Livro do profeta Ezequiel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
Ensinos no Templo de Ezequiel
PROFETISMO-EXÍLIO E PÓS-EXÍLIO
Os Hebreus.
O Profeta do Julgamento
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE NÓS
história da salvação A História da Salvação
Ezequiel José Adelson de Noronha
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
Jeremias 28,1-17 Nesse mesmo ano, no início do reinado de Sedecias, rei de Judá, no quinto mês do quarto ano, disse-me o profeta Ananias,
Livros Proféticos Velho Testamento F.
OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C
Judaísmo Trabalho de: Alexandre Silva nº1 9ºA Mélanie Costa nº13 9ºA.
2º Vice-Presidente CIBI Pr. Jackson Silva Presidente UMBI 2º Vice-Presidente CIBI Pr. Fausto Vasconcelos Dir. Educ./Evangelismo BWA Pr. Raimundo.
Religião, Política, Economia e Cultura
Profetiza Ez. 37.
SEJA UM LÍDER.
HOSHUA OSÉIAS (Salvação)
O Profeta Joel.
O Profeta Jonas.
O servo, sua missão e sofrimento no livro de Isaías
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Profeta Sofonias.
...
Renovação da Aliança, que marca nossa geração. Pr
Como nasce a Fé e nasce a Bíblia
Representantes de Deus em uma missão importante
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Os Profetas O fenômeno profético no Oriente Médio A originalidade do profetismo em Israel Movimentos proféticos Os escritos proféticos Cronologia profética.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
UNIDADE 4 – ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROFETAS
1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS TEXTO ÁUREO  “E aqueles que estão longe virão, e edificarão.
CIVILIZAÇÃO CRETO-MICÊNICA
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
Leia vagarosamente, medite e aplique à sua vida 1- Ó Deus, por que Tu nos abandonaste de uma vez por todas? Qual a razão dessa tua ira contra nós, as.
Imaculada Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus
Judá é um pequeno país; Fica num ponto es- tratégico, entre Egito (ao sul) e Babilônia (ao norte). Um anão entre dois gigantes. Bruno Glaab Exílio na Babilônia.
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
VELHO TESTAMENTO "E".
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
O Profeta do Julgamento
Salmos 97 e 98 na versão Bíblia Viva.
VELHO TESTAMENTO "E".
FÉ: Certeza ou Temeridade?
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
Estudo Panorâmico da Bíblia
Estudo Panorâmico da Bíblia
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE JUDÁ
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
A DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉm
01. Quão determinantes foram as influências familiares e culturais na formação do rei Josias? Podemos culpar o meio em que vivemos pelos nossos defeitos.
Em 550 a.C. Ciro se torna rei da Pérsia e inicia a expansão. Seu império se alonga da Índia à Gré- cia. Engole grande parte da Babilônia. Em 539 a Palestina.
QUIZ Mais tristeza para o profeta da Lição da Escola Sabatina
Ezequiel.
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
MESOPOTÂMIA.
Livros Históricos e Proféticos II Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Sobrevivendo aos exílios da vida 9. Leitura Bíblica texto básico texto devocional versículo-chave Jeremias Jeremias 29 Jeremias 29.7 “ Procurai.
A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,
II unidade Livros proféticos “OS LIVROS PROFÉTICOS E O PROFETISMO NA VIDA DE ISRAEL” “O profeta, como homem que tem uma comunicação direta e imediata.
De Canaã A Conquista Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Lição nº.
ESBOÇO DE EZEQUIEL I. O início da visão e chamada de Ezequiel Visões introdutórias O encargo dos profetas II. Profecias e.
Transcrição da apresentação:

Livro do profeta Ezequiel.

Atividade Profética de Ezequiel. Situada entre 593 – 571 aC. 22 anos de ofício profético. Profetizou antes e depois da Destruição final de Jerusalém. O local é a Babilônia.Ez.3:15. Junto ao rio Quebar. Ez.1:1.

Tema do livro do Profeta Ezequiel. Idolatria e injustiça. O profeta tinha uma visão deprimente de uma sociedade gravemente inserida numa crise social.Ez.22:7. A visão do profeta era pessimista. A violência está espalhada por toda a nação.

Quem Era o Profeta Ezequiel? Mudança de Ofício. Pertencia a tradição sacerdotal. Filho de Buzi, o sacerdote. Ez.1:2. Antes do desterro para Babilônia. Pertencia a elite da cidade de Jerusalém. Ezequiel muda de sacerdote para profeta. Ez.2:1.2. Ezequiel foi o primeiro profeta fora da terra de Israel.

Ezequiel profeta enigmático. Frio e impessoal.Ez.2:8.9. Profeta das visões.Ez.1:4. Profeta dos deportados.Ez. 3:15. Lembrança dos flagelos.Ez.29:16. Profeta da interioridade humana.Ez.36:26.

Causas do exílio. Idolatria gera e nutre a injustiça. Ez.6.2,3. Suborno. Ez.22:12. Calúnias criminosas. Ez.22:9. Quando a violência assume múltiplas formas, as vítimas vão se multiplicando nas mais variadas formas. Órfãos,viúvas, estrangeiros. Ez.22:7.9. Os agentes dessa opressão:O Rei Ez. 22:27; Os Profetas Ez.22:25,28. Os Sacerdotes Ez.22:26.

Israel e seus inimigos. Inimigos tradicionais: Amon.Ez.25:1.7. Moabe.Ez.25;8. Edom. Ez.25:15.17. Filístia.Ez.25:1.17. Tiro.Ez.26:1,21; 28:1.26. Egito.Ez.29:1.21; 30:1.26; 31:1.18.

Salvação e ressurreição do povo. Profeta Ezequiel o anunciador da justiça. Ez.33:1.20. Renovação dos líderes de Israel. Ez.34:1.31. Salvação e ressurreição. Ez.37:1.28. Projeto de Deus no final da história. Ez.38:1.23; 39:1.29.

Reconstrução de Israel. O início da mudança. Ez.40:1.49. Descrição do templo.Ez. 42:1.20;43:1.27. Estatutos do templo.Ez 43:1.43. A divisão da terra.Ez.45:1.25. Outras regulamentações.Ez 46:1.25. O templo como fonte de água.Ez 47:1.23. A cidade de porta aberta para todos.Ez.48:1.35.

Ev Tony Macedo FIM