Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Pesquisa Pesquisar Pesquisador
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Autor: Orientador Instituição Local e data
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Resumo.
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Resenha É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer.
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Projeto de Intervenção
Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Elaboração de Artigo Científico: orientações iniciais
ARTIGO CIENTIFICO.
Leitura de Textos Científicos
Resenha Produção de texto.
NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
Resenha ANBT - NBR 6028 Profa. Jean Márcia O. Mascarenhas Pesquisa em Alimentos I.
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Iniciação Científica º Série/EM.
Produzindo o Ensaio Teórico
O Texto Científico: Elaboração de Resumos
Disciplina: Metodologia
FICHAMENTO.
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Unidade 3 Processo de leitura.
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
RESUMO.
FILOSOFIA Prof. Kleber Bez B. Candiotto
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Resumo.
RESENHA.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Documentação e Resenha
Metodologia da Pesquisa Científica
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA
UNIDADE VI – Folhas, Datilografia e Digitação
Resumo.
Práticas Investigativas da Escola Superior de Gestão e Tecnologia
Orientações para escrever um Artigo Científico
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
“A resenha é um tipo de condensação da obra inteira que também apresenta dados biográficos do(s) autor(s) e comentários interpretativos do resenhista.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
DISCIPLINA: Redação científica
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Citações e Referências
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
RESENHA.
Transcrição da apresentação:

Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino

Resenha é um gênero textual que apresenta a síntese das principais ideias contidas em um texto ou em uma obra,destacando o seu encadeamento lógico e a sua sequência expositiva.

A resenha é usada no meio acadêmico para avaliar – elogiar ou criticar – o resultado da produção intelectual em uma área do saber. De acordo com Platão & Fiorin(1995),citados por Köche,Boff e Pavani(2006,p.95), “uma resenha pode ser descritiva ou crítica”.

Resenha descritiva Expõe com precisão e fidelidade os elementos referenciais e essenciais de um texto,com a sua descrição minuciosa e sucinta,e não apresenta nenhum julgamento do resenhador.

Resenha crítica Além dos elementos constantes na descritiva,apresenta o julgamento ou a apreciação do resenhador,que manisfesta a sua avaliação nos seus comentários,criticando ou elogiando.

Importante saber O resenhador descreve e avalia uma determinada obra a partir do conhecimento produzido anteriormente sobre o mesmo assunto.

Importante saber Seus comentários devem se conectar com a área do saber em que a obra foi produzida ou com outras disciplinas relevantes para o seu entendimento.

Importante saber Os julgamentos inteiramente pessoais,que só exprimem o sentimento do autor,tais como eu gosto ou eu não gosto,devem ser evitados,porque não são justificados pela razão.

Importante saber Para articular as ideias que compõem a resenha,o resenhador vale-se dos componentes da argumentação(conectores,sequenciadores,preposições,locuções propositivas etc) que ligam os parágrafos entre si e conferem unidade ao texto,obtendo-se assim coesão e coerência.

Importante saber A coerência e a coesão textual estão intimamente relacionadas.No entanto,há textos que podem ser coerentes sem possuir elementos explícitos de coesão e outros que apresentam uma sequência de enunciados coesos,mas não constituem textos,pois falta-lhes a coerência.

Etapas de uma resenha Identificação da obra com os elementos essenciais de referência bibliográfica:autor,título da obra ou do artigo,nome do periódico(quando for o caso),localidade da publicação,editora,volume,número,data da publicação e número de páginas.

Apresentação da obra,sintetizando o seu conteúdo. Etapas de uma resenha Apresentação da obra,sintetizando o seu conteúdo.

Etapas de uma resenha Descrição sumária da estrutura da obra – divisão dos capítulos ou assuntos dos capítulos etc.

Descrição do conteúdo da obra ou do artigo. Etapas de uma resenha Descrição do conteúdo da obra ou do artigo.

Etapas de uma resenha Análise crítica da obra,fundamentada num pressuposto teórico claro e pertinente.Pode-se,para isso,estabelecer confronto com algum outro autor ou teorias referentes ao mesmo tema.

Etapas de uma resenha Relação das implicações decorrentes do tema apresentado,seus resultados ou afirmações em relação a um contexto teórico ou prático(implicações de nível pedagógico,teórico,econômico,social etc)

Etapas de uma resenha Identificação e contextualização do autor: informações sobre o autor,situando a obra dentro de sua produção global(formação,local de trabalho,outras obras publicadas etc.)

Assinatura e identificação do resenhador. Etapas de uma resenha Assinatura e identificação do resenhador.

Resenha crítica Sintetizando,a resenha crítica constitui -se de: #Identificação #Apresentação #Descrição #Avaliação #Recomendação #Dados do autor #Assinatura e dados do resenhador

Resenha acadêmica Uma das características da resenha acadêmica é a apresentação de outro enunciador,para inserir voz,declaração,opinião ou testemunho,além daquele que redige o texto.

O autor da resenha O autor da resenha utiliza citações,diretas ou indiretas,com o uso dos verbos de dizer ,que são chamados discendi .Tanto no discurso direto,isto é, o que transcreve literalmente as palavras do outro,como no discurso indireto,em que a fala do outro está parafraseada pelo resenhador,esses verbos são utilizados com frequência.

Enumeraremos alguns verbos de dizer: Aconselhar Afirmar Analisar Argumentar Assegurar

Enumeramos alguns verbos de dizer: Assinalar Citar Questionar Ratificar Recomendar

Enumeramos alguns verbos de dizer Colocar Concluir Confirmar Constatar Contiinuar

Enumeramos alguns verbos de dizer Criticar Demonstrar Descrever Referir Reiterar Repetir

Enumeramos alguns verbos de dizer Determinar Discutir Esclarecer Examinar Exemplificar

Enumeramos alguns verbos de dizer Explicar Finalizar Informar Resgatar Ressaltar Resumir

Enumeramos alguns verbos de dizer Interrogar Investigar Mencionar Objetivar Pressupor

Enumeramos alguns verbos de dizer Pretender Propor Prosseguir Sintetizar Sugerir Sustentar

Referência KÖCHE,Vanilda Salton;BOFF,Odete Maria Benetti e PAVANI,Cinara Ferreira. Resenha de obra ou artigo. In:_____.Prática Textual:atividades de leitura e escrita.Petrópolis,RJ:Vozes,2006.cap.12,p.95-97.