MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS

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Vantagens Menor custo de transporte em face do mesmo ser, normalmente, movido a energia elétrica ou diesel, e ter grande capacidade de transporte; Frete.
Transcrição da apresentação:

MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS MODAL FERROVIÁRIO Profa. Valdnéa Santos valdnea@hotmail.com

História no Brasil Estatização da malha ferroviária: 1957 – Criação da Rede Ferroviária Federal S. A. – RFFSA 1971 – Criação da Ferrovia Paulista S. A.- FEPASA Décadas de 60 – 70 => declínio da rede ferroviária: Atuação limitada ao mercado de minério, combustível, cimentos e alguns grãos; Maior atenção para o desenvolvimento da modalidade rodoviária

Características Grandes volumes Longas distâncias Valor unitário baixo Sem urgência de entrega Terminais fixos

Inversão de Valores

Vantagens Alta eficiência energética Transporta grandes massas simultaneamente Não há pedágio Menor índice de acidentes se comparado às rodovias Menor poluição Possibilidade de transportar qualquer tipo de produto

O modal é considerado um dos mais adequados para o transporte de longa distância e de matérias-primas ou manufaturados de baixo valor agregado e em grandes quantidades (NASCIMENTO, 2007, p. 5). O ferroviário é um modal de transporte com uma característica única e que o diferencia dos demais modais, que é a sua limitação de tráfego aos trilhos estabelecidos, não havendo flexibilidade, atendo-se a trajetos fixos. Também representa uma velocidade média muito pequena e problemas de bitolas, e estas características lhe dão uma desvantagem perante o rodoviário (KEEDI, 2003, p.109).

Desvantagens Tempo de carga e descarga elevado Transporte guiado limitado aos trilhos (baixa flexibilidade) Baixa velocidade operacional Pouco competitivo para pequenas distâncias (< 400 km) Falta de padronização das bitolas

Tipos de Vagões Vagão Fechado Vagão Gôndola Vagão Plataforma Vagão Gaiola

Tipos de Vagões Vagão Hopper Vagão Tanque

Custos Custos Fixos: Custos Variáveis: Elevados Incluem as linhas férreas, os terminais e o material rodante Custos Variáveis: Baixos Incluem mão-de-obra, combustível e energia

Problemas de infra-estrutura Invasão de trechos da malha ferroviária em centros urbanos e nos acessos aos portos Idade média elevada e quantidades insuficientes de vagões e locomotivas Integração operacional deficiente entre concessionários Malha pouco extensa para o atendimento da demanda Falta de um mecanismo eficaz para fiscalização e controle do desempenho das concessionárias

Problemas de infra-estrutura Utilização compartilhada das linhas para passageiros e cargas na Região Metropolitana de São Paulo; Terminais de serviços insuficientes para atendimento da demanda, resultando em aumento dos custos de frete São necessários altos investimentos para a manutenção, ampliação e administração de uma rede ferroviária Elevados custos de carga e a descarga (transbordo de mercadorias)

Frete Frete básico: calculado por peso ou volume de mercadoria e pela quilometragem a percorrer Taxa de expediente: referente a gastos administrativos, emissão de conhecimento de embarque, cópia de documentos,etc “Ad Valorem”: seguro contra acidentes relativo e calculado sobre o valor da mercadoria

Mapa da Rede Ferroviária

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