2013 INFORMAÇÃO, LEITURA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UMA TRAJETÓRIA DE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Encontro com professores
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Claudia Cristina Muller
Profª Drª Eliane L. da Silva Moro Profª Drª Lizandra Brasil Estabel
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Maio / 2006.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Apresentação do Campus Porto Alegre
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Contexto de Educação a Distância
Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
ABC na Educação Científica Mão na Massa
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Como a UFRN coopera na ReBAP
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Profª Drª Lizandra Brasil Estabel – CRB 10/1405
Andréia Cabral Colares Coordenadora
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Universidade Federal de Santa Catarina
Bacharelado em Administração
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
A Educação a Distância é possível?
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
CONAI 14/05/10. A Fundação Unimed foi criada no ano de 1995 e hoje atua nacionalmente de forma próxima às Unimeds, respeitando as peculiaridades de cada.
Ações Inclusivas NAPNE IF RS – Campus Bento Gonçalves
Projeto UCA: Um Computador por Aluno (UCA)
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Profa. Dra. Eliane Lourdes da Silva Moro
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
A Leitura na Biblioteca Escolar promovida por uma Pessoa com Necessidades Especiais (PNEs) com Limitação Visual no Colégio Marista São Pedro: um estudo.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Laboratório de Ensino a Distância
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Programa de Capacitação para EaD Avaliação de Impacto nos Centros de Formação e Desenvolvimento do Paraná Escola de Governo do Paraná Claudia.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Profª Drª Lizandra Brasil Estabel
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

2013 INFORMAÇÃO, LEITURA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: UMA TRAJETÓRIA DE ATUAÇÃO NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL Profª Drª MARIA CRISTINA C. DE CASTILHOS FRANÇA Profª Drª MARIA DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA 2013 36ª Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas

AÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA Eixos Temáticos Leitura Acessibilidade Inclusão Informação

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO BIBLIOTEC I (2002): primeiro Curso em EAD, no Brasil, mediado por computador, com a temática Bibliotecas Escolares.

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE Participação Acessibilidade das Bibliotecas Públicas para DVs. Force Fundation (2005). Participação desde o III SENABRAILLE. VI SENABRAILLE (Seminário Nacional de Bibliotecas Braille) e II Seminário Latino Americano y Caribeño de Los Servicios Bibliotecarios para Ciegos y Debiles Visuales (nov/2009 – João Pessoa/PB).Ministrantes do MINICURSO 2 – CAPACITAÇÃO PARA WEB2.0 E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS. VII SENABRAILLE ( UNICAMP/SP). Participação na Comissão Científica. Dos 30 trabalhos aprovados, 7 são resultados de pesquisa e de projetos de extensão orientados pelos membros do Grupo LEIA (nov/2011).

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UFRGS/UNISOL (2005): Era Uma Vez...O Encantamento da Leitura e a Magia da Biblioteca. 2005.

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO BIBLIOTEC II (2006): Curso em EAD, mediado por computador, com a temática Bibliotecas Escolares e Inclusão. O curso teve a participação de profissionais que atuam em bibliotecas escolares, residentes nos mais diferentes pontos do Brasil: Paraíba, Pernambuco, Brasília – DF, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (2 bibliotecários cegos). TEMAS DE DISCUSSÃO: Acessibilidade para TODOS, Tecnologias Acessíveis, Tecnologias Assistivas, PNEEs, entre outros.

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CAPATEC (2009): Curso de Extensão de Capacitação de Auxiliares de Bibliotecas dos Pólos da UAB da Região Sul, na Modalidade EAD. 45 pólos presenciais da UAB 1: Paraná: 11 participantes Santa Catarina: 2 participantes Rio Grande do Sul: 32 participantes

CAPADOC (2010): Programa de Capacitação em Gestão Documental em EAD. AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Extensão: CAPADOC (2010): Programa de Capacitação em Gestão Documental em EAD. 100 participantes: servidores da UFRGS, do IFRS e 2 participantes do Exército Brasileiro.

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO http://www.ufrgs.br/capadoc/

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SEGMENTO LIVRO E LEITURA EM GRAMADO (2010): Qualificação e Integração da Biblioteca Pública-Bibliotecas Escolares-Comunitárias. Oficina de construção de Blogs e WEB 2.0. http://blogs.gramado.rs.gov.br/

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE http://blogs.gramado.rs.gov.br/

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DINAMIZAÇÃO DA SALA DE LEITURA TABAJARA RUAS, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2011- ) Organização, ações de leitura e inclusão social

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REVISTA ScientiaTec: periódico semestral do IFRS-Câmpus Porto Alegre, publicado no formato eletrônico, criado com a finalidade de publicar textos inéditos nas diversas áreas do conhecimento, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses. http://seer.ufrgs.br/ScientiaTec

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Projeto ViVendo Histórias Atividade de Contação de Histórias para Idosos moradores da Casa Lar do Cego Idoso-Porto Alegre Objetivo Principal: Propiciar a leitura como fator estimulante para o desenvolvimento intelectual, moral e emocional de idosos com deficiência visual da Casa Lar do Cego Idoso.

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Projeto ViVendo Histórias Executores: acadêmicos voluntários de Biblioteconomia.

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CURSO DE EXTENSÃO (2010-2011): Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. 18 pólos da UAB 1: 35 participantes por pólo: 630 mediadores de leitura.

Pólos Contemplados

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO http://www.ufrgs.br/mediadoresdeleitura/

http://leituraebibliodiversidade.blogspot.com/

http://mediadoresleitura.blogspot.com/

http://periodicodaleitura.blogspot.com/

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Curso de Inclusão e Acessibili​dade para TODOS I e II, parceria IFRS-Câmpus POA e UFRGS, 80h, com a participação de 150 pessoas em cada edição (2011/2012).

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Curso de Iniciação à Panificação e Confeitaria para alunos PNEEs (deficiência mental) da Escola Municipal Lígia Morrone Averbuck-Especial, de Porto Alegre (formatura da 2ª turma em 2011/2).

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Curso de qualificação de nível básico da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – módulos I, II e III para os professores do IFRS e comunidade (2011/2012).

Ensino: Pós-Graduação (Especialização) AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Ensino: Pós-Graduação (Especialização) Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) na modalidade EAD mediada por computador (2008-2009); Participação de 26 alunos: bibliotecários e professores; Participação de uma aluna, bibliotecária, com limitação visual (cega). Primeiro Curso no Brasil sobre Bibliotecas Escolares na modalidade EAD e o primeiro que trata do tema Acessibilidade.

EBEA: Participantes CE Estados: PB BA RJ SC RS

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Pesquisa (2005- ): Projeto Cor@gem Inclusão social e digital de crianças e adolescentes com fibrose cística no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA   Parceria interinstitucional:

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO http://projetocoragem.blogspot.com.br/

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Projeto: “Tecnologias Acessíveis para Adolescentes com Fibrose Cística em Isolamento Hospitalar” com fomento PROBITEC/IFRS, 2010-2013.   Parceria interinstitucional:

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Pesquisa: TESE ELIANE LOURDES DA SILVA MORO: A Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Adolescentes com Fibrose Cística em Isolamento Hospitalar, Ano de Obtenção: 2011. PPGEDU/UFRGS. LIZANDRA BRASIL ESTABEL - A Formação de Professores e a Qualificação de Bibliotecários com Limitação Visual através da Educação a Distância Mediada por Computador em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ano de Obtenção: 2007. PGIE/UFRGS.  

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Pesquisa: TESE MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANÇA- Memórias Familiares em Festa: estudo antropológico dos processos de reconstrução das redes de parentesco e trajetórias familiares, Ano de Obtenção: 2009. PGAS /UFRGS. MARIA DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA- Redes de Conhecimento em Ciências e o Compartilhamento do Conhecimento, Ano de obtenção: 2011. PPG Educação em Ciências:Química da Vida e Saúde/UFRGS.  

Pesquisa: Interinstitucional AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Pesquisa: Interinstitucional GRUPO DE PESQUISA LEIA: leitura, informação e acessibilidade http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0192607Z9LU2B5

Ações Interinstitucionais AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Ações Interinstitucionais Fórum Gaúcho para a Melhoria das Bibliotecas Escolares (2009-2013) 36 Fóruns realizados na capital e nos municípios do interior do Estado do RS. 2 Fóruns Nacionais para a Melhoria das Bibliotecas Escolares. 1 Fórum Bi-Nacional (Brasil/Uruguai)- 2011

Ações Interinstitucionais AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL E DE ACESSIBILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Ações Interinstitucionais CGATI: Comitê Gaúcho de Acessibilidade Grupo de Pesquisa LEIA IFRS-Câmpus Porto Alegre

Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO- elianemoro23@gmail.com Profª Drª LIZANDRA BRASIL ESTABEL- lizandra.estabel@poa.ifrs.edu.br Profª Drª MARIA CRISTINA C. DE CASTILHOS FRANÇA- mcristina.franca@poa.ifrs.edu.br Profª Drª MARIA DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA- maria.teixeira@ufrgs.br