Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sessão sobre Mapa de ativos
Advertisements

Definição do público-alvo:
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Políticas de Segurança Pública
Levantamento, construção e diagnóstico
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Voto e cidadania.
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Programa URB-AL Diagnóstico técnico para seleção dos cinco
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
PROJETO VIDA “O grandioso negócio da vida não é ver o
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
ONG – AME Associação Missão.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
PROMOÇÃO DA INCLUSÃO PRODUTIVA DE JOVENS
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
TransFormação: Habilidades para Produtividade
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
PROGNÓSTICO.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
A POBREZA NO CEARÁ: O TAMANHO DO DESAFIO
Novos Modelos de Empresas Janeiro 2011 Segmento Turismo Alunos: Aldo Oliveira Cintia Del Rey Daniel Silva Gustavo Porto Neide Costa Rebecca Ferreto Rodolpho.
PROJETO DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
1 Equipe Ana Pegorini Carlos Soares Éberli Riella Iran Vieira Luiz Canabarro Cunha Luiz Rogério Muzel dos Santos Maria Natalia Shiavon Paulo Rocha Roque.
Prefeitura Municipal de Santo André
Juventude.
Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo.
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Apresentação Diagnóstico Social
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
CAT.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
INDICADORES SOCIAIS- BAIRRO ILHOTA. Informações populacionais Habitação Economia Educação Saúde BAIRROS CENTRO E CANTO DA PRAIA.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Ferramentas SAGI para auxiliar na Gestão Caio Nakashima Abril 2015.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Pre São José dos Pinhais junho 2016.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos

Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos primeiro qual o futuro esta reservado para o jovem munícipe, quais as expectativas e oportunidades, para assim, construir um futuro, já que eles são o espelho do futuro.

Apresentação Nos próximos slides constam dados de pesquisas realizadas pelo Invest Santos e NESE (NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS) da UNISANTA. Tais dados são importantes para que possamos focar locais com maior concentração de jovens, quantidade geral a ser atendida e uma análise das relações de emprego e trabalho.

Informações básicas POPULAÇÃO* - (Pessoas Residentes) habitantes Homens residentes (45,76%) Mulheres residentes (54,24%) ÁREA URBANA - (Pessoas Residentes) (99,93%) ÁREA RURAL - (Pessoas Residentes) 314 (0,07%) CENSO DEMOGRAFICO DE IBGE - Santos *primeiros resultados IBGE 2010

Informações básicas Total (%) 30,62 = munícipes Fonte: (

Informações básicas Total (%) 13,88 = munícipes PÚBLICO ALVO PRIORITÁRIO:

Informações básicas Fonte: NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS

Informações básicas No quadro, a seguir, está demonstrado o cruzamento de escolaridade por faixa etária, permitindo uma análise mais criteriosa dos 33,87% de jovens desempregados.

Informações básicas Fonte: NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS

Causa e Efeito Após análise de tais informações, constatou-se que os jovens entre 16 e 24 anos estão na faixa etária de maior percentual de desemprego 33,87 (%), lembrando que estes são aqueles considerados economicamente ativos (que podem e querem trabalhar). Aproximadamente 20 % não concluíram o ensino médio.

Causa e Efeito Veremos algumas causas apuradas in loco de causas da atual situação e os efeitos ocasionados por estas

Proposta de ações para o município Criação de políticas em parceria com a secretaria de Educação, Trabalho, Cultura, Turismo e Juventude para que possamos oferecer capacitação aos jovens a nível municipal e uma oportunidade de realizarem estágio nas parceiras. Construção de políticas de incentivos fiscais a empresas que derem oportunidade a jovens oriundos de tal programa de capacitação na cidade.

Proposta de ações para o município Como podemos analisar os bairros mais próximos da praia tem um índice de Inclusão Social melhor que os demais bairros. Outros como Alemoa o índice de exclusão social é alto. Com isso pretende- Se priorizar regional- mente o atendimen- to nestas áreas, como a Educação.

No mapa abaixo podemos ver a precariedade do Ensino na cidade, sendo referência para ações. Proposta de ações para o município

Criação de unidades centralizadas de atendimento dos jovens, seguindo a demanda demonstrada nos mapas a diante, com foco na capacitação profissional e atividades culturais (como música, teatro e dança). Tais unidades, visando a maior quantidade de adolescentes e crianças, se instalariam entre Embaré e Aparecida (ambos os bairros concentram a maior população no geral), Rádio Clube, Saboó (atendendo aos moradores da região central).

Proposta de ações para o município

Com estas ações pretende-se: 1. Melhoria dos índices de qualidade de vida; 2. Melhoria na taxa de emprego; 3. Melhoria na educação em geral (desde básica a profissionalizante); 4. Melhoria na economia local (PIB); 5. Gerar oportunidades a todo cidadão.

Melhoria na Distribuição de Renda – priorizando os bairros com baixo índice e mantendo a média dos demais

Melhoria na Educação – priorizando os bairros mais próximos ao Centro e Z.N., que apresentam piores índices

Melhoria na Educação básica (alfabetizado )– já contemplado na criação de três bases do programa (R.C., Ap., Saboó)

Conclusão Um governo forte, se constrói através de uma população fortalecida, que tenha seus anseios atendidos. A questão do foco na juventude não se dá apenas a questões de emprego, educação e capacitação, mas do sentimento dos pais de verem o desenvolvimento dos filhos, algo intangível, mas que parte para o campo psicológico sentimental. Sendo tal governante lembrado em outras gerações e tal prática copiada por outras cidades.

Conclusão Todas as ações visam colocar Santos no patamar de uma cidade de primeiro mundo, onde todos os moradores terão condições de ocuparem postos de empregos no porto, na indústria do petróleo, comércio e na de serviço (carro chefe da economia municipal). Tais benefícios se estenderão a outras gerações, uma vez que a economia cresce a medida que a população consome mais e tem mais emprego e renda.

Obrigado Leonardo Novaes Administrador especialista em Negócios. Professor no Centro Paula Souza nos cursos Técnicos de Administração e Logística. Contato: