A construção do sentido

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
Texto, contexto & interlocução
Correção Exercícios Encontro 5
LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Music: Holding your hand
Denotação e Conotação.
F O R Ç A S (1) Prof. Cesário.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
A Pintura.
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
Revisão 7º ano INÍCIO.
Aconselhamento Psicológico numa visão fenomenológico-existencial
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
SLIDES COM TIRINHAS ATENÇÃO AO RESPONDER!!!
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Semântica dos tempos verbais
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado.
Cap.6. Intencionalidade discursiva
Cap Relações lógico-semânticas do discurso I
Frase-Oração-Período
Mães e filhos.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Palavra de vida Julho de 2012.
Linguagem e sentido E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05
Interpretando charges, cartoons e tiras
ENTENDENDO O BEM E O MAL (PARTE 01).
COESÃO Profª. Valéria.
Verbo Língua Portuguesa.
Conotação de Denotação
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Interpretando as Escrituras Sagradas
Para conversar com Deus é preciso antes de tudo aprender a estar em silêncio. Muitos se queixam que não conseguem ouvir a voz de Deus e, portanto, não.
Cap. IV A construção do sentido
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Como fazer a leitura de obra de arte?
Interpretação Consecutiva
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
Correção da Atividade diagnóstica
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
As intervenções verbais do terapeuta
ANALISANDO CONCEITOS E MAPEANDO QUESTÕES Profa. Mitieli Seixas da Silva.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
PROVA BRASIL 2015.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Efeitos de sentido Capítulo 16- Pág. 207.
 Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”. Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito,
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Educação Financeira para crianças e Jovens
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
Construção do sentido do texto
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Esqueci de te dizer... Progressão automática. Nas últimas vezes... que nos falamos, Nos últimos dias e meses... E em todos esses anos, acabei não lembrando.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

A construção do sentido Pág. 192

1.Contexto É o conjunto das circunstâncias (culturais, sociais, políticas, históricas, etc.) associadas a um texto. Saber o contexto é essencial para compreender o sentido do texto.

-Boas novas! Se amanhã eu não for agredido, assaltado, sequestrado, violentado, metralhado, esquartejado ou morto por uma bala perdida... começo um novo emprego! Angeli. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 março 2007

Guernica (1937) de Pablo Picasso

Exercitando... Pág.196

1.Explique qual é o contexto estabelecido em cada um dos quadrinhos:

1. No primeiro quadrinho, vemos uma dona de casa que faz uso de uma vassoura para limpar o chão. No segundo, uma bruxa voa com o auxílio de uma vassoura. No terceiro quadrinho, um homem utiliza uma vassoura para matar um rato.

2.Embora a fala das personagens seja exatamente a mesma, ela traduz um sentido diferente para cada uma das situações em que ocorre. Quais são esses sentidos?

2. No 1º quadrinho – o uso da vassoura provoca dores nas costas da mulher. Por isso, ela diz “essa vassoura está me matando”. No 2º quadrinho – pela imagem, observa-se que a bruxa está em queda livre e, se não conseguir controlar sua vassoura voadora, vai se espatifar no chão. Nesse caso, a fala “essa vassoura está me matando” deve-se ao fato de a bruxa ter perdido o controle sobre seu veículo e correr o risco de sofrer um sério acidente. E no 3º quadrinho – o desejo do homem é utilizar a vassoura para matar o rato. A fala “essa vassoura está me matando”, dita pelo rato, tem sentido literal, porque, se ele for atingido por ela, provavelmente morrerá.

3.Explique por que a identificação do contexto é fundamental para a compreensão do sentido do enunciado “Essa vassoura está me matando”.

3. A fala das personagens é a mesma, mas, pelas imagens, percebe-se que traduz sentidos diferentes. Somente os elementos contextuais permitem perceber essa diferença e compreender o que cada personagem quer dizer com a mesma frase.

2.Sentido literal e sentido figurado Nem sempre as palavras são utilizadas com um mesmo sentido: .

Querida, acho que perdi a chave do carro outra vez! Exemplo... CHAVE Querida, acho que perdi a chave do carro outra vez! Acreditamos que esta seja a verdadeira chave do sucesso. Sua ilustre presença certamente encerrou o encontro com chave de ouro.

SENTIDO LITERAL (OU DENOTATIVO) – é o significado básico, original, de palavras e expressões da língua. SENTIDO FIGURADO (OU CONOTATIVO) – é aquele que as palavras e expressões adquirem em situações particulares de uso, quando o contexto exige que o falante/leitor perceba que o sentido literal foi modificado, e as palavras e expressões ganham um novo significado.  

Exercitando: pág. 197

1- Após ouvir a resposta de Hagar para sua pergunta, Eddie Sortudo faz algo inesperado. O quê?

1. Eddie Sortudo vai para a cozinha, retira um pepino do barril e o segura com a mão esticada.

2- Hagar certamente esperava que sua resposta fosse interpretada de outra maneira. Explique.

2.Hagar esperava que Eddie Sortudo não colocasse pepino no hambúrguer pedido.

3-Identifique, no primeiro quadrinho, o trecho da fala de Hagar que foi interpretado de modo diferente por ele e por Eddie.

3. O trecho é “suspenda o pepino”.

Atividade – pág.199, questões 1 e 2

1. Nas duas tiras, há expressões que são usualmente empregadas em sentido figurado. Que expressões são essas?

Na 1ª tira: “Colocar em um pedestal”; Na 2ª tira: “Ver a vida passar diante dos olhos”

Explique o sentido figurado que cada uma dessas expressões costuma traduzir.

A primeira expressão significa endeusar uma pessoa, tratando-a da melhor maneira possível; Já a segunda expressão relaciona-se à situações de grande tensão ou perigo, fazendo as pessoas refletirem sobre fatos importantes que marcaram sua vida.

2. O humor, nas duas tiras, é produzido pelo sentido que essas expressões adquirem no contexto em que são utilizadas. Que sentido é esse?

Na 1ª tira, Helga se refere ao fato de seu marido colocá-la literalmente em um suporte para que ela alcance os lugares altos no momento da faxina. Já na 2ª tira, o personagem é cubo de gelo e vai derretendo no decorrer da tirinha, ou seja, a vida dele literalmente acabou.