Ministério das Relações Exteriores MRE. Histórico MRE O Ministério das Relações Exteriores, mais conhecido como Itamaraty, tem três momentos bastante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
Advertisements

O que é a Associação de BICS Portugueses?
ATOS JURÍDICOS INTERNACIONAIS
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Divisão de Desenvolvimento, Economia e Comércio Exterior
Universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sul Contratos Internacionais Contratos Internacionais Nome: Eduardo Pretto Franco Professor:
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
Estrutura organizacional Comércio Exterior
BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
Movimento Brasil Competitivo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Instituto Rio Branco - IRBr
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
Conselho Permanente de Exportação de Mato Grosso
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Comércio Exterior 07 de dezembro de 2011.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
14 de julho de 2009 CNM Internacional. A CNM Internacional A área da Confederação Nacional de Municípios responsável por promover a inserção internacional.
Direito Internacional Econômico
Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA
Política Externa: o Desafio de torná-la Relevante FORUM CLP.
De colônia a Reino Unido De Reino Unido a nação soberana
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
Direito Internacional Público
Política Industrial e Competitividade Armando Mariante Presidente do Inmetro.
ENTIDADES INTERVENIENTES
Representacao Comercial de Angola em Portugal
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
Painel 1: Visão Panorâmica e Ações de Promoção Comercial de Serviços
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo.
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
Capítulo 9 O que significou a vinda da família real para o Brasil?
Diplomatas e agentes consulares
Setor de Serviços no Brasil
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
Prof. Dr. Luiz Renato Ignarra.  As entidades do terceiro setor precisam de recursos para ser efetivas quanto para ser sustentáveis.  A existência ou.
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Introdução à Análise de Política Externa
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
A SOCIEDADE ANÁRQUICA HEDLEY BULL
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Política externa do Império e Guerra do Paraguai 1. A formação da Nação: antecedentes. 2. Três grandes eixos da política externa do Império. 2.1 Estabelecimento.
Situação Jurídica do Estrangeiro no Brasil Milena Barbosa de Melo.
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Portugal e a Europa. A Europa Católica Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental Desde a Idade Média.
POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA Prof. Rafael Pons Reis Aula: Conceito de Política Externa Prof. Rafael Pons Reis Aula: Conceito de Política Externa.
ÓRGÃOS DO ESTADO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

Ministério das Relações Exteriores MRE

Histórico MRE O Ministério das Relações Exteriores, mais conhecido como Itamaraty, tem três momentos bastante relevantes que o definiram como órgão: 1)A assinatura do Tratado de Madri; 2) A mudança da família real para o Brasil; 3)processo de reconhecimento da independência do Brasil

Histórico MRE 1) A assinatura do Tratado de Madri, em 1750, que negociava questões de fronteira estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas. Este momento refere-se não a uma política externa do Brasil, mas a uma condução de interesses portugueses na sua maior colônia. Assim, as incursões dos bandeirantes no território que hoje pertence ao Brasil foram reconhecidas juridicamente para delimitar as fronteiras.

Histórico MRE 2) A mudança da família real para o Brasil, em 1808, quando a sede do Império foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, em decorrência das invasões napoleónicas na Península Ibérica. Transferiu-se toda a burocracia, funcionários e tradições da política exterior para o Brasil, situação que influenciou indiscutivelmente a posterior estruturação das instituições brasileiras.

Histórico MRE 3) A participação do MRE no processo de reconhecimento da independência do Brasil, a partir de A relevância deste momento ultrapassa a criação das instituições diplomáticas verdadeiramente brasileiras – colocou em teste pela primeira vez a capacidade de negociação internacional dos diplomatas a serviço de D. Pedro I, que tiveram de conseguir o reconhecimento da independência do Brasil perante todas as potências mundiais.

Subsecretaria – Geral de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comercio Exterior (SGIE). Assessorar o Secretário-Geral no trato das questões de natureza econômico – comercial relacionadas com a integração regional, com a economia internacional e com a promoção do comércio exterior; Identificação de investidores potenciais (trazer investidores para o Brasil); Funções MRE

Organização de missões de fomento para divulgação do mercado brasileiro e dos instrumentos de apoio existentes; Auxilia na parte burocrática para se implantar uma empresa do exterior no Brasil e vice- versa. Funções MRE

É concentrada nas áreas de política internacional, relações diplomáticas e serviços consulares, participando em toda negociação, cooperação internacional e de promoção comercial relevante ao Estado Brasileiro, bem como dar o suporte necessário à toda representação brasileira nos mais diversos organismos internacionais. Funções MRE

Site Não contêm as informações necessárias. Busca:  Wikipédia  Info Escola  Artigos Científicos  Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Obrigada!!!!