo a) As caravanas que percorrem a Rota da Seda. b) O apogeu do comércio entrou em declínio devido às convulsões políticas. c) Os tecidos de seda custarão mais por causa do aumento do IVA. d) Para que haja mais exportações, é preciso aumentar a qualidade do calçado. e) Se eu investisse no negócio dos tecidos, agora teria um bom negócio. a) presente do indicativo; b) pretérito perfeito do indicativo; c) futuro do indicativo; d) presente do conjuntivo; e) pretérito imperfeito do conjuntivo.

Flexiona os verbos sublinhados no tempo indicado a) Os investigadores franceses catalogam os exoplanetas sempre que recebem a confirmação da Nasa. (pretérito perfeito composto) b) Os olhos do menino já eram balões quando a professora lhe ordenou que saísse. (pretérito mais-que-perfeito composto) a) … têm catalogado … b) …tinham sido…

Formas verbais – escreve o tempo e modo indicados a) Os pais (pôr) os medicamentos num local seguro por causa das crianças. (pretérito perfeito simples do indicativo) b) No armário dos medicamentos, (haver) vários frascos com etiquetas. (pretérito imperfeito simples do indicativo) c) O médico (crer) que o doente poderá regressar a casa brevemente. (presente do indicativo) d) Eles tudo (fazer) para que a recuperação seja rápida. (futuro do indicativo) a) puseram; b) havia; c) crê; d) farão.

a) O general tem sido generoso com o seu criado. Identifica o tempo e o modo em que se encontram os complexos verbais nas frases a) O general tem sido generoso com o seu criado. b) A peça teria acabado mal, se José Félix não tivesse ajudado Duarte. a) tem sido – pretérito perfeito composto; b) teria acabado – condicional composto; tivesse ajudado – pretérito mais-que-perfeito do conjuntivo

“Despiu-se e meteu-se na água deliciosamente fresca.” Flexão verbal Reescreve a frase, fazendo as alterações indicadas: “Despiu-se e meteu-se na água deliciosamente fresca.” a) na negativa; b) no futuro simples do indicativo; c) no condicional simples. a) Não se despiu e não se meteu na água… b) Despir-se-á e meter-se-á na água… c) Despir-se-ia e meter-se-ia na água…

Coloca as frases na forma ativa ou na forma passiva a) Duarte diz muitas mentiras. b) Duarte será ajudado por José Félix. c) Tu dramatizaste a peça de Almeida Garrett. a) Muitas mentiras são ditas por Duarte. b) José Félix ajudará Duarte. c) A peça de Almeida Garrett foi dramatizada por ti.

Discurso direto Escreve no discurso direto a seguinte frase: O Nicolau disse ao Daniel que a sua mãe era uma escritora a fingir. Perguntou-lhe se, na semana seguinte, ele queria ir lá a casa ouvir mais histórias que a mãe dele contava. O Nicolau disse ao Daniel: - A minha mãe é uma escritora a fingir. Na próxima semana, queres vir cá a casa ouvir mais uma das histórias que a minha mãe conta?

Discurso indireto Indica a alínea que reproduz corretamente em discurso indireto a seguinte frase: - Ontem fui a casa do Nicolau e a mãe dele leu-nos uma história – contou o Daniel. a) O Daniel contou que, ontem, tinha ido a casa do Nicolau e que a mãe dele lhes tinha lido uma história. b) O Daniel contou que tinha ido a casa do Nicolau no dia anterior e que a mãe dele lhes leu uma história. c) O Daniel contou que, no dia anterior, tinha ido a casa do Nicolau e que a mãe dele lhes tinha lido uma história. c)

Prova superada! Para aprofundares os teus conhecimentos, consulta também as páginas da Gramática do teu manual e revê os exercícios do Caderno do Aluno.