ALIMENTAÇÃO VIVA O QUE É?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º CURSO DE SENSIBILIZAÇÃO
Advertisements

Alimentação Desintoxicante & Vitalidade dos Alimentos
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
Uma experiência em creche
Preparações fitofarmacológicas
Pesquisa no Supermercado
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
"GERAÇÃO SAÚDE" Alunos da EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA - São Paulo
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
HORTICULTURA AGROECOLÓGICA
Nutrição na Epidermólise
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A UNIDADE ESPÍRITO-MATÉRIA
Dicas para adotar uma dieta vegetariana
ALIMENTO COMO FONTE DE ENERGIA
Vitaminas Fonte de energia.
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
A importância dos Sucos
Molho de Iogurte com Hortelã
COMPORTAMENTO ALIMENTAR Dicas para seu dia-a-dia
Os alimentos antioxidantes são importantes na hora de prevenir doenças e equilibrar as funções vitais no organismo. Saiba identificá-los O QUE ESPERAR.
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
Fibras solúveis e insolúveis: aproveitamento das fibras para redução
REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Você sabia que... Projeto Molho de Cascas de
Coutron Light - 2 fatias de pão em cubos
Salada de Pepino e Alface
Feijões Carioca Fradinho Preto Soja em Grão Branco.
Hummm... Que lhe parece?.
Pudim de Morango com Gengibre
Feijões Carioca Fradinho Preto Soja em Grão Branco.
Berinjela em Conserva - ½Kg de Berinjela refogada no azeite - 1 Cebola picada - 3 Tomates picados s/ pele e s/ sementes - ½Kg de Pimentão vermelho refogado.
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
CARDÁPIOS CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA O BERÇÁRIO REFERENTES À DATA DE 01/09/2014 A 03/10/2014.
AUTISMO E ALIMENTAÇÃO Gizele Ribeiro – Nutricionista.
Marinadas Observações:
Brasília, 07 de julho de 2009 Secretaria de Política Agrícola Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário Coordenação-Geral para.
CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DE 02/06 A 27/06
PROFESSORAS: MILENE ROCHA E CLAUDIA ROSAS
Livro de receitas Saudáveis 2º ano E Professora Ana Lúcia 2014.
Reaproveitamento de Alimentos: Evitando o Desperdício
PROFESSORAS: ISA RUPPELT E CLAUDIA ROSAS
PROFESSORAS: BIANCA FERNANDES E CLAUDIA ROSAS
PROPRIEDADES ENERGÉTICAS DOS ALIMENTOS
DIETA DOS 13 DIAS Esta dieta não pode passar dos treze dias.
PROFESSORAS: GLÁUCIA VALÉRIA E CLAUDIA ROSAS
PROFESSORAS: GRAÇA BRANDT E CLAUDIA ROSAS
PROFESSORAS: ERICA MOTHÉ E CLAUDIA ROSAS
Alimentação consciente e saudável: desafios e possibilidades
CARDÁPIO BERÇÁRIO MÊS: ABRIL
MÊS: ABRIL CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DATA: DE 13/04/2015 A 30/04/2015
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Nutrinformativo Edição nº 4 Alimentos da época
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
Analisando sua Alimentação...
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Aproveitamento integral de Alimentos
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
4º A - manhã.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL NA ESCOLA PROPOSTAS DE EMENTAS DO 7º J Diana Anselmo Beatriz Ribeiro Daniela Jerónimo Lídia Silva.
Alimentos que trazem SAÚDE Marcela Mori Nutricionista CRN Alimentos de Corpo e Alma.
Beatriz Sousa nº2 Carolina Cruz nº4 Inês Campos nº8 Leonor Pinto nº11 Matilde Pinto nº12.
Bioquímica de Frutas e Hortaliças
Cardápio Jantar - Sopas
CONSUMA FRUTAS DIARIAMENTE !!!
Classes de Alimentos Alimentos Naturais * Cereais: * Frutas:
Transcrição da apresentação:

ALIMENTAÇÃO VIVA O QUE É? Uma maneira de se alimentar de forma mais saudável, mais natural, mais rica e mais ecológica => preferência por alimentos “in natura” e “selvagens”

Mas, “NEM TUDO QUE É CRU É VIVO”. ALIMENTAÇÃO VIVA O conceito de cru é um modo de alimentação que não processa termicamente os ingredientes a uma temperatura superior àquela que compromete a sua atividade enzimática. Alguns autores recomendam processar os alimentos até 40C, outros a 37C, que é a temperatura do corpo humano. Mas, “NEM TUDO QUE É CRU É VIVO”.

Alimentos saudáveis para o dia-a-dia: Folhas verdes - alface, rúcula, brotos, ervas, etc.). Frutas – não misture frutas doces com ácidas (melão e melancia, comer separado). Grãos germinados – Quinua, lentilha, painço, etc. Sementes oleosas - linhaça, abóbora, gergelim, amendoas, avelãs, etc. Use ingredientes vivos, frescos, locais, maduros e orgânicos. Tente tomar seis copos de suco/dia, mas não à noite (estimulante).

Germinando (sementes cruas) Nos primeiros 5 a 10 dias as plantas alcançam sua máxima densidade nutricional – a vitamina B aumentar de 300% a 1.500%! Coloque a semente lavada em uma jarra com água filtrada, coberta com tela presa em um elástico, por 24 horas. Lave e deixe inclinada 45º. Lave os brotos 2 a 3 vezes ao dia. Assim que aparecer um rabinho o broto está pronto para consumo. Guarde em geladeira. Germinando (sementes cruas)

Tempo de germinação Família das saladas: alfafa, repolho, trevo, rabanete, brócolis, etc. - germine de 5 a 6 dias. Família dos grãos: trigo, centeio, painço, quinua – germine de 1 a 2 dias ou até que o broto fique o dobro da semente. Sementes: girassol, abóbra, linhaça, gergelim, germine por 6 a 12 horas.

É o alimento mais importante no EVAV - Estilo de Vida da Alimentação Viva. Use: Folhas verdes - girassol, alface, couve, acelga,etc.; Temperos verdes (salsa, coentro) e brotos; Verduras verdes jovens; Algas Rejuvelac; Gorduras saudáveis – abacate, creme de amendoas SOPA ENERGÉTICA

SOPA ENERGÉTICA Frutas; Gorduras saudáveis – abacate, creme de amendoas, etc.; Cenouras, beterraba, rabanetes (rejuvenescedor), abobrinha, etc. (use até 3 tipos a cada vez); A sopa pode ser engerida em até 24h se feita com rejuvelac; Bater tudo no liquidificador, começando pelos itens mais duros. Ingerir no desjeju, almoço e jantar. SOPA ENERGÉTICA

Como preparar o Rejuvelac A melhor forma de lactobactéria é encontrada no Rejuvelac de repolho: Coloque cerca de ½ litro de água no liquidificador, com 3 xícaras de repolho fresco picado. Despeje a mistura num vidro e cubra com um pano e reserve por 3 dias à temperatura ambiente. Coe e guarde no refrigerador, use em sucos, sopas e saladas. Para fazer uma segunda porção: Por ½ xícara de Rejuvelac, 2 xícaras de água, 3 xícaras de repolho cru picado e bata no liquidificador, depois de 24h coe, já está pronto.

Suco de Luz do Sol Ter somente a maçã como adoçante, usar folhas verdes e sementes germinadas, liquidificar, coar (?) Fruta: maçã. Raízes: batata-doce, mandioquinha, cenoura beterraba, aipim, gengibre, cará, inhame. Legumes: cenoura, pepino. Folhas: couve, acelga, alface, alfavaca, mostarda.

Suco de Luz do Sol Sementes germinadas: girassol com ou sem casca, amendoim sem casca mas com pele, alpiste com casca, linhaça. Folhas de árvores frutíferas: maracujá, pitanga, limão, lima. Folhas de raízes: cenoura, beterraba, gengibre. Ervas aromáticas: hortelã, menta, alecrim, capim-limão. Liquidificador ou centrífuga? Ana Branco prefere o suco sem fibras (centrífuga), já Ann Wigmore mantém as fibras (liquidificador).

Suco de luz do sol 1 Suco de luz do sol 2 De 4 a 6 maçãs, 1 pepino, 1 fatia de moranga, folhinhas de capim-limão, 1 inhame, 1 folha de couve, 1cm de gengibre, 3 folhas de chicória ou couve, ½ batata-doce, 3 folhas de beterraba, sementes de girassol e folha de cenoura. 3 maçãs, ½ pepino, 3 fls. Hortelã, ½ batata-doce, 1 xícara (chá) de abóbora em cubos e 1 punhado de sementes germinadas. PREPARO: Bater no liquidificador a maçã e os vegetais mais líquidos, coar. Bater novamente usando o líquido da primeira coada, juntando as folhas e as sementes. Coar novamente.

Para Desintoxicar, use Suco Verde - Receita padrão: 10% de folhas e 90% de vegetais ou frutas não doces. Para uma desintoxicação intensa, substitua as frutas por frutas não doces. Botanicamente, o pepino, o tomate, o pimentão e a abobrinha são frutas não doces. O suco vivo em seus menus têm 2 linhas distintas: os que usam frutas e os que não usam. Os que usam frutas não usam azeite, pois isso faz o açúcar fermentar no intestino e atrasar a desintoxicação. Os que não usam frutas, usam azeite. Em ambos, não se usa raízes nem cereais, por serem ricos em amido.

Alguns super alimentos Castanha-do-Pará Cacau (sem açúcar) Castanha de caju Macadâmia Linhaça dourada Maçã Canela Acerola Noni Xarope de agave Xarope de yacon Semente de abóbora Mirtilo Açaí Salsa Cereja Brócolis Uva roxa Abacate Camu-camu Pólen Geléia real

Viva Vida a

Bibliografia www.annwigmore.com www.oficinadasemente.com.br ASSIS, Daniel F de. Suco Vivo. SP, Ed. Alaúde, 2009. GONZALEZ, Alberto P. Lugar de Médico é na Cozinhas - Cura e saúde pela alimentação viva. SP, Ed. Alaúde, 2008. KALESHI, Notas de aula, do curso Alimentação SP, Instituto Visão Futuro, out/2009. TRUCOM, Conceição. Alimentação desintoxicante – para ativar o sistema imunológico. SP, Ed. Alaúde, 2004. Sites: www.annwigmore.com www.oficinadasemente.com.br www.sucovivo.com Slides elaborados por: Xenia Pessoa Email: pessoasx@gmail.com