Macroeconomia Aula 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
Advertisements

Economia e Gestão Financeira
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Política Fiscal e Déficit Público
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Administração Financeira
Fundamentos de Economia
ESTRUTURAS DE MERCADO Partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Instrumentos de Política Macroeconômica
MACROECONOMIA Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
SISTEMA MONETÁRIO.
Caso 3 – política fiscal e monetária
Macroeconomia Aula 7 Prof. Karine R. de Souza.
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
Prof.Nelson Guerra – Ano 2013
Economia Brasileira_26/02/2007
Política Monetária no Brasil
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Macroeconomia Política Fiscal
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Inflação e Índice de Preços
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Fundamentos de Economia
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia Aula 1.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Macroeconomia ..
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
APRESENTA.
Mercado Financeiro: noções
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I
Mecanismos das Instituições Financeiras
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
POLÍTICAS ECONÔMICAS. POLÍTICAS ECONOMICAS  Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
POLÍTICA MONETÁRIA. Política monetária é o conjunto de atos do BANCEN para controlar:  a quantidade de dinheiro;  as condições de crédito.  a taxa.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Objetivos e Instrumentos
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

Macroeconomia Aula 2

Metas de Política Macroeconômica As principais metas de política macroeconômica são: Alto nível de emprego (Aumentar Produção) Estabilidade de preços (Controlar Consumo) Distribuição de renda socialmente justa (?) Crescimento econômico (Aumentar Produção)

Fluxo circular da renda Mercado de Bens e Serviços Bens e Serviços Bens e Serviços Pagamentos pelos bens e serviços Pagamentos pelos bens e serviços Bens e Serviços Gastos Governo Serviços Públicos Serviços Públicos Famílias Governo Empresas Impostos Impostos Bens e Serviços Gastos Governo Pagamentos pelos Fatores Pagamentos pelos Fatores Mercado de Fatores de Produção Fatores de produção Fatores de produção

Fluxo circular da renda Resto do Mundo Economia A Famílias Empresas Mercado de Bens e Serviços Fatores de Produção Governo Famílias Empresas Mercado de Bens e Serviços Fatores de Produção Governo Exportações Importações Famílias Empresas Mercado de Bens e Serviços Fatores de Produção Governo

Instrumentos de política macroeconômica A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e despesas planejadas para atingir as metas. Os principais instrumentos são: Política Fiscal; Política Monetária; Política Cambial e Comercial; Política de Rendas (Controle sobre preços e salários)

Política Fiscal Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (Política Tributária) e o controle de suas despesas (Política de Gastos). Através destas políticas o governo pode aumentar ou diminuir o consumo e o investimento. Exemplos: Combate a inflação Normalmente aumenta tributos e/ou corta despesas. Crescimento e emprego Diminuir tributos e/ou aumentar gastos. Distribuição de renda Impostos progressivos, gasto do governo em setores/regiões mais atrasados, etc. Orçamento da União

Política Monetária Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e de taxas de juros. Os instrumentos são: Emissões de moedas; Reservas compulsórias; Políticas de Redesconto Open Market; Regulamentação sobre crédito e taxa de juros.

Política Monetária Emissões de moedas: Reservas Obrigatórias: O Banco Central tem o controle sobre a emissões de moedas e deve colocar em circulação o volume de notas e moedas necessárias para o bom funcionamento da economia. Reservas Obrigatórias: Os bancos guardam certa parcela de seus depósitos no Banco Central para atender a seu movimento de caixa e a compensação de cheques. Política de Redesconto: Visto que o “Bacen” é o banco dos bancos, ele pode emprestar para eles e cobrar um juros sobre esse empréstimo.

Política monetária Operações de Open Market: Essa operação consiste em vendas e compras, por parte do Banco Central, de títulos governamentais no mercado de capitais. Quando o governos vende títulos ele tira dinheiro de circulação, quando compra ele coloca mais moeda na economia. Regulação e Controle de Crédito: O governo ainda pode criar regulamento específico sobre Crédito: Juros, regras pra financiamento, etc.

Política Cambial e Comercial São políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia: Política Cambial: Refere-se ao controle do governo sobre a taxa de câmbio. Política Comercial: diz respeito aos instrumentos de incentivo às exportações e/ou estímulo às importações – incentivos fiscais, creditícios, cotas, etc..

Política de Rendas São denominados Políticas de Rendas medidas que afetam diretamente a renda: Salários, Lucros, Juros, Alugueis. A característica especial desta categoria é a de que os agentes econômicos ficam proibidos de levar a cabo o que fariam em respostas as influências de mercado. Normalmente são usadas como políticas de combates a inflação.