Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa 10 de fevereiro de 2011

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Transcrição da apresentação:

Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa 10 de fevereiro de 2011 Metodologia do Trabalho Científico Dificuldades mais comuns na elaboração do projeto de pesquisa Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa 10 de fevereiro de 2011

Resolução de Problemas: O Começo Tipos Pesquisa: 1- Pesquisa exploratória, descritiva, analítica /preditiva – base: objetivo da pesquisa; 2- Quantitativa ou qualitativa – processo pesquisa; 3- Dedutiva/Indutiva – Lógica Pesquisa; 4- Aplicada/Básica – Resultado da pesquisa.

O Começo Não começa, porque está confuso sobre o que é pesquisa e o que se espera que você faça. Pesquisa é sistemática, metódica, processo de perguntas e investigações; É útil entender: O Objetivo da pesquisa pode ser resumido da forma: revisar e sintetizar; investigar o problema; fornecer soluções; explorar e analisar; criar novo procedimento; explicar novo fenômeno; gerar novos conhecimentos; combinar quaisquer itens anteriores.Tudo o que for feito tem sua validade.

Problema Pesquisa Não consegue elaborar a questão de partida e as variáveis, na forma interrogativa. A amarração deve envolver os objetivos declarados e a metodologia. A coleta dos dados (identificar e classificar as variáveis cujos dados quer coletar; seleção amostra; classificar fontes e tipos dados; seleção das técnicas) e a forma como deverão ser analisados e interpretados os dados levantados.

Tratamento dos dados Não consegue formular antecipadamente como serão analisados os dados. Formas de Análise de dados quantitativos: selecionar métodos e técnicas para interpretar os resultados de testes estatísticos (software Minitab ou SPSS, programa planilhas Excel); Análise dos dados qualitativos: critérios informais, formais, análise de Conteúdo e de discurso ou grade de repertório); Qualy / quanti: procedimento analítico geral, mapeamento cognitivo, exposições dados, método quasi-judicial).

Gerenciamento da Pesquisa Preocupação em terminar o projeto no prazo Plano de ação: Seleção instituição e orientador; Definir a programação de atividades; Organizar o material; Manutenção de arquivos

Identificação de um tema Dificuldade de encontrar tema adequado. Argumentar com o orientador e colegas as viabilidades; Definir o escopo, o contexto, os parâmetros; Busca na literatura: dicionários, livros, enciclopédias, artigos, publicações, teses, Catálogo, Relatórios Anuais, dentre outros.

Elaboração plano de ação preliminar Dificuldade em planejar estágios iniciais Recorrer aos livros sobre o tema para a busca literária; Verificar outras pesquisas e estudos positivistas e fenomenológicos; Confirmara validade do método de coleta dos dados.

Aplicação de uma estrutura teórica Não pode redigir devido a dificuldade em usar estrutura teórica adequada Esclarecer o objetivo – identificar variáveis, teoria, métodos, amostra; Desenvolver conjunto de construtos inter-relacionados, definições e proposições; Escolher uma unidade de análise; Reformular hipótese(s)/alternativas de solução

A proposta de pesquisa Indecisão sobre como escrever um projeto de pesquisa aceitável Discutir o assunto com o orientador; Esclarecer o objetivo e a escolha unidade de análise; Reformular a estrutura teórica do projeto (busca nova literatura); Terminologias do projeto (lidar com questões conceituais)

Escolha da metodologia Não consegue decidir que metodologia usar Rever a delimitação problema de pesquisa; Confirmar paradigmas de pesquisa: positivista (quantitativo, objetivo, científico, experimental, tradicionalista); fenomenológico (qualitativo, humanista, subjetivo, interpretativo); Inserir proposta de combinação de metodologias

Busca e exame da literatura Não encontra material sobre o tema ou não consegue redigir o referencial teórico Refazer o planejamento de ação: visão geral da busca literária; iniciar nova busca; confirmar os registros de referências; revisar a literatura

Coleta dos dados Não consegue decidir como coletar os dados Negociar acesso às fontes de dados; Rever Paradigmas de pesquisa (metodologias positivistas e fenomenológicas); Obter uma visão geral da coleta dos dados; Redefinir método de análise de dados quantitativos e qualitativos;

Organização dos dados em um estudo fenomenológico Não sabe quando começar a analisá-los Deixar claro sobre a escolha metodológica: fenomenológica (pesquisa-ação, estudo de caso, etnografia, descritiva, exploratória, dentre outras); Questões de confiabilidade e validade; Questionário, entrevista e observação: associadas às metodologias positivistas e fenomenológicas;

Análise dos dados Não sabe como analisar o que coletou Rever o paradigma adotado; Dimensionar dados qualitativos ou quantitativos (status); Reler a descrição do tratamento de dados. Proceder à análise exploratória e confirmatória dos dados; Mesclar técnicas quantitativas e não-quantitativas

Estruturação do relatório de pesquisa Não resolve a estrutura adequada ao relatório Recorrer a modelos de estrutura: introdução, referencial teórico, metodologia, apresentação dos resultados, análise e discussão, conclusões. Rever a estrutura e estilo; gramática e semântica; Conteúdo do relatório e apresentação da demonstração dos dados coletados;

Redação da proposta de pesquisa Não consegue começar redigir proposta Elaborar pequeno resumo do resultado; Refletir sobre o projeto global; Estabelecer unidades de conteúdo do relatório: ao utilizar esta estratégica a estrutura terá resolvido o que estará disposto em cada capítulo e suas subdivisões em seções numeradas. Ter em mente a melhor forma de apresentar dados qualitativos e quantitativos

O bloqueio do escritor Vocês já está redigindo, mas sofre de “bloqueio de escritor” Recomeçar a escrever de maneira diferente do que vinha fazendo; Verificar a ortografia e melhorar a gramática do que já escreveu; Procurar identificar os motivos que o(a) detém; Gravar resumos, idéias e argumentos em fitas cassete e transcrevê-los; Discutir esse problema com o orientador ou amigo.

Cumprimento dos padrões exigidos Não consegue resolver que padrão de trabalho é exigido Pedir ajuda ao orientador; Há diretrizes gerais sobre os critérios de avaliação e as expectativas para diferentes níveis de conhecimento e de títulos;

Peça ajuda à professora. Passe um e-mail: profmariadocarmo@bol.com.br CONTINUANDO.... Peça ajuda à professora. Passe um e-mail: profmariadocarmo@bol.com.br