PREVISTOEFETIVO% ESTADUAL ,1 MUNICIPAL ,7 PÚBLICA ,3 PREVISTOEFETIVO% ESTADUAL ,0 MUNICIPAL ,7 PÚBLICA ,4
* (2009 – 2008) 2008 x 100 Variação (%) REDE DE ENSINO DIFERENÇA ( ) VARIAÇÃO* (%) ESTADUAL ,3 MUNICIPAL ,3 PÚBLICA ,7
Part. SRE– Part. Estado * Diferença *
Efetivo 2009 – Efetivo 2008 * Diferença *
Variação (%) Variação (%) Estadual2,7 Municipal1,3 Pública 1,9 (Prf2009 – Prf2008) x100 Prf2008 0,2 0,1 - 0,1 (Prf2008 – Prf2007) x100 Prf2007
2ª3ª4ª BAIXO ATÉ 350ATÉ 450ATÉ 500 INTERMEDIÁRIO RECOMENDADO ACIMA DE 450 ACIMA DE 500 ACIMA DE 600
Ano Ano Escolar >600 BAIXO (%) INTERMEDIÁRIO (%) RECOMENDADO (%) 20063º ano 30,820,648, º ano 18,915,365, º ano 13,813,772, º ano 11,915,572,6 Descrição das faixas de proficiência Nível de baixo desempenho para o terceiro ano: alunos que leem apenas palavras. Nível de desempenho Intermediário para o terceiro ano: os alunos leem frases e pequenos textos. Nível de desempenho Recomendado para o terceiro ano: Os alunos leem frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos. Trata-se de habilidades ainda não consolidadas, mas iniciadas.
11,9% 15,5% 72,6% Baixo (<450) Intermediário ( ) Recomendável (>500)
11,9% 15,5% 72,6% Baixo (<450) Intermediário ( ) Recomendável (>500) Alunos que leem apenas palavras.
11,9% 15,5% 72,6% Baixo (<450) Intermediário ( ) Recomendável (>500) Os alunos leem frases e pequenos textos.
11,9% 15,5% 72,6% Baixo (<450) Intermediário ( ) Recomendável (>500) Os alunos leem frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos. Trata-se de habilidades ainda não consolidadas, mas iniciadas.
Ano Ano Escolar >600 BAIXO (%) INTERMEDIÁRIO (%) RECOMENDADO (%) 20063º ano 35,222,142, º ano 28,119,252, º ano 24,119,056, º ano 23,120,756,2 Descrição das faixas de proficiência Nível de baixo desempenho para o terceiro ano: alunos que leem apenas palavras. Nível de desempenho Intermediário para o terceiro ano: os alunos leem frases e pequenos textos. Nível de desempenho Recomendado para o terceiro ano: Os alunos leem frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos. Trata-se de habilidades ainda não consolidadas, mas iniciadas.
Prof. SRE – Prof. Estado * Diferença *
* (PRF2009 –PRF 2008) PRF2008 x 100 Variação (%) *
ANÁLISE BAIXO DESEMPENHO 2009
* (2009 – 2008) 2008 x 100 Variação (%)
Part. SRE– Part. Estado * * Diferença
Efetivo 2009 – Efetivo 2008 * Diferença *
(Prf2009 – Prf2008) x100 Prf2008 (Prf2008 – Prf2007) x100 Prf2007
Ano Ano Escolar >650 BAIXO (%) INTERMEDIÁRIO (%) RECOMENDADO (%) 2007BD 53,130,816,2 2008BD 45,035,819,2 2009BD 47,534,617,9 Descrição das faixas de proficiência Nível de baixo desempenho para o quarto ano: Os alunos leem frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos. Trata-se de habilidades ainda não consolidadas, mas iniciadas. Nível de desempenho intermediário para o quarto ano. Habilidades de leitura como inferência, identificação de assunto ou tema de um texto já começam a se consolidar. Nível de desempenho recomendado para o quarto ano: Os alunos apresentam habilidades de leitura como inferir informações em textos, estabelecer relações de causa e conseqüência, formular hipóteses sobre o assunto de um texto a partir do título, dizer a quem se refere um pronome, uma elipse ou uma expressão definida com antecedente próximo, em textos curtos.
47,5% 17,90% 34,6% Baixo (<500) Intermediário ( ) Recomendável (>600)
47,5% 17,90% 34,6% Os alunos leem frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos. Trata-se de habilidades ainda não consolidadas, mas iniciadas. Baixo (<500) Intermediário ( ) Recomendável (>600)
47,5% 17,90% 34,6% Habilidades de leitura como inferência, identificação de assunto ou tema de um texto já começam a se consolidar. Baixo (<500) Intermediário ( ) Recomendável (>600)
47,5% 17,90% 34,6% Os alunos apresentam habilidades de leitura como inferir informações em textos, estabelecer relações de causa e conseqüência, formular hipóteses sobre o assunto de um texto a partir do título, dizer a quem se refere um pronome, uma elipse ou uma expressão definida com antecedente próximo, em textos curtos. Baixo (<500) Intermediário ( ) Recomendável (>600)
Ano Ano Escolar >650 BAIXO (%) INTERMEDIÁRIO (%) RECOMENDADO (%) 2007 BD 63,825,510, BD 58,032,29, BD 62,029,28,8 Descrição das faixas de proficiência Nível de baixo desempenho para o quarto ano: Os alunos leem frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos. Trata-se de habilidades ainda não consolidadas, mas iniciadas. Nível de desempenho intermediário para o quarto ano. Habilidades de leitura como inferência, identificação de assunto ou tema de um texto já começam a se consolidar. Nível de desempenho recomendado para o quarto ano: Os alunos apresentam habilidades de leitura como inferir informações em textos, estabelecer relações de causa e conseqüência, formular hipóteses sobre o assunto de um texto a partir do título, dizer a quem se refere um pronome, uma elipse ou uma expressão definida com antecedente próximo, em textos curtos.
* Prof. SRE – Prof. Estado * Diferença
* * (PRF2009 –PRF 2008) PRF2008 x 100 Variação (%)
Análise das Avaliações Amostrais 2009