Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) UFPB – 2011.1 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Prof.Dr. José Ferrari Neto

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Transcrição da apresentação:

Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) UFPB – SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Prof.Dr. José Ferrari Neto

Aquisição da Linguagem O que é Aquisição da Linguagem ? I – Fenômeno a partir do qual a criança parte de um estado inicial em que não domina uma língua/linguagem para um estado final no qual domina uma língua/linguagem - Objeto de Conhecimento II – Estudo científico do fenômeno da aquisição. Ramo da Ciência que possui interfaces com a Lingüística, Psicolingüística, Psicologia, Ciência Cognitiva, Neurociência Cognitiva, Neurolingüística, Antropologia e Filosofia - Campo de Conhecimento

Aquisição da Linguagem - Linguagem (latu-sensu): - capacidade de expressão e interação social - não específica do ser humano - meio de expressão e interação compartilhado por um grupo social ou por membros de uma espécie - pouco variável numa espécie - Linguagem (strictu-sensu): - capacidade de expressão e interação social por meio verbal - específica do ser humano - forma verbal de expressão e interação social - variável entre grupos sociais e mesmo entre indivíduos

Aquisição da Linguagem A Aquisição da Linguagem como Fenômeno Natural - Sentido Amplo: aquisição de um meio verbal de expressão e interação social - foco em habilidades de interação/expressão lingüística - dificuldade de se distinguir o que diz respeito à aquisição da língua do que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de interação social e da possível interrelação entre esses dois processos -Sentido Estrito: aquisição de uma língua materna, ou identificação de uma forma particular de linguagem verbal da comunidade na qual a criança se acha inserida (aquisição de uma gramática). - Foco nos procedimentos de identificação, no estado de conhecimento da língua atingido, nas condições para que se realize e nos fatores que atuam no processo.

Aquisição da Linguagem O que a criança adquire ao adquirir LINGUAGEM ? -Sentido amplo: desenvolvimento de uma capacidade de expressão e interação social -O que a criança deve adquirir ? -Sentido estrito: aquisição de uma forma verbal específica (língua), que se presta à expressão e à interação verbal -O que a criança deve adquirir ? -PROCESSOS DISSOCIADOS Autismo Savant Lingüístico

Aquisição da Linguagem Perspectiva Histórica dos Estudos em Aquisição da Linguagem

Aquisição da Linguagem A Tradição dos Estudos Longitudinais (Diários) Stern & Stern (1907) Lewis (1936) Leopold (1939) Gregoire (1948) Menyuk (1969; 1971) Bloom (1970; 1973) Brown (1973) CHILDES (atualidade)

Roman Jakobson Escola de Praga Funcionalismo (M. Halliday) Europeu Linguística da Enunciação (E. Benveniste – interacionismo) Estruturalismo Linguística Antropológica (F. Boas/E. Sapir) Norte-Americano Empirismo Linguístico (L. Bloomfield) Linguística Racionalismo (N. Chomsky) Gerativismo Linguística Cognitiva (M. Tomasello) Construtivismo (Epistemologia Genética - J.Piaget) Psicologia do Desenvolvimento Cognitivismo (J. Bruner) Interacionismo (Sócio-construtivismo – L.Vygotsky) Mentalismo (W.Wundt) Psicologia Cognitiva (Ciências Cognitivas – S.Pinker) Psicolinguística Desenvolvimental e Experimental Psicologia Comportamentalismo (I.Pavlov/J.Watson/F. Skinner) Conexionismo

Aquisição da Linguagem O Empirismo Origens: Aristóteles, Hume, Berkeley, Locke, Russell Idéia Central: todo o conhecimento provém dos sentidos Na Psicologia: - Ivan Pavlov – Condicionamento Clássico - John Watson - B.F. Skinner – Verbal Behavior - aquisição como processo indutivo - esquema E-R-R Na Lingüística: - Leonard Bloomfield (estruturalismo norte-americano)

Aquisição da Linguagem Características Gerais do Empirismo na Aquisição da Linguagem -Descrição declarativa -Dimensão cognitiva não enfatizada -Caráter social enfatizado -Papel do meio (behaviorismo) -Construção social da língua -Construção interativa da língua

Aquisição da Linguagem O Racionalismo Origens: Platão, Descartes, Leibniz, Kant, Von Humboldt Idéia Central: o conhecimento pressupõe idéias inatas Resenha de Chomsky contra Skinner (1957) -Argumento da Pobreza do Estímulo -A questão da aprendibilidade (adequação explanatória) -A questão do método dedutivo Na Lingüística: - Noam Chomsky (Gramática Gerativa)

Aquisição da Linguagem Reações ao Racionalismo -Questionamento ao argumento da pobreza de estímulo = fala dirigida à criança (K. Snow) -Questionamento ao inatismo = período agramatical (M. Tomasello) -Questionamento à modularidade = holismo cognitivo (Piaget) -Questionamento ao processo = interação (Vygotsky) -Outros questionamentos: o que seria inato ? A língua como ferramenta de comunicação (Bates, MacWhinney)

Aquisição da Linguagem Principais Abordagens para o Estudo da Aquisição da Linguagem behaviorismo (Skinner) empiristas conexionismo (Plunkett, Rumelhart & McClelland) Teoria Lingüística Gerativa (Chomsky) Correntes racionalistas modulares Teoria Psicolingüística (inatistas) Teoria de Articulação Lingüística e Psicolingüística cognitivismo (construtivismo – Piaget) semirracionalistas holistasLingüística Cognitiva interacionismo (Vygotsky) sócio-interacionismo (Bruner)

Aquisição da Linguagem Áreas de Concentração -Aquisição de língua materna falada -Aquisição de língua materna escrita -Desenvolvimento da leitura -Aquisição de língua estrangeira (L2) -Distúrbios de aquisição -Déficit especificamente lingüístico (DEL) -Afasias -Aquisição anormal da linguagem -Desenvolvimento da teoria lingüística