Apresentação Os conceitos da Ecologia Social surgiram no início do século passado, com o precursor da Antroposofia, Rudolf Steiner. O foco da Ecologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Regina Célia Baptista Belluzzo
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Escoteiros do Brasil Compreendendo o Papel como Formador.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
A Importância da Educação Continuada
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Modelo de Excelência em Gestão
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Projeto Cidadania.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Gestão por Competências
A importância do Planejamento Estratégico
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Promovendo Soluções Sociais
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
RMP Consultoria de Negócios
A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG é uma entidade sem fins lucrativos que fornece subsídios técnicos, científicos e vivenciais a pessoas.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
conhecimentos em resultados
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
COACHING EDUCATION.

Metodologia Científica
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Empresa Junior.
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
PROCESSO DE COACHING COM A PROFESSORA SUELI
PROPOSTA PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, DAS PESSOAS E DO NEGÓCIO.
PROPOSTA PROCESSO DE COACHING. Belo Horizonte, 16 de junho de 2014 À PORTO SEGURO, Prezada Fernanda, Conforme combinado, segue proposta de Coaching Empresarial.
Coaching de Biográfico de Carreira
Universidade Corporativa Procenge
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Desenvolvimento de Líderes Facilitadores
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Programa Germinar Desenvolvimento de Líderes Facilitadores Instituto EcoSocial

Apresentação Os conceitos da Ecologia Social surgiram no início do século passado, com o precursor da Antroposofia, Rudolf Steiner. O foco da Ecologia Social é a qualidade social como base para o desenvolvimento. Seu objetivo é a busca constante da qualidade da interação entre indivíduos, grupos, instituições e o ambiente social. Após a Segunda Guerra Mundial, esses conceitos foram adaptados e orientados para o mundo empresarial pelo psiquiatra e educador holandês Bernard Lievegoed, fundador do NPI – Nederlands Pedagogisch Instituut. Desde então, a Ecologia Social tem inspirado um número crescente de profissionais e organizações em todo o mundo. A partir de 1970, o movimento foi ampliado, fortalecido e sustentado no Brasil por profissionais e instituições ligadas à Antroposofia, entre elas a Adigo Consultores. Os profissionais da Adigo, além de atuarem em empresas dos mais diversos segmentos e portes em consultoria empresarial, pesquisa e treinamento, formaram e preparam centenas de consultores, internos e externos, identificados com seus princípios e abordagens. Na prática, todas essas competências individuais e coletivas foram traduzidas em conceitos, modelos, instrumentos e programas colocados à disposição do mundo empresarial, através do Instituto EcoSocial e de seus membros, para apoiar os esforços de desenvolvimento de indivíduos, dos grupos e de suas organizações. O Programa Germinar surgiu ante à necessidade de levar os mesmos conceitos e visão de trabalho para o terceiro setor e os órgão governamentais. Com uma linguagem direcionada para esses públicos, os membros do Instituto EcoSocial e parceiros atuantes nos referidos setores vêm disponibilizar esses conhecimentos e metodologias reconhecidos aqui e no exterior. Como presidente do Instituto EcoSocial, agradeço antecipadamente a sua atenção e conto com a sua colaboração para, cada vez mais, podermos contribuir para o desenvolvimento sócio-ambiental de nosso País. Selim Nigri

O que é Ecologia Social? Do que estamos falando quando usamos a palavra ecologia ? O atendimento das necessidades de vida em qualquer meio-ambiente. Do que estamos falando quando usamos a palavra social ? O campo do relacionamento das pessoas entre si, entre grupos, com as instituições com as quais estão vinculadas e o relacionamento entre instituições.

O que é o Instituto EcoSocial ? É uma entidade sem fins lucrativos, que realiza programas de treinamento e desenvolvimento, consultoria, coaching e responsabilidade social. Para isso reúne consultores experientes que se identificam com os propósitos da ecologia social. Unindo todas as competências individuais forma-se uma comunidade de aprendizagem valiosa que traduz-se em conceitos, modelos, instrumentos e programas colocados à disposição do mundo para apoiar esforços de desenvolvimento dos indivíduos, grupos, organizações e ambiente social onde estão inseridos.

O que é o Instituto EcoSocial ? Quais são os propósitos do Instituto EcoSocial ? Apoiar estratégias e processos de mudança organizacional por meio da educação e do desenvolvimento de pessoas. Prestar serviços de treinamento e desenvolvimento para organizações com ou sem fins lucrativos, contribuindo para a sustentação de seus processos de desenvolvimento. Incentivar, patrocinar, elaborar e disseminar estudos, pesquisas e publicações para impulsionar o desenvolvimento de novos conceitos, ferramentas e iniciativas voltadas para a Ecologia Social. Formar lideranças que possam atuar em organizações dos três setores da economia. Ampliar o potencial de atendimento e sustentação de programas para formação de consultores. Apoiar iniciativas comunitárias e sociais sintonizadas com os princípios da Ecologia Social.

O foco do Instituto EcoSocial As atividades do EcoSocial: Consultoria Coaching Treinamento & Desenvolvimento Responsabilidade Social Com os resultados obtidos pretendemos: Formar lideranças para atuação em organizações privadas, governamentais e não governamentais Apoiar a criação e sustentação de uma comunidade de profissionais Apoiar iniciativas comunitárias e sociais Potencializar a Ecologia Social no mundo organizacional

Programa Germinar Desenvolvimento de Líderes Facilitadores Apresentação do programa

Apresentação Desde que a humanidade decidiu se estabelecer em locais específicos e não mais perambular pelo planeta em busca de sua sobrevivência, ela se viu frente a frente com um novo desafio: aprender a dar condições de desenvolvimento para todos os membros do seu grupo. A coesão do grupo passou a depender do respeito e do estímulo dedicados às individualidades, ou seja: quais indivíduos apresentavam determinadas qualidades, e quais apresentavam outras, também necessárias ao grupo, quais eram as suas necessidades e como o grupo poderia supri-las. A humanidade cresceu e os grupos tiveram diversos nomes, tais como tribos, clãs, reinos, repúblicas, empresas, associações e outras diversas formas de organizações. Olhando para o momento atual percebemos que a humanidade continua organizada em grupos que vão desde uma família no campo até uma corporação multinacional. Mas uma regra ainda persiste, o grupo só se desenvolve se as necessidades individuais forem atendidas e se suas qualidades forem percebidas e fomentadas. Para que isso aconteça algumas questões têm que ser observadas. Por exemplo: como ajudar os indivíduos a se conhecer e identificar seus potenciais e fraquezas; como crescer unindo as diferenças; como transformar dificuldades em oportunidades; como administrar conflitos entre as individualidades e os grupos; como desenvolver uma visão da organização como um ser vivo.

Apresentação O Programa Germinar parte das seguintes premissas: Todas as iniciativas e organizações são criações humanas a partir de uma idéia concebida como resposta a uma necessidade percebida e são continuamente modificadas pelas idéias e ações de pessoas. Não existem soluções prontas para as questões sociais. Por isso, todo trabalho que vise melhorar as relações sociais dentro de um grupo exige de nós muita coragem, abertura e busca constante pelo o novo e criatividade. O caminho para qualquer mudança começa por mudar a si próprio. As respostas requeridas pelas novas realidades são encontradas nos indivíduos e nos grupos aos quais pertencem. Organizações não são sistemas mecânicos, e sim, organismos vivos, com fases particulares de adaptação, crescimento e desenvolvimento que se dá na medida e no ritmo em que as pessoas aprendem individualmente e coletivamente. A vivência consiste em elemento chave para o aprendizado e mudança de postura. O aprender fazendo, mesclando conceitos com atividades e vivências, possibilitam a transformação da realidade dos participantes.

Objetivos O Programa Germinar tem como objetivo: Qualificar líderes facilitadores que atuem no desenvolvimento de grupos e instituições, habilitando-os a conduzir e apoiar processos de desenvolvimento organizacional. Oferecer ao participante, conceitos e ferramentas para a compreensão da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações; Desenvolver nos participantes as habilidades sociais necessárias para a condução de processos de mudança nas organizações a que pertencem; Habilitar o participante em práticas mais efetivas de intervenção e de aprendizagem organizacional; Formar uma rede de facilitadores que atuem como agentes multiplicadores na divulgação do modelo orgânico de desenvolvimento organizacional; Propiciar um rico ambiente de troca e de apoio entre os participantes de forma a enriquecer e multiplicar o aprendizado.

Público-alvo Profissionais da área de Responsabilidade Social Lideranças Comunitárias Líderes e profissionais do 3º Setor Empreendedores Sociais

Grupos de Aprendizagem Processo Germinar Módulos “Entendendo a facilitação de processos” “Conhecendo a organização e facilitando processos” “Mediando conflitos” “Fazendo acontecer” “Biografia do Ser Humano” Identificação e capacitação de “talentos” que possam tornar-se multiplicadores) Estágio Após conclusão o futuro multiplicador participa da condução de uma turma (junto a dois facilitadores do IES) Multiplicação Após o estágio, o multiplicador poderá conduzir uma turma acompanhado de um facilitador do IES Multiplicação Após a participação como performer, o próximo passo é aprender a ser um coach ou facilitador de outros grupos de aprendizagem. Grupos de Aprendizagem “Germinandos” que concluíram o programa e que estão liderando um projeto, consequentemente pessoas, podem integrar um G.A. (nome que se dá para a metodologia de coaching em grupo). Encontros Anuais Representantes de todas as turmas reunem-se para troca de experiências e fortalecimento da rede.

Estrutura do Programa O Programa Germinar está estruturado em CINCO módulos de 30 horas cada, trabalhando os seguintes temas: Módulo 1 – Tema: “Entendendo a facilitação de processos” Visa a compreensão do papel de facilitador de processos e da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações. Módulo 2 – Tema: “Conhecendo a organização e facilitando processos” Aprofunda os conceitos e as habilidades necessárias para a facilitação de processos de mudança organizacional (realização de diagnósticos e tomada de decisão, entre outros) Módulo 3 – Tema: “Mediando conflitos” Trabalha o fenômeno conflito e desenvolve, a partir da prática, elementos que auxiliem na sua vivência e superação. Módulo 4 – Tema: “Fazendo Acontecer” Aplica os conceitos apreendidos elaborando planos de ação para clientes externos, baseados em situações reais. Módulo 5 – Tema: “Biografia do Ser Humano Constrói planos de desenvolvimento individuais utilizando a análise da biografia como ferramenta de auto conhecimento.

Abordagem metodológica Durante os cinco módulos a assimilação dos conteúdos é trabalhada em três níveis: compreensão, vivência e prática, através das seguintes formas: Movimentos – atividade de estimulação, integração e contato não intelectual com o conteúdo. Palestra – Estímulo intelectual para percepção de arquétipos e compartilhamento de conceitos. Dinâmica – Vivência, auto-reflexão e percepção compartilhada do conteúdo. Artevidade – Atividade que utiliza elementos de arte, visando a auto-percepção e o seu compartilhamento nos grupos. Trabalhos de grupo – Atividades baseadas na realidade dos participantes, com o objetivo de exercitar os novos conceitos na prática. Plenária – Resgate, compartilhamento e complemento dos aprendizados do dia. Tarefa entre módulos – prática dos conceitos e estímulos oferecidos nos módulos.

Resultados Esperados Ao final do programa os participantes deverão estar aptos a: Atuar como um líder facilitador; Conduzir reuniões mais eficientes e produtivas; Construir a identidade dos grupos para que tenham a capacidade de definir e estabelecer suas metas e prioridades; Apoiar os grupos a tornarem-se independentes e capazes de promoverem sua auto-sustentação; Multiplicar os conhecimentos adquiridos e formar outros multiplicadores; Mediar conflitos; Gerar questionamentos em outros indivíduos que provoquem uma ação cidadã consciente; Formar uma rede de facilitadores regionais que permita, constantemente, o desenvolvimento desses conceitos e a troca de experiências.

Histórico do Programa Programa Germinar – Desenvolvimento de Lideres Comunitários: mais de 450 participantes entre 2004 e 2007 2 turmas formadas - 50 participantes Parceiros: SEBRAE e INCRA Ceará 2 turmas formadas - 47 participantes 1 turma em formação – 35 participantes Parceiros: CIDA, Share Foundation , Terra Viva Pernambuco 2 Turmas - 54 participantes Parceiros: Instituto Micael, Universidade São Luis Sergipe 3 turmas formadas - 78 Participantes 1 turma em formação – 35 Participantes Parceiros: CIDA, Share Foundation, Terra Viva Bahia São Paulo 1 turma formada* – 27 Participantes 2 Turmas em Formação: 50 Participantes *Parceiro: Artemisia Paraná 1 Turma - 30 Participantes Parceiro: AOPA Rio Grande do Sul Santa Catarina 1 turma formada - 26 Participantes 1 turma em formação – 25 Participantes Parceiro: Associação Sagres 1 Turma - 20 Participantes Parceiro: Share Foundation

Papeis e Responsabilidades Para o bom funcionamento do programa, as responsabilidades são compartilhadas entre o Instituto EcoSocial, turmas atendidas e patrocinadores do programa. O que se espera das turmas atendidas ? Identificar as pessoas que participarão do programa e zelar pela sua participação. Prover hospedagem e alimentação para os participantes e os consultores. O que se espera do Instituto EcoSocial ? Atuar como facilitador do programa. Montar e reproduzir o material didático (apostilas, dinâmicas) do programa. Orientar as comunidades para manter o grupo aquecido antes, durante e depois do programa. Desenvolver multiplicadores nas comunidades atendidas. O que se espera dos Patrocinadores ? Identificar lideranças que possam atuar como facilitadores em suas comunidades. Participar do programa por meio de representantes de suas áreas de responsabilidade social Apoiar financeiramente o programa.

Nossa equipe Adma Garzeri Engenheira eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, com especialização em administração de empresas e planejamento estratégico pela FGV. Atuou por mais de 20 anos no mercado de informática, em grandes organizações. Fundou e foi sócia-diretora por 8 anos da empresa Forma Informática, especializada em metodologias de sistemas e de processos. Sua experiência abrange funções executivas, treinamento, consultoria sobre direcionamento estratégico em tecnologia da informação, e gerenciamento de projetos. Possui formação de consultora pela Adigo. Henrique Pistilli Administrador de empresas pela UFRJ. Consultor de empresas formado pela Adigo e membro do Instituto EcoSocial. Desde 1996 têm atuado no desenho e condução de workshops atingindo público de 2500 profissionais, em diversas cidades do Brasil e em países como México, Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha e Eslováquia. Desde 2000 atua como consultor de indivíduos (coaching), de empreendedores, de empresas e terceiro setor. Ricardo Javier Engenheiro agrônomo, com pós-graduação em Gestão Ambiental e especialização em Pedagogia Waldorf. Concluiu formação de Consultores Internos-Líderes para o Futuro da Adigo. Consultor em processos de desenvolvimento e formação de lideranças em projetos nos setores público e privado e terceiro setor. Dirigiu a implementação de nova unidade de negócios na empresa Schoenmaker (Holambra), onde também coordenou programas internos de desenvolvimento além de projetos de Responsabilidade Social. Membro do Instituto EcoSocial, onde faz parte das unidades de Responsabilidade Social e Coaching e coordena o programa Germinar de formação de lideranças comunitárias em diversos estados do Brasil.

Nossa equipe Sandra Quinteiro Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas. Concluiu a formação de Consultores Internos - Líderes para o Futuro, da Adigo. É consultora em processos de desenvolvimento organizacional, formação de lideranças e implementação de programas de competências. Atua em organizações públicas e privadas (Porto Seguro Seguros, Sabesp, Petrobrás, Votorantim) e no terceiro setor. Integra as unidades de atuação em Responsabilidade Social, Consultoria e Coaching. Atua como facilitadora no Programa Germinar - Desenvolvimento de Líderes Facilitadores, em diversos estados do Brasil. Silvio Urbano Conduz programas de desenvolvimento de competências organizacionais, sensibilização para mudanças e integração de equipes. Jornalista e formado pela Adigo Consultores como Consultor Interno, tendo também cursado o aprofundamento em consultoria e a formação em estudos da Biografia Humana. Conduz programas de desenvolvimento de competências organizacionais, sensibilização para mudanças, integração de equipes e processos de coaching. Já atuou em diversas organizações, tais como Porto Seguro, Shell, ABN Amro, Petrobrás, entre outras. É membro fundador do Instituto EcoSocial, coordenador da Unidade de Responsabilidade Social e instrutor e coordenador de diversas turmas do Germinar em diversos estados do Brasil.