AVALIAÇÃO VI GTAL CRE SUBÚRBIO 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem
TODOS SOMOS DIFERENTES
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Profª Maria de Fátima Di Gregorio apresenta
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Vídeo Educar – Rubem Alves
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Mediadora.
O Aluno a Distância.
Processo de Avaliação.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Programa aluno pesquisador
Construindo uma identidade profissional
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
HISTÓRICA E CRÍTICA CONTEXTO PÓS-DITADURA; PROJETO DE SOCIEDADE;
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV CONSIDERAÇÕES FINAIS
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
O sucesso do trabalho pedagógico
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
O PC avaliador.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
QUE LOUCURA, A VIDA VIROU PELO AVESSO, NÃO IMAGINA O QUE ESTAVA POR VIR, ME CONTARAM, MAS NEM ERA O COMEÇO, DO QUE SERIA TE TER, AQUI MEUS HORÁRIOS, MEU.
AVALIAÇÃO: E EU COM ISSO?
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
APREDENDO A ORAR.
Formas de Interação.
O papel do conteudista.
em sistemas escolares e não escolares
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
POWERPOINT DE HOMENAGEM AOS PAIS
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
SITUAÇÕES.
Dando uma guinada.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Construindo a cultura educacional inclusiva
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
De novo... TheAngel® E tudo começou de novo... Escutei isso quando ia dar meia-noite E fiquei pensando... o que faço com o que havia antes? Como esqueço.
TEMA: AVALIAÇÃO Expositora do tema: Maria Suely Alves Costa Professora Assistente do Curso de Psicologia UFC Sobral Setor de estudo: Avaliação psicológica.
Música: Imagine/John Lennon Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!!
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Educação Financeira para crianças e Jovens
REPENSANDO A AVALIAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Formação continuada 4º Encontro
Formação continuada 4º Encontro
AVALIAÇÃO POR ONDE COMEÇAR !. REFLEXÃO SOBRE AVALIAÇÃO.
Saúde & Alimentação Saudável:
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO VI GTAL CRE SUBÚRBIO 1

Avaliação O que é avaliar? Avaliar – a valere : dar valor (QUANTITATIVA)   Verificar – verum facere : fazer verdadeiro (QUALITATIVA)

Finalidade da Avaliação Para que avaliar? DIAGNOSTICAR CONHECER / REFLETIR    AGIR / RE – AGIR   PLANEJAR / RE- PLANEJAR Avaliar para mudar ⇒ mudar os paradigmas

Funções da Avaliação SELECIONAR ANTECIPAR ORIENTAR CERTIFICAR REGULAR  DIAGNOSTICAR ANTECIPAR ORIENTAR CERTIFICAR REGULAR  

(Paulo Freire in “Formação de Professores” - Unesp) “A minha tese é a seguinte: nunca se precisou tanto como hoje de uma educação que fosse além do pragmatismo. Nunca se precisou tanto fazer o que costumo chamar de “a unidade dialética contraditória” entre a leitura da palavra e a leitura do mundo” (Paulo Freire in “Formação de Professores” - Unesp)

Avaliação pela avaliação tem causa e efeito O desinteresse do aluno pela escola; Danos em seu autoconceito; Impedir que ele tenha acesso ao conhecimento por julgar-se incapaz; Restringir a partir daí suas oportunidades de participação social; Limitar sua perspectiva de vida.

Através da avaliação distinguimos Ensino e Aprendizagem

Finalidades da Avaliação Atribuir Nota / Aprovar / Reprovar Impor Autoridade Disciplina Interesse / Atenção DIAGNOSTICAR O que o aluno não sabe? Por que ele não sabe?

Avaliação pode ser: CLASSIFICATÓRIA MENSURA FECHA UM CICLO Avaliação Somativa (o que o aluno não sabe)   PROCESSUAL ABRE POSSIBILIDADES CRIA DESAFIOS ERROS SÃO INFORMAÇÕES DIAGNÓSTICAS O ALUNO É ATOR DE SUA APRENDIZAGEM OBSERVAÇÃO CONDUZIDA PELO PROFESSOR (antecipa a correção) Avaliação Formativa (Por que o aluno não sabe)

A quem a Avaliação avalia? Processo de ENSINO / APRENDIZAGEM   EDUCADOR EDUCANDO

História do Rato Romão disse a um ratinho que ia passando por perto dele: “Pare aí. Temos já de ir ao juiz. Quero te acusar”. “Vamos”, respondeu o ratinho. “A consciência de nada me acusa e saberei defender-me”. “Muito bem”, disse o gato. “Aqui estamos diante do senhor juiz”. “Não o vejo”, disse o ratinho. “O juiz sou eu”, disse o gato. “E o júri?”, perguntou o ratinho. “ O júri também sou eu”, disse o gato. “ E o promotor?”, perguntou o ratinho. “O promotor também sou eu”. “Então você é tudo?”, disse o ratinho. Sim, porque sou o gato. Vou acusar você, julgar você, e comer você”. Lewis Carrol

x A AVALIAÇÃO É UM PROCESSO ÉTICO EM BUSCA DO SUCESSO AVALIAR CONTEÚDOS TRANSMITIDOS ? x AVALIAR O CONHECIMENTO CONSTRUIDO?

            Aula desejável

A QUALIDADE DO ENSINO ESTÁ NO QUE FOI APRENDIDO PELO ALUNO OU NO QUE FOI COMPREENDIDO E TRANSFORMADO POR ELE NO DECORRER DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?

PROVINHA BRASIL Diagnosticar deficiências na aprendizagem; Os resultados da Provinha Brasil permitem identificar de forma sistemática as dificuldades dos alunos; Permite ao professor, traçar estratégias pedagógicas para melhorar a aprendizagem dos seus alunos.