Engenharia de Produção 2° semestre de 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redação Empresarial Características positivas do texto clareza
Advertisements

TRABALHO DE PORTUGUÊS ALUNOS: FERNANDO Nº. 15 ALISSON N°. 02
Introdução aos Estudos Linguísticos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Comunicação.
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Uso e normas da língua Linguagem
Ariela Fernandes Sales (UFPB/IESP)
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Comunicação Empresarial
Comunicação Organizacional Funções, problemas e soluções Eufrasio Prates © 2001.
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
O que é Comunicação?.
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
O processo de comunicação
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Educação Visual e Tecnológica
A Comunicação Escrita.
Linguagem e comunicação
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Comunicação Escola: Coopen Rio Verde – GO Aluno:Gabriel
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
Comunicação.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Lojas de Informática & eletrônicos
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação.
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Conceitos Introdutórios
Escola : COOPEN Aluno : Gabriel Série : 5° ano
Escola: Coopen Série: 5° ano B Aluno: Vitor.
Escola:Coopen Série:5°ano A Aluno:João Vitor
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
Aluno: Enzo Escola: Coopen Série: 5º ano B. E a nossa comunicação, como vai?
Elementos da comunicação
Escola: COOPEN Série: 5ºano A Aluna: Isabella Moraes.
Linguagem escrita e falada Série: 5º ano A Escola: COOPEN Aluna: Eduarda.
Comunicação e Linguagem
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Língua a c b PORTUGUESA 101.
Escola: COOPEN COC Série: 5º ano B Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Comunicação Empresarial Prof. Ricardo Abtibol Material 3.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
Questões éticas  Autoria X Plágio  Citações diretas e indiretas  Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos Apresentação de trabalhos em público.
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Produção 2° semestre de 2010 gislaineavb@yahoo.com.br COMUNICAÇÃO Engenharia de Produção 2° semestre de 2010 gislaineavb@yahoo.com.br

Elementos da Comunicação Referente Canal de Comunicação Mensagem Emissor Receptor código

Linguagem e Comunicação FALA NORMA SISTEMA

Problemas de comunicação nas empresas: emissor Incapacidade verbal, oral e escrita para expor o pensamento. Falta de coerência. Uso de termos técnicos desconhecidos. Imprecisão vocabular. Uso de frases longas para impressionar o receptor. Uso de clichês.

Problemas de comunicação nas empresas: receptor Conhecimento insuficiente. Falta de experiência. Falta de imaginação. Ausência de atenção. Falta de disposição para entender.

Como aprimorar? Como transmitir informações? Como instruir? Como ser breve e claro?

Comunicação eficiente: Estar fisicamente ao alcance do receptor. A mensagem deve ser compreendida por ele. A mensagem deve ser comprovada por ele. Ser de alguma utilidade para o receptor.

Comunicação eficaz: Conhecer o seu receptor. Conhecer sua mensagem. Adequar a mensagem à situação.

Comunicação eficaz: Obter clareza da mensagem transmitida. Observar o vocabulário do seu receptor.

Referências Bibliográficas: MEDEIROS, João Bosco. (2001). Redação Empresarial. 3 ed. São Paulo: Atlas S.A. ANDRADE, Maria Margarida de. & HENRIQUES, Antônio. (1999). Língua Portuguesa. 6 ed. São Paulo: Atlas S.A.