Aula 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Movimento em I dimensão
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
MOVIMENTO EM II DIMENSÕES
Movimento em I dimensão
Energia Potencial e Conservação da Energia
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
Movimento Circular Física Básica A
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Prof. Oscar VETORES CAPITULO 3
CINEMÁTICA Velocidade.
VELOCIDADE MÉDIA ACELARAÇÃO GRÁFICO V x t
O que você deve saber sobre
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
Velocidade A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Cinemática – Principais Conceitos.
Mecânica Cinemática escalar.
A DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO
Capítulo 2 – Movimento Retilíneo
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Física Aula 06 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Cinemática.
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Vetores e movimento em duas dimensões
Aula 19 Cinemática Vetorial I Marta Rebuá.
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
AULA 1 CINEMÁTICA.
Revisão para a Avaliação Bimestral (3º bimestre) Ciências - 9º Ano
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Curso de Física Geral F semestre, 2011
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Movimento em duas dimensões
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
MECÂNICA Estudo dos movimentos.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Laboratório de Física.
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
MOMENTO Exemplo1.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
FÍSICA - MECÂNICA Professor: Guilherme Eleutério da Silva.
AULA 1 CINEMÁTICA.
Aula 2 – Aplicações ao Movimento e Comprimento De Arco
LEIS DE NEWTON APLICAÇÃO
Trabalho e Energia.
Bem vindos ao 1ºEM! Física Setor A: Mecânica Professor Ricardo “ Jack”
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Representação Gráfica do movimento
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina REVISÃO DO ENSINO MEDIO 1. MEDIDAS A: CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL.
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina ENSINO SUPERIOR 1: MEDIDAS A: CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL.
Transcrição da apresentação:

Aula 1

Sistema Internacional de Unidades Tempo (s) Comprimento (m) Massa (kg)

Posição e Deslocamento A localização de uma partícula é fundamental para a análise de seu movimento. Vamos considerar um determinado movimento que possui trajetória retilínea onde temos: Temos que o deslocamento da partícula (∆x) é dado por: ∆x=xf – xi

Distância percorrida ∆x deslocamento

Velocidade média e velocidade escalar média Velocidade média é a razão entre o deslocamento Δr e o intervalo de tempo Δt durante o qual esse deslocamento ocorre: Velocidade escalar média é definida como a razão entre o distância total percorrida e o tempo gasto no percurso:

Exemplo Depois de dirigir um carro em uma estrada retilínea por 8,4 km a 70 km/h, você para por falta de gasolina. Nos 30 min seguintes, você caminha por mais 2,0 km ao longo da estrada até chegar a um posto de gasolina. Qual foi o deslocamento total, do início da viagem até chegar ao posto de gasolina? Qual é o Δt entre o início da viagem e o instante em que você chega ao posto? Qual a velocidade média vméd do início da viagem até a chegada ao posto de gasolina? Suponha que para encher um bujão de gasolina, pagar e caminhar de volta para o carro você leva 45 min. Qual é a velocidade escalar média do início da viagem até o momento em que você chega de volta ao lugar onde deixou o carro?

Velocidade instantânea e velocidade escalar

Velocidade Escalar A característica da velocidade escalar é que em qualquer ponto do movimento a sua velocidade em todos os instantes é igual à sua velocidade média. Assim, a equação que governa este tipo de movimento é : x = x0+vt

Aceleração A aceleração de uma partícula é a razão segundo a sua velocidade varia com o tempo.

A aceleração instantânea, que é dada por:

As equações que regem os movimentos com aceleração constante são dados por: Onde: v= velocidade em um instante t V0= velocidade inicial Δt=t – t0 ; variação temporal Δx= x – x0 ; variação espacial a = aceleração

Queda Livre

As equações que regem os movimentos com aceleração constante são dados por: Onde: v= velocidade em um instante t V0= velocidade inicial Δt=t – t0 ; variação temporal Δz= z – z0 ; variação espacial na altura percorrida g = aceleração da gravidade (g=9,8 m/s2)

Exemplos e Exercícios 1 2 3

4 5

6 7

Determine a resultante 30° 45° 4 8 6 y x

Revisão Uma pedra é arremessada para cima com velocidade inicial de 30m/s. Em quanto tempo ela atinge o ponto máximo? Qual a altura atingida pela pedra? Quanto tempo demora a pedra para atingir uma altura de 20m acima do ponto de arremesso?

A formiga do deserto Cataglyphis fortis vive nas planícies do deserto do Saara. Quando uma dessas formigas sai à procura de alimentos, percorre um caminho aleatório em um terreno plano, arenoso, desprovido de acidentes geográficos que possam ser usados como referência. Mesmo assim, quando a formiga decide voltar ao formigueiro, ruma direto para casa. De acordo com as pesquisas, a formiga do deserto mantém um registro dos seus movimentos em um sistema de coordenadas mental. Quando decide voltar ao formigueiro, soma os deslocamentos em relação aos eixos do sistema para calcular um vetor que aponta diretamente para o ponto de partida. Como exemplo desse cálculo, considere um formiga que executa cinco movimentos de 6 cm em um sistema de coordenadas xy, nas orientações mostradas na figura, partido do formigueiro. No final do quinto movimento, quais são o módulo, sentido e direção do deslocamento total. E como você representaria o retorno para o formigueiro?

Bibliografia Básica RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; WALKER, J. Fundamentos de física, v. 1 – mecânica. RJ: LTC, 2012. TIPLER, P.; MOSCA, G. Física v.1. para cientistas e engenheiros. RJ: LTC, 2009. SEARS, et al. Física. Vol.1. Mecânica. SP: Addison Wesley, 2008. Bibliografia Complementar MEDEIROS, D. Física mecânica, v. 1. RJ: Ciência Moderna, 2010. MONGELLI NETTO, J; TELLES, D. Física com Aplicação Tecnológica – Mecânica – volume 01. SP: Edgard Blücher, 2011. TIPLER, P.; MOSCA, G. Física v.1. RJ: LTC, 2004. KNIGHT, R. D. Física- uma abordagem estratégica, v. 1. SP: Bookman Companhia, 2009. JEWET JR., J.; SERWAY, R. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 01. SP: Cengage, 2012.