TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
Advertisements

SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
MEIOS DE PAGAMENTO.
Economia e Gestão Financeira
Política Fiscal e Déficit Público
Macroeconomia Aula 2.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
PIB REAL E NOMINAL 05. (AFRF, ) Suponha uma economia que só produza dois bens finais (A e B). Considere os dados a seguir (VEJA PAGINA 11 APOSTILA):
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
ESTRUTURAS DE MERCADO Partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada.
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
AGREGADOS MACROECONÔMICOS E IDENTIDADES CONTÁBEIS
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Sistema de Contas Nacionais SCN
Instrumentos de Política Macroeconômica
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
Caso 3 – política fiscal e monetária
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
Macroeconomia Aula 7 Prof. Karine R. de Souza.
Economia Brasileira_26/02/2007
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
CONTABILIDADE NACIONAL
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Macroeconomia Política Fiscal
Estabilização Macroeconômica, Retomada do Desenvolvimento e Crise Mundial Domingos R. Pandeló Jr
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Inflação e Índice de Preços
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Contabilidade Nacional
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia Aula 1.
O Setor Externo da Economia
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Macroeconomia ..
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I
Mecanismos das Instituições Financeiras
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Introdução Metas de Política Macroeconômica Estrutura da Análise Macroeconômica Instrumentos de Política.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Prof. Dra. Angela Ester Mallmann Centenaro.   Objetos da macroeconomia básica. Agregados econômicos: PIB, inflação e taxa de desemprego. Modelo Clássico:
Objetivos e Instrumentos
Inflação Aula 9.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
Transcrição da apresentação:

TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica – Microeconomia – preços e quantidades de um bem específico Teoria Microeconômica – preserva em sua análise as características individuais de cada bem. Como se comporta o nível de produção de uma economia no longo prazo? O nível de emprego? O nível geral de preços? Necessidade de um tratamento global – Teoria Macroeconômica

Teoria e Política Macroeconômica Objetivo: Analisar como são determinados as variáveis econômicas de maneira agregada. Ou seja, trata da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos agregados econômicos. Os principais agregados são: Renda Emprego Produto Nacional Desemprego Investimento Estoque de Moeda Poupança Taxa de Juros Consumo Balanço de Pagamentos Nível Geral de Preços Taxa de Câmbio Negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais, porém permite estabelecer relações entre os agregados e melhor compreensão das interações entre estes.

Teoria e Política Macroeconômica Economia constituída basicamente de 5 mercados Mercado de bens e serviços Determina o produto agregado e o nível geral de preços Mercado de trabalho Determinação da taxa salarial e do nível de emprego Mercado monetário Determina a taxa de juros e a quantidade de moeda em uma economia Mercado de títulos Determina o preço e a quantidade de títulos Mercado cambial Determina a taxa de câmbio

Teoria e Política Macroeconômica Teoria macroeconômica trata de questões de curto prazo, como por exemplo: Desemprego e estabilização do nível geral de preços Teoria do desenvolvimento econômico cuida de questões de logo prazo, como: Progresso tecnológico e política industrial

Crescimento Econômico  Desenvolvimento Econômico Teoria e Política Macroeconômica: Metas de Política Macroeconômica 1. Crescimento econômico sustentável (PIB) - aumento do bem estar material - aumento do nível de emprego As políticas econômicas procuram estimular o crescimento da capacidade produtiva da economia, ou seja, o aumento da quantidade de bens e serviços ofertados. Importante: Crescimento Econômico  Desenvolvimento Econômico Crescimento econômico: crescimento da renda nacional Desenvolvimento econômico: inclui melhoria nos indicadores sociais (pobreza, desemprego, meio ambiente, moradia etc.)

Teoria e Política Macroeconômica: Metas de Política Macroeconômica 2. Estabilidade do nível geral de preços (controle da inflação) - inflação controlada não significa inflação zero; - inflação alta acarreta distorções, principalmente, sobre as classes baixas e sobre as expectativas. Tipos de inflação: demanda custos inercial Inflação: aumento contínuo e generalizado do nível geral de preços.

Teoria e Política Macroeconômica: Metas de Política Macroeconômica 3. Equilíbrio Externo Déficit externo mais forte, implica em perda de reservas, o que pode levar a uma moratória; Superávit externo mais prolongado, o governo deve emitir moeda gerando inflação ou expansão da dívida interna (Risco). 4. Distribuição Eqüitativa de Renda - política de longo prazo; - aumento do poder de compra das classes mais baixas; - desenvolvimento econômico.

Teoria e Política Macroeconômica: Metas de Política Macroeconômica (Inter-relações e conflitos entre objetivos) Os objetivos de política macroeconômica não são independentes, podendo ser conflitantes. Aumenta a renda dos pobres, sem reduzir a dos ricos (abranda conflitos sociais). Crescimento Econômico e Distribuição de renda Renda Aumenta Em países subdesenvolvidos (conflitante) Aumenta-se a parte dos lucros e da poupança dos mais ricos na renda nacional (Teoria do Bolo).

Teoria e Política Macroeconômica: Metas de Política Macroeconômica (Inter-relações e conflitos entre objetivos) Reduz-se o desemprego. Aproximando do pleno emprego, os recursos tendem a escassear, provocando um aumento dos custos de produção. Podendo aumentar a inflação (exceto, quando estiver ocorrendo um significativo aumento de produtividade). Metas de Redução de Emprego e Estabilidade de Preços Com aumento de compras O administrador público (policy-maker) tem de fazer escolhas quanto à ênfase a ser dada a diferentes objetivos. Cada combinação afeta diferentes grupos na sociedade de diferentes maneiras, e qualquer escolha estará sujeita à objeção política pelos representantes dos grupos para os quais a escolha alternativa é pior.

Teoria e Política Macroeconômica: Estrutura da Análise Macroeconômica Parte Real da Economia Parte Monetária da economia Mercado de Bens e Serviços Mercado de Trabalho Mercado Financeiro (monetário e títulos) Mercado de Divisas Produto Nacional Nível Geral de Preços Nível de Emprego Salários Nominais Mercados Var. Determinadas Taxa de Juros Estoque de Moeda Taxa de Câmbio O governo deve atuar em duas frentes: i) na capacidade produtiva (Produção Agregada) e ii) nas despesas planejadas (Demanda Agregada) permitindo à economia operar a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e distribuição justa de renda.

Teoria e Política Macroeconômica: Instrumentos de Política Macroeconômica Política Fiscal: decisões sobre a arrecadação e os gastos do governo; Política Monetária: decisões sobre o volume de moeda na economia, a taxa de juros e o crédito; Política Cambial e Comercial: combate a inflação x equilíbrio externo, saldo do BP equilibrado; Política de Rendas: interferências na formação de Preços e Salários, desenvolvimento econômico.

Teoria e Política Macroeconômica: Instrumentos de Política Macroeconômica (Política Fiscal) disponíveis Arrecadação de tributos (política tributária) Inibe Consumo e Investimento Anti- inflacionárias Estimula consumo Maior Crescimento Diminuição dos gastos Aumento da carga tributária Aumento Diminuição da RESULTADO Melhor Dist. de Renda Impostos progressivos Gastos em setores/ regiões mais atrasados Benefício a grupos menos favorecidos Controle de suas despesas (política de gastos)

Teoria e Política Macroeconômica: Instrumentos de Política Macroeconômica (Política Monetária) É a atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das tx. de juros. É uma política de curto prazo com o objetivo de estabilizar o nível geral de preços. Os instrumentos: Emissões de moeda Reservas compulsórias (% sobre depósitos à vista dos bancos comerciais junto ao Banco Central) Open market (compra/venda de títulos públicos) Redescontos (empréstimo do Bacen aos bancos comerciais) Regulamentação sobre crédito e tx. de juros.

Teoria e Política Macroeconômica: Instrumentos de Política Macroeconômica (Política Monetária) disponíveis Anti- inflacionárias Maior Crescimento Melhor Dist. de Renda Estoque monetário Diminuir (Enxugar) Aumento do estoque Reservas compulsórias Aumento da tx. Diminuição da tx. Venda de títulos Compra de títulos Open Market Inibe Consumo e Investimento Estimula consumo e Investimento Solução mais complexa RESULTADO

Teoria e Política Macroeconômica: Instrumentos de Política Macroeconômica (Política Cambial e Comercial) Política que atua sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. Controle do Governo Política Cambial Taxa de Câmbio (Fixo, flutuante etc.) Instrumentos de incentivo às exportações e/ou estímulo/desestímulo às importações, sejam fiscais, creditícios, seja estabeleci- mento de cotas etc. Política Comercial

Teoria e Política Macroeconômica: Instrumentos de Política Macroeconômica (Política de Rendas) Políticas que objetivam modificações no níveis de renda da economia para melhor distribuí-la Normalmente, esses controles são utilizados como política de combate a inflação. Influenciam diretamente: salários, lucros, juros, aluguel.

1ª Lista de Exercícios 1º - Considere os seguintes dados: a) Importações de bens e serviços não-fatores: 100 b) Renda líquida enviada ao exterior: 35 c) Salários: 350 d) Juros líquidos pagos a famílias: 30 e) Aluguéis pagos a famílias: 20 f) Lucros distribuídos a famílias: 15 g) Depreciação: 50 h) lucros retidos: 10 i) Outras receitas correntes do governo: 60 j) Impostos diretos (empresas): 20 k) Transferências do governo às empresas: 15

1ª Lista de Exercícios l) Impostos indiretos: 80 m) Subsídios:20 n) Exportação de bens e serviços não-fatores: 50 o) Consumo pessoal: 400 p) Consumo do governo: 60 q) Variação de estoques: 30 Pede-se: o PIB a preço de mercado; o PIB a custo de fatores; a formação bruta de capital fixo

1ª Lista de Exercícios 2º - Considere os seguintes dados referentes às transações de determinado país com o resto do mundo (em milhões de unidades monetárias) Importações: 400 Exportações: 200 Remessa de Lucros ao exterior: 20 Remessa de juros ao exterior: 30 Pagamento de fretes: 10 Pagamento de seguros: 5 Transferências vindas do exterior pelos agentes privados domésticos: 15

1ª Lista de Exercícios Investimentos diretos feitos por empresas externas no país: 100 Amortizações da dívida externa: 50 Reinvestimento de lucros realizados por não-residentes no país: 50 Investimento curto prazo realizados por não-residentes no país: 150 Calcule: o saldo da balança comercial , da balança de serviços e o saldo total do balanço de pagamentos

Solução da 1ª Questão Uma cuidadosa analisada nos dados fornecidos pelo exercício, demonstra que teríamos dificuldades em calcular o valor do PIB pela ótica do produto, pois não nos foi fornecido o valor bruto da produção nem o consumo intermediário. Também não podemos calcular diretamente pela ótica da demanda, pois não nos foi dada a formação bruta de capital fixo, que inclusive solicitada pela questão

Solução da 1ª Questão Resta-nos lembrar do cálculo realizado pela ótica da renda. Assim temos: a) PIBpm = b + c + d + e + f + g + h + i + j – k + l – m = 635 b) PIB cf = PIB pm – (Impostos Indiretos – Subsídios) = 635 – (80-20) = 575 c) y = C + I + G + X – M = 635 = 400 + I + 60 + (50-100) 635 = I + 410  I = 225 I = FBCF + Variação de estoques  FBCF = I – Var. Est FBCF = 225 – 30 = 195

Solução da 2ª Questão Para resolvermos com simplicidade a essas questões precisamos nos lembrar de apenas uma dica, vista na matéria contabilidade nacional e reforçada na Macro I: um saldo positivo no balanço de pagamentos implica em acúmulo de reservas e um saldo negativo em perda de reservas Assim temos:

Solução da 2ª Questão Balança Comercial = X – M = 200 – 400 = -200 Balança de Serviços: - 20 -30 – 10 – 5 = - 65 Transferências Unilaterais: + 15 Saldo do BP em Transações Correntes: -200 – 65 +15 = -250 Conta de Capital: 100 – 50 + 50 +150 = 250 BP = Transações Correntes – Conta de Capital = 0