SUMÁRIO: Formas básicas de energia: energia cinética e energia potencial. Energia interna como a soma das energias cinética interna e potencial interna.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relacionada ao movimento
Advertisements

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Professor: José Queiroz
Energia Potencial e Conservação da Energia
Energia Potencial e Conservação da Energia
Resolução de Exercícios Peso e Resistência do Ar
Trabalho e Energia Cinética
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
O QUE É UMA COLISÃO? Colisão em Física, significa uma interacção entre duas partículas (ou dois corpos) cuja duração é extremamente curta na escala de.
POTÊNCIA Se uma força externa é aplicada num corpo, e se o trabalho feito por essa força for W no intervalo de tempo t, então a potência média durante.
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
Energia Slides Energia Cinética
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Trabalho e Potência.
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
ENERGIA Apesar de ser um conceito bastante utilizado, a definição de energia não é consensual. Energia está relacionada com a possibilidade de mover “alguma.
As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
Impulso e Colisão Aula – Prof° Fabiano.
Capítulo 8 – Momento linear, impulso e colisões
Formulação original de Newton da sua 2ª Lei
MATÉRIA E ENERGIA.
Trabalho realizado por uma força constante e sua representação gráfica
RECUPERAÇÃO Professor Thiago
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
Momento Linear, Impulso e Colisões
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Trabalho e Energia Clique para adicionar anotações.
QUINTA FÍSICA ENERGIA MECÂNICA
Conservação de energia
Energia Mecânica Trabalho e Potência Cap.1,2 e 3.
Trabalho, Energia e Potência
EXERCÍCIO Nº. 01 A pressão hidrostática sobre um objeto no interior de um líquido depende da densidade do líquido e da profundidade em que se encontra.
Ciências da Natureza e suas
Eletrodinâmica.
Física QUESTÃO 01 – (UVA – )
Professora: Viviane Gomide
1.1. Energia cinética e energia potencial
CURCEP 2014 ENERGIA MECÂNICA FÍSICA A
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Utilizaremos o conceito de energia no nosso estudo da electricidade
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
Professor: Marivaldo Mendonça
Conservação da Energia Mecânica Exemplos Resolvidos
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
Trabalho e Potencial Elétrico
FORÇAS.
1. Uma partícula que realiza movimento retilíneo uniformemente variado tem seu gráfico, s × t, representado ao lado. Determine o módulo da velocidade inicial:
Professora Paula Melo Silva
SUMÁRIO: Introdução ao estudo da quantidade em química: quantidade de matéria e massa molar. Fração molar e fração mássica. Resolução de exercícios.
Formas fundamentais de energia
3.1 Tipos fundamentais de energia
3.4 Transformações de energia
3.2 Energia potencial gravítica
1. Uma partícula de massa 0,50 kg move-se sob a ação apenas de uma força, à qual está associada uma energia potencial U(x), cujo gráfico em função de x.
O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,
Livro 1 - Capítulo Energia e Trabalho.
Impulso e quantidade de movimento
Teorema da Energia Cinética
A energia e sua conservação
FÍSICA SUMÁRIO: Relação entre a variação da energia mecânica e o trabalho realizado por forças não conservativas. Resolução de exercícios e problemas.
Física I 2009/2010 Aula 09 Conservação da Energia Mecânica.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Conhecimentos prévios:
4ª CONFERÊNCIA DE FMT II. CALOR E 1ª LEI DA TERMODINÂMICA
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
Transcrição da apresentação:

SUMÁRIO: Formas básicas de energia: energia cinética e energia potencial. Energia interna como a soma das energias cinética interna e potencial interna. Resolução de exercícios e problemas para Consolidação dos conteúdos lecionados. SUMÁRIO:

ENERGIA MECÂNICA E ENERGIA INTERNA SISTEMA Corpo, região ou conjunto de partículas que são o objeto de estudo. Existem apenas duas formas básicas de energia: energia cinética energia potencial

Energia associada ao estado de movimento de um objeto. ENERGIA CINÉTICA Energia associada ao estado de movimento de um objeto. Qualquer corpo em movimento possui energia cinética e quanto maior for a sua velocidade maior será a quantidade de energia cinética que possui. A linha de um gráfico de Ec em função de v2 é uma reta que passa na origem sendo o declive igual a m/2, enquanto a de um gráfico de Ec em função de v será uma parábola.

A energia cinética da bola de ténis é 303 J. Exercício resolvido Determine a energia cinética de uma bola de ténis de massa 200 g num serviço com uma velocidade de intensidade 55,0 m s–1 (198 km h–1). Considere apenas o movimento de translação da bola. Proposta de resolução O primeiro passo é converter a massa em unidade do SI: m = 200 g = 0,200 kg Sendo A energia cinética da bola de ténis é 303 J.

Exercício proposto Um corpo com uma velocidade de intensidade 7,0 m s–1 tem uma energia cinética de 180 J. Se o mesmo corpo tiver uma velocidade de intensidade 12,0 m s–1, determine a sua energia cinética.

Proposta de resolução Como com os primeiros dados é possível determinar a massa do corpo: Com a mesma expressão é, agora, possível determinar a energia cinética nas segundas condições: A energia cinética do corpo é 5,3 x 102 J.

Energia potencial Energia armazenada num sistema em consequência da sua posição ou condição. Nos eletrões na nuvem eletrónica de um átomo, a interação entre as partículas com carga elétrica origina uma energia potencial elétrica. Numa mola esticada a alteração da sua forma cria uma energia potencial elástica. A água armazenada numa barragem apresenta energia potencial gravítica (Epg), que resulta da interação da água com a Terra.

Energia mecânica A soma da energia cinética com a energia potencial de um sistema designa-se energia mecânica (Em) de um sistema.

Exercício resolvido Uma criança de massa 15,0 kg inicia o seu movimento no topo de um escorrega, com uma energia potencial gravítica de 195 J, e atinge a base com uma velocidade de 5,0 m s–1 e uma energia potencial gravítica nula. Determine a energia mecânica inicial e final da criança.

Proposta de resolução No topo do escorrega, a criança só possui energia potencial gravítica porque ainda não está em movimento. Quando atinge a base do escorrega, a criança só possui energia cinética, pois a energia potencial gravítica é nula.

Exercício proposto Num jogo de voleibol, uma bola, de massa 270 g, passa entre dois jogadores da mesma equipa. No ponto mais alto da trajetória, a bola possui uma energia mecânica de 15,0 J. Considerando que a energia mecânica da bola se mantém constante e que no lançamento a sua energia potencial gravítica é nula, determine a velocidade com que ela é lançada, considerando apenas o seu movimento de translação.

Proposta de resolução

Energia interna Energia que tem em conta a estrutura do sistema que é constituído microscopicamente por muitas partículas. Para a energia interna contribuem duas formas básicas de energia: a energia potencial interna - resulta das várias interações entre as partículas que constituem o sistema a nível microscópico; a energia cinética interna - associada ao movimento das partículas que constituem o sistema a nível microscópico.

maior o número de partículas que constitui o sistema Maior massa (m) ↓ maior o número de partículas que constitui o sistema maior número de interações maior energia potencial interna. Maior temperatura (T) ↓ maior agitação das partículas maior energia cinética média interna A energia interna é maior no gobelé que tem maior massa. A energia interna é maior no gobelé que se encontra a temperatura mais elevada.

Exercício resolvido Considere os sistemas A, B e C, apresentados a seguir, que revelam diferentes valores de energia interna. 1. De entre os sistemas A e B, qual possui maior energia interna? Justifique. 2. De entre os sistemas A e C, qual possui maior energia interna? Justifique.

Proposta de resolução 1. O sistema B tem maior energia interna que o sistema A porque possui maior massa, ou seja, possui maior energia potencial interna. 2. O sistema C tem maior energia interna que o sistema A porque possui maior agitação das partículas, ou seja, possui maior energia cinética interna.

Exercício proposto Considere duas garrafas de água, uma de 0,30 L e outra de 1,00 L. Se ambas se encontrarem no frigorífico à temperatura de 8 ºC, qual apresenta valor mais elevado de energia interna? Justifique. Proposta de resolução A que apresenta maior energia interna é a garrafa de 1 L pois ambas se encontram à mesma temperatura, logo, possuem a mesma energia cinética interna, no entanto, como esta tem mais massa de água apresentará maior energia potencial interna.