MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS MODAL FERROVIÁRIO Profa. Valdnéa Santos valdnea@hotmail.com
História no Brasil Estatização da malha ferroviária: 1957 – Criação da Rede Ferroviária Federal S. A. – RFFSA 1971 – Criação da Ferrovia Paulista S. A.- FEPASA Décadas de 60 – 70 => declínio da rede ferroviária: Atuação limitada ao mercado de minério, combustível, cimentos e alguns grãos; Maior atenção para o desenvolvimento da modalidade rodoviária
Características Grandes volumes Longas distâncias Valor unitário baixo Sem urgência de entrega Terminais fixos
Inversão de Valores
Vantagens Alta eficiência energética Transporta grandes massas simultaneamente Não há pedágio Menor índice de acidentes se comparado às rodovias Menor poluição Possibilidade de transportar qualquer tipo de produto
O modal é considerado um dos mais adequados para o transporte de longa distância e de matérias-primas ou manufaturados de baixo valor agregado e em grandes quantidades (NASCIMENTO, 2007, p. 5). O ferroviário é um modal de transporte com uma característica única e que o diferencia dos demais modais, que é a sua limitação de tráfego aos trilhos estabelecidos, não havendo flexibilidade, atendo-se a trajetos fixos. Também representa uma velocidade média muito pequena e problemas de bitolas, e estas características lhe dão uma desvantagem perante o rodoviário (KEEDI, 2003, p.109).
Desvantagens Tempo de carga e descarga elevado Transporte guiado limitado aos trilhos (baixa flexibilidade) Baixa velocidade operacional Pouco competitivo para pequenas distâncias (< 400 km) Falta de padronização das bitolas
Tipos de Vagões Vagão Fechado Vagão Gôndola Vagão Plataforma Vagão Gaiola
Tipos de Vagões Vagão Hopper Vagão Tanque
Custos Custos Fixos: Custos Variáveis: Elevados Incluem as linhas férreas, os terminais e o material rodante Custos Variáveis: Baixos Incluem mão-de-obra, combustível e energia
Problemas de infra-estrutura Invasão de trechos da malha ferroviária em centros urbanos e nos acessos aos portos Idade média elevada e quantidades insuficientes de vagões e locomotivas Integração operacional deficiente entre concessionários Malha pouco extensa para o atendimento da demanda Falta de um mecanismo eficaz para fiscalização e controle do desempenho das concessionárias
Problemas de infra-estrutura Utilização compartilhada das linhas para passageiros e cargas na Região Metropolitana de São Paulo; Terminais de serviços insuficientes para atendimento da demanda, resultando em aumento dos custos de frete São necessários altos investimentos para a manutenção, ampliação e administração de uma rede ferroviária Elevados custos de carga e a descarga (transbordo de mercadorias)
Frete Frete básico: calculado por peso ou volume de mercadoria e pela quilometragem a percorrer Taxa de expediente: referente a gastos administrativos, emissão de conhecimento de embarque, cópia de documentos,etc “Ad Valorem”: seguro contra acidentes relativo e calculado sobre o valor da mercadoria
Mapa da Rede Ferroviária
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