HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
Advertisements

HISTÓRIA DA IGREJA.
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
HISTORIA EM QUADRINHO SOBRE CONTRA-REFORMA
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Reformas Religiosas.
Por que o Ecumenismo ? D i v i s õ e s
REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI)
HISTÓRIA DA IGREJA.
Renascimento Cultural
REFORMA PROTESTANTE.
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
REFORMA PROTESTANTE UM BREVE PANORAMA.
Fatores que originaram a Reforma:
Reformas religiosas.
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
A igreja na Idade Média EBD – 06/11/2011.
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
REFORMA E CONTRA-REFORMA
A Reforma Religiosa do século XVI
REFORMAS RELIGIOSAS, ANTIGO REGIME e ABSOLUTISMO
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
REFORMA RELIGIOSA.
Cristianismo, Unidade e Diversidade
Prof. Everton da Silva Correa
Reforma Protestante e Contra-Reforma
REFORMA PROTESTANTE.
A crise da Igreja Católica
Reforma Religiosa.
O papel da Igreja na Idade Média As Igrejas Reformadas.
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
Ecumenismo e confissões cristãs.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
Reformas Religiosas Prof. Lucas Villar.
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana,
Reforma Protestante.
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
A Reforma e a Contrarreforma
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Professor Romildo Tavares
Divisão da cristandade
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
REFORMA RELIGIOSA – Definição: Movimento de fiéis insatisfeitos com a Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs e a mudanças significativas.
Conceitos e visões filosóficas
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
Poder da Igreja na Idade Média
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 6

Igreja Medieval.

Considerações Importantes: Compreende entre os anos 600 dC. E 1517dC. A institucionalização da Igreja Católica ocupa o espaço deixado pelo Império. O papado ganhou legitimidade.

Considerações Importantes: O monasticismo se fortifica. Expansão do Islamismo, originando as cruzadas. A Igreja crescia em influência e poder, mas tornava-se ineficiente.

Gregório I e o Papado: O catolicismo institucionalizado começou com a indicação de Gregório como bispo de Roma em 590. Ele organizou administrativamente o sistema papal.

Gregório I e o Papado: Padronizou a liturgia e a teologia da Igreja romana. Apoio doutrinas como: Veneração de Maria; Purgatório; forma incipiente de transubstanciação; e oração aos santos.

Gregório I e o Papado: Dois fatores deram prestígio a Gregório I. Pepino, o Breve concedeu ao papa grande extensão de terra no centro da Itália. Constantino transferiu poderes ao bispo de Roma quando transferiu sua capital para o Oriente. (era uma farsa)

Concílios papais: Primeiro concílio de Latrão, em 1123 d.C. – celibato. Segundo concílio de Latrão, em 1139 d.C. – condenar os Petrobrussianos (Começou com Pedro de Bruys) e Arnaldistas).

Concílios papais: Terceiro concílio de Latrão, em 1179 d.C. – condenar os Waldenses (Pedro Valdo) e Albingenses (Albi, França) Quarto concílio de Latrão, em 1215 d.C. Transubistânciação; Confissão Auricular; Inquisição...

Concílios papais: Concílio em Toulouse, em 1229 a.C. – O uso da Bíblia seria exclusivamente do Clero.

Reformadores: John Wycliffe (1329 – 84), na Inglaterra. (pré-reforma) Traduziu o N.T. para o Inglês. Cristo e não o Papa era o cabeça da Igreja. A transubstanciação era errada.

Reformadores: Martinho Lutero (1483 – 1546) – Alemanha. Seus sermões combatiam com fervor as indulgências. 31 de outubro de 1517 pregou as 95 teses na porta da capela.

Reformadores: Ulrico Zuínglio (1484 – 1531) – Suiça. Em 1523 liderou a reforma em Zurique. Traduziu a Bíblia completa para os suíços. Acreditava que o estado e a Igreja deveriam estar unidos.

Reformadores: João Calvino (1509 – 1564) – Suiça. Reformador em Genebra. Sucessor de Ulrico Zuínglio.