Filtragem de Imagens CONCI, A. AZEVEDO, E. e LETA, F

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João Luiz Fernandes e Aura Conci Universidade Federal Fluminense
Advertisements

Melhoramento de Imagens
Computer Vision Melhoramento de Imagens Paulo Sérgio Rodrigues PEL205.
Uso de Filtros Filtros Passa Baixa
Processamento de Imagens
Operações envolvendo imagens
Reconhecimento de Padrões Métodos, Técnicas e Ferramentas para Aprendizado e Classificação de Dados Módulo II Introdução ao Processamento de Imagens.
Funções Próprias e Resposta em Frequência dos SLITs
A Transformada de Fourier Discreta
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Filtros de Convolução (Processamento de Imagens)
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Visão Computacional Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
Sinal unidimensional 1 |F(u)| f(x) X=10.
Segmentação de imagens
Sinal unidimensional 1 X=10 f(x) |F(u)|. espectro centrado em u = 0 espectro centrado em u = 60.
Processamento de Imagens e Sinais Biológicos
10. Análise de Fourier usando DFT
TE-072 Processamento Digital de Sinais I
Redução de ruídos Dada uma imagem I com um ruído n, reduza n o máximo que puder (preferencialmente elimine n completamente) sem alterar significativamente.
Mapeamento de texturas com redução de aliasing Lorenzo Ridolfi
Imagem Digital Conceitos, Processamento e Análise
Técnicas Algorítmicas em Processamento de Imagens
Imagem Digital Conceitos, Processamento e Análise 1.Imagem e funções 2.Imagem digital: amostragem, quantização e codificação 3.Re-amostragem de funções.
Apresentação de uma metodologia de detecção e correção de falhas presentes na estrutura física de formulários de tipo Tabela. Estas falhas são oriundas.
Computer Vision Transformação de Imagens Paulo Sérgio Rodrigues PEL205.
Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
unesp Laboratório de Acústica e Vibrações
Fundamentação Teórica
Filtragem de Fourier É baseada no uso da transformada de Fourier
Filtragem Espacial É baseado na aplicação de máscaras na imagem.
Filtros I: o domínio espacial. FILTROS I: o domínio espacial.
Filtro Linear-Máscaras
Seminário Introdução à Visão Computacional
MEEA,15 de Outubro de 2001 Técnicas de visualização, aquisição e processamento de imagem.
3. Segmentação de Imagens
GEOPROCESSAMENTO Aula 5: Processamento de imagens e fotointerpretação
Processamento de Imagens
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Clayton de Medeiros Vasconcelos Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas CAT- Out
Análise de Sistemas LTI no Domínio da Transformada
Revisão Geral Técnicas de Realce Histogramas
Processamento Digital de Imagens
Capítulo III – Processamento de Imagem
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
“O homem que fala dois idiomas vale por dois” - Ditado Popular
Digital Image Processing, 2nd ed. © 2002 R. C. Gonzalez & R. E. Woods 4. Image Enhancement in the Spatial Domain 4. Image Enhancement.
Para um sinal determinístico x(t), o espectro é bem definido: Se
Processamento de Imagens e Computação Gráfica
A Série e a Transformada de
Digital Image Processing, 2nd ed. © 2002 R. C. Gonzalez & R. E. Woods 3 Representação da Imagem Digital O espectro eletromagnético.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Prof: José Eustáquio Rangel de Queiroz
O áudio.
Princípios de Telecomunicações
Prof. José Mauricio Neto
Funções Próprias e Resposta em Frequência dos SLITs
Universidade de Brasília Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos 1 Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados Prof. Dr.-Ing. João Paulo.
Processamento de Sinais
Segmentação de imagens segmentação Pré-processamento descrição / análise Não existe uma única e definitiva abordagem ao problema da segmentação A descrição.
Processamento de Sinais
PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
Processamento de Imagens e Computação Gráfica
Técnicas Algorítmicas em Processamento de Imagens
Processamento de Imagens e Computação Gráfica
Processamento Digital de Imagens
PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 1 03/11/2010.
DsPIC – Aula 3 Prof. Ricardo Teixeira Especialização em Sistemas Embarcados POLI – UPE.
T4.1 – Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra.
Transcrição da apresentação:

Filtragem de Imagens CONCI, A. AZEVEDO, E. e LETA, F Filtragem de Imagens CONCI, A. AZEVEDO, E. e LETA, F. “Computação Gráfica. Teoria e Prática”, Vol 2 – Cap. 5 Filtragem no Domínio Espacial (rev.) Filtragem no Domínio de Frequência

Melhorar a qualidade das imagens através da: Objetivo dos Filtros  Melhorar a qualidade das imagens através da: Ampliação do seu contraste; Eliminação de padrões periódicos ou aleatórios; Melhoria no seu foco e acentuação de características.

Classificação Domínio ou espaço em que atuam: da freqüência ou espacial. Tipo de freqüência: passa ou elimina baixas freqüências;   passa ou elimina altas freqüências; e passa ou elimina faixas de freqüências. Linearidade: lineares ou inversíveis ou não lineares. Tipo de aplicação: suavização; contraste; adaptativos; globais; janelados; ou, locais.

Filtragem no Domínio Espacial (revisão) Filtros (Máscaras) Lineares e Não Lineares Filtros Passa Baixa – Filtros de Suavização Filtros Passa-Alta ou de Acentuação Filtro alto reforço

Filtragem no Domínio Espacial (revisão) Os métodos de filtragem que trabalham no domínio espacial operam diretamente sobre os pixels, normalmente utilizando operações de convolução com máscaras. O uso de máscaras nas imagens no domínio espacial é usualmente chamado de filtragem espacial e as máscaras são chamadas de filtros espaciais.

Filtragem no Domínio de Frequência Filtragem Passa Baixa Filtragem Passa Alta Outros filtros no domínio de freqüência

Filtragem no Domínio de Frequência 1- A imagem é transformada do domínio espacial para o da freqüência (transformada de Fourier). 2- Operações de filtragem são realizadas nessa imagem. 3- Realiza-se o processo inverso, onde a imagem no domínio da freqüência é transformada para o domínio espacial. Esquema de processamento no domínio da freqüência usando a transformada de imagens

A Transformada de Fourier A transformada de Fourier de uma função é uma função complexa:

A Transformada de Fourier A Transformada de Fourier é uma operação que transforma uma função definida no domínio espacial em uma outra função definida no domínio frequencial

Transformada Discreta de Fourier Discrete Fourier Transform (DFT) Para uso em computadores, seja para aplicações científicas ou em processamento digital de sinais, é preciso ter valores xk discretos. Para isso existe a versão da transformada para funções discretas. Um algoritmo eficiente para o cálculo das Transformadas de Fourier é o algoritmo FFT (Fast Fourier transform), cuja complexidade é O(n log2 n) contra O(n2) necessários para o mesmo cálculo com a DFT.

Complexidade dos Algoritmos Computando diretamente a DFT: Uma DFT de N pontos requer N2 multiplicações de ponto flutuante por ponto de saída Uma vez que existem N2 pontos de saída, a complexidade computacional da DFT é O(N4) N = 256 => N4= 4x109 => tAthlonXP+ ~ 24s (`~167Mflops) N = 15Mpixels => N2 = 2x1014 => t ~ 15 dias!!! Computando com a FFT Complexidade = NlogN => N = 15Mpix => t ~ 1,5s

Espectro de Frequências exemplo : g(t) = sin(2pf t) + (1/3)sin(2p(3f) t) = +

Perfil de um sinal com 3 frequências Espectro de Frequências do sinal ao lado

Espectro de Frequências

Transformada de Fourier (TF) & Transformada Inversa de Fourier (TIF).

Imagem Baboon e seu espectro de Fourier. Imagem Brick e seu espectro de Fourier.

Processamento de imagens no domínio de Fourier 1- A imagem f(x,y) é transformada para o domínio de Fourier (transformada discreta). 2- A imagem no domínio de Fourier é representada por F(u,v) e é convoluída com o filtro H(u,v). 3- Ao produto F(u,v) H(u,v) é aplicada a inversa da transformada de Fourier para retornar ao domínio espacial, onde se tem a imagem processada g(x,y).

Filtragem Passa Baixa (suavização) Os detalhes da imagem que geram altas freqüências. (ex: bordas, lados e outras transições abruptas de nível de cinza). Utilizando um filtro passa baixa obtém-se uma imagem menos nítida ou suavizada. Tem-se uma perda de detalhes que são os componentes de altas freqüências.

Filtro passa baixa ideal: H(u,v) = 1 se u2 + v2 < r2 H(u,v) = 0 se u2 + v2  r2 Resultado da filtragem passa baixa

Filtragem Passa Alta (aguçamento/realçe) Na filtragem passa alta, os componentes de alta freqüência da transformada de Fourier não são alterados, enquanto os de baixa freqüência são removidos. Isto faz com que os detalhes finos da imagem sejam enfatizados.

Filtro passa alta ideal: H(u,v) = 0 se u2 + v2 < r2 H(u,v) = 1 se u2 + v2  r2 Resultado da filtragem passa alta.

Filtros Passa Baixa Filtros de Suavização Objetivo: Suavizar a imagem pela redução das variações nos de níveis de cinza que dão à aparência de “serrilhado” nos patamares de intensidade. Atenuar as altas freqüências, que correspondem às transições abruptas. Minimizar ruídos.

Filtros Passa-Alta ou de Acentuação Atenuam ou eliminam as baixas freqüências, realçando as altas freqüências. Usados para realçar os detalhes na imagem (intensificação ou “sharpening”). Destacam características como bordas, linhas, curvas e manchas. Tornam mais nítidas as transições entre regiões diferentes (como os contornos), realçando o contraste.

Filtros passa-banda ou elimina faixa Filtros passa-baixa, passa-alta e passa-faixa em freqüência (acima) e no espaço (abaixo).